Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

"E o galo cantou..."

E logo cantou o galo pela segunda vez. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. E, caindo em si, desatou a chorar (Mc 14:72). 

Porque o galo cantou? Porque galos cantam, simplesmente cantam, nada mais! O galo era o mesmo, o canto não mudou em nada, e, apesar disso e muito mais, aquele dia foi marcado (para Pedro) para o resto da vida do apóstolo...

Toda manhã, se Pedro acordava antes, sabia que logo mais o galo cantaria; se acordasse depois, o canto o despertaria com a mesma lembrança, a mesma sina... Se durante o dia o galo cantasse, surgia novamente o sentimento de culpa, de negação...

Quarta, quinta, sexta, sábado, domingo... manhãs e tardes angustiantes... momentos de intenso remorso... e a cada som do canto do galo, toda a cena voltava, se repetia..."neguei o Mestre"...

Após a ressurreição surgiu a chance do encontro entre Jesus e Pedro. Quantas vezes, naquele dia mesmo, Pedro foi obrigado a se lembrar da sua atitude cada vez que ouvia o galo cantar! Mas agora está face a face com o Mestre... é hora de consertar, resgatar a comunhão, pedir perdão...

Jesus não lança em rosto o fato de Pedro tê-lo negado, pelo contrário, está preparando um lugar de honra para o apóstolo.

“Tu me amas?” “Tu me amas?” “Tu me amas?”...era Cristo perdoando três vezes. Pedro, mais que depressa, aceita o amor incondicional do Mestre e aceita o desafio, permanecendo fiel com os demais discípulos até o cumprimento da promessa, no cenáculo, quando cheio do Espírito Santo, com ousadia sai do lugar onde escondido se reunia com os irmãos e em alta voz proclama o Evangelho de Jesus!

No outro dia o mesmo galo cantou o mesmo canto, nada mudou a não ser o fato de agora tal som não lhe trazer mais, a angústia na alma.

Nossos pecados nos acompanham, nos acusando, fazendo-nos lembrar a cada canto, nossas misérias, fraquezas, limitações e desvios... É simplesmente impossível conviver com esse “barulho da alma”... O som do pecado nos perseguirá até que o confessemos a Cristo.

Com certeza, a exemplo de Pedro, o Mestre nos fará uma, duas, três ou mais perguntas, cada uma equivalente ao número de falhas cometidas. Teremos em tal momento a oportunidade de nos livrar do canto do pecado e sermos perdoados, justificados e inseridos novamente na comunhão de Cristo.

Não deixemos o tempo passar... o galo canta, simplesmente canta! A diferença será o efeito que tal canto produzirá em nós...um simples cantar natural de uma ave ou o tortura insistente da culpa corroendo-nos o coração.

No amor de Cristo Jesus, nosso Senhor!
Itatiba - SP
Textos publicados: 42 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.