Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Encontrando novos caminhos através da frustração

A melhor definição de frustração que encontrei foi: "Não suceder aquilo que se esperava."

No livro de Eclesiastes, o pregador mostra que de certa forma ele se frustrou com várias coisas. Frustrou-se no sentido de perceber que tudo era vaidade, ou seja, aquilo que pensamos que vai nos preencher, no fundo não nos preenche, aquilo que acontece, não muda, o mal sempre vai perder, o bem sempre vai triunfar, ainda que seja no final, as coisas sempre se repetem, o curso do sol, a queda da chuva, (ainda que variem em força, aparência, cores, cronologia, e lembrando que nunca perdem a sua beleza, mas não deixa de ser um círculo onde o básico se repete) os casamentos, as festas, os funerais, as emoções e sentimentos podem até ser diferentes, mas no mais tudo é igual e repetitivo. Ele diz que não poupou os seus olhos de ver nada, foi o homem mais rico que já existiu, mais sábio, sua inteligência e sabedoria vinham do céu, possuiu muitas coisas e mesmo assim, ele disse: "É tudo vaidade, vaidade de vaidades, diz o pregador”.

Quantos de nós já nos sentimos frustrados com alguma coisa ou com alguém, quantos planos que não se consumaram, foram frustrados.

São tantos planos, tantos projetos, tantos sonhos, e isso é necessário e prazeroso, empolgante e louvável, porém no meio de tantos,a lguns se concretizam e às vezes até melhor do que imaginávamos, mas outros não, e aí o que acontece? A maioria das pessoas ficam frustradas, alguns já tem maturidade suficiente para lidar com a situação e mesmo assim não podemos negar que sentimos aquele algo estranho dentro de nós e somos levados a nos questionar e até questionarmos ao Senhor.

Porém a frustração pode nos levar a novos caminhos, a uma novidade de vida, a uma realidade espiritual mais firme, a frustração nos leva a conhecermos a nós mesmos e a Deus. 

Já me frustrei muitas vezes com muitas pessoas e situações, decepção mesmo, de doer a alma, é ruim demais, porém,n o meio da frustração olhei e percebi que estava um pouco mais alto, havia subido um degrau na vida espiritual e física e não desci como parecia. Por que? Porque quando me frustro a palavra de Deus se torna mais real, mais viva, mais eficaz em minha vida. Quando me frustro percebo que não há outra fonte de alegria que seja totalmente pura a não ser Deus. A Bíblia diz que ele é a fonte de águas vivas. Então, percebo que posso ter lutas na forma de frustração e mesmo assim, melhorar e crescer. 

No mundo teremos aflições mas para tenhamos bom ânimo, pois Jesus venceu o mundo e nós venceremos, pois assim afirmar a Bíblia. 

Percebo que faço planos e projetos, mas só os que forem verdadeiramente bons para minha vida e que estiverem dentro da vontade do Senhor ou dentro da vontade permissiva dele é que se concretizarão, a Bíblia diz que o homem em seu coração faz vários planos, mas a resposta vem da boca de Deus.

Percebo que não posso confiar em homens e fazer deles o meu braço forte (claro que temos algumas pessoas em quem podemos, precisamos e devemos confiar, eu creio nisso, mas não podemos fazer deles o nosso braço forte), a Bíblia diz que maldito é o homem que confia em outro, e faz dele o seu braço forte. Você consegue entender?Então meu irmão em Cristo e você querido leitor quando se sentir frustrado com alguém ou com alguma coisa, isso é Deus te empurrando para mais perto da palavra dele, é ele te trazendo para a realidade da vida e colocando dentro do seu coração a esperança que vem do céu, a esperança em Deus uma expectativa melhor.

Isto tudo não é uma visão fatalista, mas uma visão de realidade ainda que as coisas não sejão como queremos ou planejamos, somos felizes porque sabemos que a nossa felicidade está em Deus e amanhã outros planos com certeza se concretizarão, pois a Bíblia também diz para nos alegrarmos em Deus e ele satisfará o desejo do nosso coração, mas o coração cheio de Deus, puro, temente, outro detalhe, é que o fato de algumas coisas não saírem como queremos, nos dá uma maturidade para analisarmos se o motivo foi um erro meu ou foi Deus que não quis, se foi erro meu, vou concertar e perseverar em alcançar meu sonho, pois através da perseverança e insistência podemos alcançar muitas coisas, diga-se de passagem o exemplo do rei Ezequias que chorou muitíssimo e orou ao Senhor por causa da sua morte anunciada pelo profeta Isaías e o Senhor o concedeu mais 15 anos de vida, outro caso é a parábola do amigo importuno que o Senhor Jesus contou que pela insistência o homem conseguiu o que queria, (sobre persistência e perseverença falaremos mais em outra ocasião).

Agora se foi Deus quem não quis, submeto-me à vontade dele porque o melhor de Deus ainda está por vir e ele sabe o que é melhor pra mim e pra você. Portanto,alegre-se no Senhor, levante-se e saiba que o Senhor nos eleva pra um lugar mais alto,acima de tudo isso, das frustrações ou das realizações. Ele é quem nos completa.

Queremos estar mais perto de ti Senhor acima de todas as coisas sejam frustrações ou realizações.
São José Da Lapa - MG
Textos publicados: 34 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.