Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Eu leio a Bíblia - diálogo profundo

A bíblia é uma verdadeira jazida de tesouros de inestimável valor.

Quando abro meu velho livro, encontro historias comoventes como a da RAINHA ESTER, HAGAR A MULHER INVISIVEL, MOISES, JOSÉ DO EGITO, DEUTERONÔMIO que é uma compilação dos sermões mosaicos, e principalmente o ECLESIASTES (um verdadeiro tratado de sabedoria).

Antecedeu muitos filosofos existencialistas como HEIDEGGER, SARTE, KIRKEGAARD, ALBERT CAMUS e etc.

A bíblia, para mim, é um espaço vivo onde signos traduzem minha alma e refletem aquilo que fui, sou e serei. Quando leio SALMOS não encontro uma prece teologicamente correta, nem religiosamente apropriada, vejo O GRITO SINCERO DE UM HOMEM, O BALBUCIO DE UM CORAÇÃO CONVALESCENTE, UMA CANÇÃO DE MELANCOLIA, UMA EXPRESSÃO DE GRATIDÃO E FÉ.

Uma das frases mais belas ditas por Jesus no evangelho é quando na cruz ele recita aquela prece que todo pobre já falou um dia: - TENHO SEDE... A leitura bíblica precisa ser realizada sem a tecnologia exegética e a hermenêutica funcional.

Não é um livro que merece ser tratado como OBJETO DE CONSUMO, com fins hedonistas ou utilitários. É um espaço onde a vida humana acontece, bem longe daquela visão distorcida de seres perfeitos.

Me ensinaram que os personagens bíblicos eram perfeitos. Justamente por isso não apreciava tal leitura. Me ensinaram dogmas que sufocaram o Espirito dentro da LETRA. Foi preciso uma experiência pessoal com as escrituras para "libertar" o espirito da LETRA. Para ler a bíblia é fácil, mas também dificil...

Uma pessoa NUNCA vai compreender, por exemplo, O LIVRO CÂNTICO DOS CÂNTICOS ou CANTARES, se nunca tiver se apaixonado antes. Nunca vai se emocionar com a história com Jó se viveu toda a sua vida protegido no seu casulo, fugindo da dor enquanto anestesia sua alma.

LENDA JUDAICA
Numa lenda judaica, um rabino se debruçava sobre determinado texto da bíblia durante vários anos e não conseguia compreender. Já tinha utilizado filologia, exegética aplicada, hermenêutica alexandrina e hebraica sem sucesso.

Mesmo perdendo noites, foi em vão sua busca durante muito tempo. Um dia, cansado, desistiu do estudo e lembrou que tinha um amigo num asilo que a muito tempo não visitava. Depois que viu o amigo, aproveitou para passar numa creche próxima a casa dos seus pais. Antes de chegar em casa ainda foi ver um querido amigo rabino doente no hospital. A noite, quando sentou na cama, fez suas preces, por um impulso abriu o livro, justamente no trecho tão icognoscível, e para sua surpresa, TUDO LHE PARECEU CLARO E DE FÁCIL COMPREENSÃO.

A bíblia é assim: só compreendemos a mensagem "vivenciando" a mensagem.

Osvald Chambers disse certa vez que o livro dos SALMOS ensina a orar, JÓ ensina a sofrer, Cântico dos Cânticos ensina a amar, Provérbios ensina a viver, Eclesiastes ensina a aproveitar a vida.
Eu leio esses livros não para descobrir os segredos da vida ou para aprender alguma coisa, se isso acontecer, será bem vindo, mas leio para encontrar companheiros de peregrinação, pessoas que fazem a mesma viagem

Philip Yancey

Descobri na bíblia, semelhante ao telescópio Hubble, a "dor cósmica de ser especial mesmo sendo poeira...". Fé é quando a razão descobre que o coração já está a caminho... A leitura bíblica é semelhante ao carteiro que por curiosidade abre uma carta e descobre que a carta foi escrita por seu pai endereçada a ele.

A bíblia não teologiza, ela simplesmente utiliza metáforas para retratar a vida como ela é.

Quem teologiza são os religiosos que aprisionaram os textos na torre de marfim dos eclesiásticos e tirou o pão da boca do povo oferecendo suas migalhas envenenadas e traduções açucaradas.

Um livro deve ser como um machado para quebrar o gelo que se formou dentro de nós.
Eugene Peterson

O Eclesiastes *
No dia que me deparei com o livro coração da bíblia (fica no meio da bíblia) descobri que a filosofia existencialista já existia antes de Cristo. Só foi descoberto atualmente. Tais conceitos filosóficos, complexos e iconoclastas estão no Eclesiastes.

O livro da velhice de Salomão quando olha para trás, contempla sua beleza fisica, seu poder, suas mulheres, seu trono e percebe que TUDO É VAIDADE.

...é correr atrás do vento...

Quando criança, lia a bíblia por medo, com medo, pelo medo.

Me arrepiava todo lendo o apocalipse. me comovia com o evangelho e julgava o velho testamento um conjunto de escritos tratando sobre sangue, fúria e choro.

Meus pais não lêem a bíblia. Embora sejam católicos.

Eu nunca fui muito católico. Lembro de questionamentos que fazia a teologia romana desde muito pequeno.

Quando cresci. Fiquei adolescente. Deixei de ler a bíblia em público...porque tinha vergonha...poderia me chamar de "crente" e como eu queria ser um adolescente PADRÃO, me recolhia as escondidas para tais leituras.

A adolescência passou. A barba tomou meu rosto, as rugas começaram a aparecer. Meus olhos mudaram e minha forma de ler também.

Removi a casca romana de meus olhos e pude ver a beleza seminal daquele livro.
É muito bom ler a biblia!
Caninde - CE
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.