Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Dormindo de dia

A vida tem muitos bons momentos, muitas regalias, entretenimentos e instantes de alegria. Infelizmente, a gente, em geral, marca e conta apenas os momentos maus, de tristeza e de aborrecimentos, não dando tanta importância aos bons momentos. Um dos momentos mais agradáveis e amenos que passamos é quando nos entregamos nos braços do sono e bem a vontade dormimos de dia.

O sono nesta hora é diferente, mais acolhedor, mais calmo, mais ameno e mais sereno. Infelizmente, nem sempre podemos desfrutar desse descanso merecido e bem vivido em que nos deitamos e esquecemos tudo, viramos de um lado para o outro, esticamos as pernas e nos deixamos ser levados pelo sono. A calma é total, um ventinho passeia no quarto, um passarinho canta lá fora e, em pouco tempo, estamos sonhando lindos sonhos. Quem não gosta de dormir de dia? Os animais dormem de dia, as crianças dormem de dia, os idosos dormem de dia e acredito que as pessoas em geral gostam de dormir e sonhar de dia, pois é um momento de descanso e de sonhos, um momento de paz.

Da mesma forma como há pessoas que preferem dormir à noite há aquelas que não perdem a oportunidade para tirar um cochilo, uma soneca de dia, principalmente após as refeições. Mas sabemos que há contra indicações, problemas, e o risco de sermos acordados por um telefonema, ou por alguém que nos procura e assim impede o nosso soninho reparador. Também quando nos acostumamos a este sono a tendência é dormir, mesmo quando não podemos, às vezes quando estamos ocupados, ou dirigindo, ou atendendo alguém, ou no trabalho e isto é prejudicial e perigoso. Quantas vezes vemos pessoas sentadas em algum lugar dormindo e até pensamos que a mesma está doente? Sono é coisa séria e temos que habituar o nosso corpo para não sermos pegos de repente por um sono inconveniente.

Existem vários tipo de sono e muitos sonham acordados, outros andam dormindo por aí sonhando com alguma coisa, ou tendo pesadelos enquanto andam pela rua. Sonho também é uma metáfora, pode ser um desejo que acalentamos pela vida e de repente ficamos como que sonhando, desejando, esperando algo que nunca chega. É preciso estarmos atentos, pois a qualquer momento poderemos ser chamados à luta e despertados do nosso sono, da letargia para a realidade que bate à nossa porta. Jonas dormiu no barco, os discípulos dormiram no Getsêmani, cansados e desanimados, porém foram acordados e interpelados por Jesus.

Sono pode ser sinônimo de negligência, de desinteresse pelas coisas de Deus. Este sono não é bom e Deus não se agrada dele. Dentro da vida, do nosso cotidiano devemos ter cuidado com a negligência, com o chamado de Deus e estarmos atentos para fazermos a sua obra. Não se trata apenas de um sono físico, mas sobretudo de pouco caso com a obra de Deus, com o trabalho que ele entregou nas nossas mãos. Temos muitos exemplos na Bíblia de pessoas que foram chamadas, mas não corresponderam com o seu chamado. Ficaram dormindo em pleno dia, alheios à voz divina, ao ide do Senhor Jesus.

Fisicamente falando, é bom dormir de dia, mas espiritualmente falando devemos estar atentos, seja de dia ou de noite, pois Deus pode falar conosco a qualquer momento, até mesmo no sono através de sonhos e visões. Ele tem a sua maneira de se comunicar conosco, porém não devemos negligenciar a sua voz. A Bíblia diz: "Hoje se ouvirdes a sua voz não endureçais o vosso coração" (Hebreus 3.7). Devemos estar atentos, pois Deus nos chamou também nos credenciou e exige de nós o cuidado e a atenção, além da dedicação, seja de dia ou de noite.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.