Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

...entenderás depois

Somos limitados para compreender tudo o que acontece ao nosso redor. Existem coisas reservadas para nós, mas para se tornarem realidade no futuro, precisamos ser moldados, trabalhados, talhados, hoje, no presente. O sofrimento, a dor, as decepções, e tantas outras coisas que nos quebram, tipo um vaso na mão do oleiro, que precisa ser destruído e refeito, são essenciais para o aperfeiçoamento. Coisas que são ruins à primeira vista, mas no fim, contribuem para o nosso bem. Como um bom e amargo remédio que traz cura.

Diante das coisas ruins que acontecem, você compreende que Deus não perde o controle? Você tem esta sabedoria? Você aceita ser moldado? Você sabe, ou crer, que existe um Deus que está no acima de tudo? Em Romanos 8:28, diz: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Você o conhece e o ama?

No capítulo treze do evangelho segundo escreveu João, Jesus, durante uma ceia com os seus discípulos, deixa ali um de seus últimos ensinos: Ele lava os pés de todos. Tomar banho naquela época lavava-se todo o corpo, mas os pés continuavam no chão empoeirado. Os servos da casa é que faziam o serviço final, o lava-pés. Jesus se submeteu a isso para lhes falar que no seu Reino, quem quiser ser o maior que sirva mais. Este é um valor inverso ao mundo.

Quando foi a vez de Pedro, ele retrucou: Senhor, de modo nenhum me lavarás os pés. Jesus responde: O que eu faço não o sabes agora; compreenderás depois. E disse mais: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Tem muitas informações preciosas nestas poucas palavras do Mestre. Nem Pedro e nem os outros compreenderam o que Jesus ensinava, mas somente depois da ressurreição de Cristo, com a ajuda do Espírito Santo.

A lição imediata a se extrair é que o maior é aquele que serve mais. No verso primeiro, o texto trabalha a questão de que a hora do martírio de Cristo na cruz estava próxima. Jesus se deu em sacrifício pelos homens, se deu em serviço, como um servo sofredor para nos proporcionar a salvação. Ele deu o exemplo e devemos nos sacrificar pelo próximo também. Ele morreu por todos, até pelos inimigos. Vejam o tamanho da renúncia!

O segundo ponto a ser compreendido, um pouco mais difícil, é a questão da purificação dos pecados. Os discípulos já tinham tomado banho, mas continuavam com sujeira nos pés. Isso sugere que os rituais humanos, a força humana para ficar em paz com Deus, livre de pecados, purificados, é inútil. Os pés nos levam pelos caminhos da vida, nos dão acesso ao mundo, nos fazem caminhar. Jesus é completo, nos purifica o corpo, a alma e espírito. Ele nos lava de toda sujeira, principalmente os pés que entram em contato com o mundo.

Sem esse socorro, sem essa purificação, sem esse lavar de pecados, não temos acesso a Deus. É o que ele disse a Pedro: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Para ter parte com Deus, comunhão com Cristo, tem que, necessariamente, se lavar no sangue expiatório do Messias.

Essas são as duas chaves do nosso pequeno texto, mas podemos conjecturar um pouco mais.

O Senhor é o Pai querido, bondoso e fiel, e tem cuidado de nós. A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. — Romanos 12:2. E como já disse: Todas as coisas cooperam... Diante disso, as lutas, as dores, os sofrimentos, as injúrias, as traições, a morte, ou qualquer outra coisa má que nos sobrevierem, principalmente aquelas que não foram provocadas pelos nossos pecados, Deus está vendo, ele está no controle, mesmo que não compreendamos no momento presente.

O Espírito Santo, que habita em nós, como foi dito por Jesus, é o Consolador. Em meio as tribulações, devemos nos aquietar e consultá-lo. Ele, somente ele, dará paz no coração para suportarmos as guerras. Ele, um dia, nos fará compreender os porquês. Quando a bonança chega, é bom poder enxergar com clareza o belo horizonte que se apresenta. Ele nos fará olhar pra traz e entender que precisávamos de um freio, de um quebrantamento, para que deixássemos os caminhos maus. É bom perceber o quanto somos infantis e pirracentos. Permita o lapidar do Carpinteiro.

A dor ofusca, sega, mas o que persevera, o que se deixa ser moldado, torna-se um filho experimentado, aperfeiçoado e maduro. Lembre-se: ...homem (Jesus) experimentado em dores e que sabe o que é sofrer... como uma ovelha muda levado ao matadouro, não abriu a boca. — Isaías 53: 3,7. Ele é o maior exemplo.
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 89 [ver]
Site: http://albanisioribeiro.blogspot.com.br/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.