Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Discipulado ou Desci-pro-lado?

Ontem fui a uma igreja que tive que pegar fila para entrar nela, de tanta gente que vai a essa “mesquita”- Igreja chamada Bethel Redding, Ca. Eu fui convidado a ir ate lá e esse convite aguçou minha curiosidade de conhecer a famosa igreja Bethel. Como estou morando relativamente proximo dessa igreja (118 km), resolvi aceitar o convite e acordamos cedo para ir em um dos 3 ou 4 cultos que eles tem aos domingos onde recebem cerca de 1500 pessoas por culto.

Eu também tive um sonho muito estranho na madrugada da segunda e também dei continuidade a uma leitura bem complicada e desafiadora que é o livro de Dirtrich Bonhoeffer, o DISCIPULADO. Mas dai voce me pergunta o que tem haver essas 3 coisas: ir a igreja, sonhar e ler um livro. Vou tentar te mostar isso.

Essa igreja é bem famosa na atualidade com suas belas canções, com suas escolas, com seus cultos de curas e milagres e com isso levam muitas pessoas a ir visitar e a congregar nessa igreja. É uma igreja grande, uma propriedade enorme também e com ilustres pessoas do meio gospel americano.

Essa igreja, como muitas outras que tenho visitado aqui na California, tem todo o conforto que a clientela precisa e busca. Tem excelente atendimento, excelentes babás, inovadores formas de se dizimar e ofertar, mandando apenas texto pelo celular e ja se deduz de seu cartao de credito. Enormes câmeras voadoras transmitindo cultos ao vivo, uma equipe de fotografia registrando tudo e atalizando, quase em tempo real na internet para que nao se perca nem um foco do show ou culto, como queiram chamar.

Entao agora vamos ao sonho: eu tinha ido visitar uma igreja em São Francisco, e enquanto estava la dentro fui convidado a ficar perto do pastor e fiquei observando a esposa do pastor quando estava falando no pulpito com o seu curto vestido e sua enormes pernas, também me foi oferecido vinha da santa ceia, mas tudo muito bangunçado caindo da bandeja. Também via pessoas dançando com muita liberdade, quase parecido com uma parada gay. Tinha outras coisas estranhas, algumas proposta do pastor bem imoral e no meio dessa confusao toda dentro da igreja eu acordei assustado com essa derrota de igreja que eu estava.

Fui orar e pedir a Deus misericordia pelo que estamos fazendo com a igreja hoje, como estamos transformando a igreja na melhor forma que podemos ter para nosso prazer e satisfaçao pessoal dos membros e visitantes.

Lendo o livro Discipulado, Bonhoeffer fala de uma forma de ser igreja nao sendo, de um discipulado sem cruz, de uma vida de negação sem se negar, de uma vida de incoformismo, sendo conformado com tudo que esta acontecendo. Bonhoeffer apesar de ter escrito esse livro a muitos anos atras, o seu discurso esta mais atual que o jornal de domingo. Ele fala de uma graça barata que está sendo oferecida nas igrejas de hoje, onde Jesus diz para voce vender o que tem, tomar sua cruz e segui-lo, mas na interpretacao atual, Jesus realmente nao queria dizer isso;essa é uma ordem apenas espiritual, voce apenas tem que viver com suas maravilhosas vidas, como se realmente nao as tivessem.

A teologia de Bonhoeffer não é nada facil de se entender, mas ele está apenas falando do que os evangelhos estao descrevendo sobre o que Jesus fez e viveu, mas ele não esta tendo apenas uma interpretação razoavel do que Jesus disse, mas esta tentando viver o que Jesus nos ensinou a viver radicalmente.

Eu nao tenho certeza da interpretacao do sonho que tive, mas a impressao que tenho vivendo e vistando igrejas que tenho visitado, é que consigo ver o barateamento da graça, descrita por Bonhoeffer; é latente para qualquer pessoa que ler os evangelhos, ver que as igrejas hoje, o que menos se fala é sobre a vida em JESUS e da forma que ele nos ensinou a viver. O que se tem pregado de montao por ai é como se viver bem entre os irmaos, em como ter uma boa saude fisica, em como se ter controle financeiro, em como se relacionar bem com a familia, em como se comportar na sociedade e por ai vai.

E esse discurso é aceito pela maioria, porque nao é um discurso errado, mas nao foi por essa vida que Deus mandou seu filho morrer numa cruz, nao foi pra pregar esse tipo de conceito, que Jesus veio ao mundo como homem e gastou tempo ensinando seus discipulos. Esse discurso é bonito para qualquer religiao, mas está deixando de lado quase todo ensino de Jesus, os principios estao perdendo lugar para o secular. O que nao deveria ter importancia,está sendo o centro do discurso.

Jesus nos chama a um discipulado radical de não se conformar com esse mundo, isto é, nao viver a vida com a forma que o mundo, (sistema) tem para oferecer e a igreja está envolvida com esse sistema de uma forma tao profunda, que se voce ... Continue lendo em www.pordosolafricano.com ( nao tem espaço pra terminar aqui)
Sao Cristovao - SE
Textos publicados: 72 [ver]
Site: http://www.ferreirodedeus.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.