Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Escatologia e visão de mundo

O tema escatologia vem ganhando destaque nos últimos cinquenta anos, mormente no evangelicalismo brasileiro. Vários livros com esta temática foram lançados no Brasil. Entretanto, apesar deste crescente interesse, a escatologia ainda é vista, de maneira geral, como um tema desnecessário, que serve apenas para satisfazer a curiosidade das mentes mais aguçadas. Mas o que muitos não sabem é a estreita relação entre a nossa compreensão escatológica e como nós cristãos encaramos o mundo, seja individualmente ou como igreja.

O termo “escatologia” deriva de duas palavras gregas: "eschatos" e "logos". "Escathos" significa última, e "logos" estudo. Então podemos entender escatologia como um estudo acerca das últimas coisas. Contudo, quando serão os últimos dias? É um período reservado somente para o futuro? Qual a relação entre este mundo e o vindouro? Haverá uma continuidade?

A grande maioria dos evangélicos brasileiros têm respondido estas questões com o entendimento de que os últimos dias acontecerão apenas num período ainda futuro. E após este tempo o mundo será completamente destruído, não havendo nenhuma continuidade entre este mundo e o mundo porvir. A implicação deste entendimento escatológico será o desprezo pelo mundo presente. O raciocínio é o seguinte: já que o mundo será totalmente destruído, como cristãos não precisamos ter compromisso algum com a realidade presente.

E é exatamente isto que está ocorrendo na prática. A igreja evangélica brasileira tem desprezado a realidade, ao definir seu escopo apenas em questões “espirituais”. Para muitos evangélicos, somente a reunião com os irmãos na igreja local diz respeito ao "eschaton". O trabalho, a política, a economia e etc, são vistos apenas como um mal necessário, já que ainda estamos neste mundo. Deste modo, os cristão brasileiros perderam a capacidade de influenciar e transformar a realidade. Porém, será que esta é a compreensão apresentada nas Escrituras?

Ao analisarmos as Escrituras, especialmente o ministério de Jesus nos Evangelhos, veremos que a mensagem principal do nosso Senhor era o Reino de Deus. Em diversas passagens Jesus disse que “o tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo”, como em Marcos 1.15.A expressão “o tempo está cumprido” denota que o Reino veio na própria pessoa de Jesus. Em outro versículo, Mateus 12.28, Jesus afirma: “É chegado o Reino de Deus sobre vós”.

Estas passagens das Sagradas Escrituras mostram claramente “que Jesus mesmo inaugurou o Reino de Deus cuja vinda tinha sido predita pelos profetas do Antigo Testamento.” [1] Há aqui então uma superposição de duas eras. “Cristo com a sua ressurreição e ascensão inaugura a nova era, o Reino de Deus já está presente entre nós, entretanto, não em sua plenitude. O mundo futuro entrou na era presente sem aniquilá-la.” [2] A implicação desta verdade é que já podemos gozar na era presente de várias bênçãos do Reino vindouro conquistadas por Jesus no calvário. Entretanto, o Reino de Deus ainda não está em sua plenitude, pois ainda “temos que lutar contra o pecado, ainda temos que resistir ao diabo e ainda vamos morrer.” [3] Está é a denominada “tensão entre o já e o ainda-não”.

A partir da perspectiva bíblica apresentada, podemos inferir que os “últimos dias” começaram com a primeira vinda de Cristo. É a chamada “Escatologia Inaugurada”. Cristo inaugurou o Reino de Deus e a igreja deve agir conforme esta revelação. Como cristão, devemos entender que o escopo da igreja é muito mais amplo que buscar a salvação individual e reunir-se esperando a nova criação. O Reino de Deus diz respeito a nada menos do que TODAS as coisas (Cl 1.20). Então, não devemos entender a relação entre o mundo presente e o vindouro como uma descontinuidade absoluta. Mas, que “há tanto continuidade como descontinuidade entre este mundo e o vindouro. A graça não destrói a natureza, mas restaura.” [4]

A luz destas verdades, podemos concluir que uma correta interpretação escatológica nos leva a uma cosmovisão que não despreza a realidade presente. Os cristãos devem trabalhar para fazer o Reino de Deus presente neste mundo, seja na arte, na política, na economia, na ciência, em todas as esferas da vida! “Temos de fazer o melhor para produzir uma cultura genuinamente cristã” [5], mas com a consciência de que nunca teremos um mundo perfeito até que Cristo volte. Gostaria de terminar com um poema de George Herbert:

"Ensina-me, meu Deus e Rei,
A te ver em todas as coisas,
E, em qualquer coisa que eu fizer,
A fazê-lo como para ti."

Referências:
[1];[2];[3];[4];[5] HOEKEMA, Anthony. "A Bíblia e o Futuro"
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 10 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.