Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Ferramentas eficazes para liderança de obreiros (parte 2)

Princípios De Vida Legados Aos Valentes De Davi do seu relacionamento com Deus.

1. Confiança naquilo que tinham

Davi aprendeu, em suas experiências com Deus, em confiar somente naquilo que tinha. Mesmo sendo pouco ou insignificante, mas não desanimou, pelo contrário era o suficiente para confiar e conquistar grandes vitórias apenas com algumas pedrinhas, uma funda e um corpo modestamente franzino; mas com uma confiança gigante naquilo que tinha em sua volta.

Quando ele estava cuidando dos rebanhos de seu pai, teve uma experiência com Deus muito forte à salva-los de um urso e leão. Sem nenhuma arma especial ou ferramenta bélica que lhe proporcionasse tal feito – confiou apenas em Deus! E usando suas mãos confiantes, o que tinha no momento. “eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei.” (1Sm 17.34). Dessa experiência surgiu um princípio de vida que transmitiria àqueles pobres homens fazendo uma ferramenta poderosa para suscitar os ânimos. – Confiar naquilo que tinham!

Aqueles homens, reunidos em um cenário pouco sugestivo à motivação (uma caverna gélida e sombria com insetos transitando entre eles), escorados nas pedras, com alguns paus nas mãos e, talvez, um pouco de pão para comer se perdia em seus pensamentos; ouvido Davi falar para que confiassem naquilo que tinham!? Talvez seria um paradoxo colossal falar assim para “endividados” que carregavam apenas a roupa do corpo, rodeados de pedras e alguns paus nas mãos, para lhe darem sustento na escalada da caverna, e com suas roupas maltrapilhas seguradas apenas por uma peça de couro que poderia transforma-se numa funda.

Nesse panorama miserável e sufocante de refugiados “sociais”, Davi corre sua vista e ver alguns elementos que predominavam ali e anos atrás foram armas poderosas para vencer um grande inimigo: Golias, o gigante!
Davi, talvez começa a dizer para eles. – vejam ao redor de vocês! Paus, pedras e suas roupas.

- outra experiência que tive foi quando um gigante desafiou o Deus de Israel e seu exército.
- ele estava com um armamento pesado, mas eu tinha apenas: um cajado, cinco pedras e uma funda! Confiei naquilo que tinha.

Mas o que Davi tinha de mais poderoso e que fez aqueles homens vibrarem e confiarem que seriam novamente vencedores, conquistariam batalhas e sairiam da vida miserável e os tornariam valentes vitoriosos é o NOME DO SENHOR! “Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos” (1Sm 17.38-45).

Aqueles homens na caverna de Adulão eram homens que na perspectiva humana não tinha nada, talvez. Eles tinham ainda algo. Apenas uma coisa que os mantinham em pé. Esperança, fizeram a última aposta de suas vidas com um pouco que os restava, confiaram na liderança de Davi.

Os obreiros que servem à liderança local devem está equipado com esta ferramenta transcendental “Confiar naquilo que tem”. Ferramenta porque pode ser qualquer objeto material; transcendental por que transcende o material e põe a confiança em Deus que pode usar nossas habilidades, objetos, o que realmente temos para nos dar a vitória sem levar em conta o tamanho, a quantidade, o valor ou as circunstancias. O importante é ter Fé!

Jesus fez com que seus obreiros confiassem naquilo que tinham, quando disse “dai-lhes vós de comer” (Mt 14.16). A impossibilidade para dar comida para tanta gente, era conhecida por todos. Muitos obreiros colocam obstáculos para fazerem a obra e muitas vezes exigem algo colossal para realizar - lá. A hegemonia para adquirir recursos exorbitantes para realizar algo, na obra do Senhor, causa uma cegueira espiritual tal grande que muitos auxiliares do pastor esquecem-se de considerar o milagre de Deus nas pequenas coisas para efetuar o trabalho no Reino de Deus. Como os discípulos que não levaram em consideração alguns peixinhos e os pães que um menino levara para lanchar (Jo 6.1-15). Jesus os ensinou a usar o que tinham e efetuou um grande milagre.

Obreiros que impõe limites para executar tarefas e dizem que não podem fazer a obra do Senhor por falta de recursos e materiais estão inutilmente servindo o pastor local e estagnando a obra do Senhor. Por isso obreiro do Senhor, não cobre do seu pastor recursos, equipamentos ou coisa parecida para executar o trabalho na Seara do Mestre, antes use o que tem e Deus o fará prosperar. Leia outro exemplo em 2Re 4.2.

[CONTINUA...]
Barroquinha - CE
Textos publicados: 20 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.