Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Dia dos pais com o Pai nosso, que estás nos céus

"Pai nosso, que estás nos céus." Estas são as primeiras frases daquela que seria a principal oração ensinada por Jesus aos seus discípulos. Deus é o nosso Pai, o que indica não apenas proximidade, mas abertura para adoção de toda e qualquer pessoa que o ame e aceite Jesus como seu Senhor e Salvador. Mas a frase é seguida de um detalhe importante, na verdade, um detalhe que deixa a sentença com um aparente problema. Afinal, esse "Pai nosso" está nos céus.

Como que num reflexo inevitável, para muitas pessoas a menção da palavra céus conduz os pensamentos para o alto, onde vemos o sol e a lua, as nuvens e estrelas. Um ambiente bem longe daqui. Nesse sentido, o "pai poderia ser nosso", mas por estar nos céus, estaria bem longe, praticamente ausente. E pensando dessa forma, seríamos adotados, mas não abraçados. Seríamos tirado da orfandade, mas teríamos um lar?

Bom, pra resolver essa aparente dificuldade é preciso considerar a grandeza de Deus expressa ao longo do texto bíblico. Deus é tão poderoso que é capaz de estar no céu, nessa realidade celestial que não sabemos ao certo como e onde é; mas é também capaz de estar perto o suficiente para ouvir as batidas do nosso coração e escutar o mais profundo dos pensamentos. É exatamente essa a admiração do salmista no Salmo 113.5-6: "quem é como nosso Deus, que tem o trono nas altura, mas se inclina para ver o que acontece nos céus e na terra?"

Ora, Jesus simplificou esse ensino ao dizer "Pai nosso, que estás nos céus." Deus está perto, ele está presente. Se inclinou tanto que enviou Jesus, o qual morreu para nos resgatar e assim o Pai poderia nos adotar em sua família. Se importa tanto que deixou o Espírito Santo, o qual é o selo de garantia do nosso pertencimento como filhos de Deus. Mas Ele é superior a nossa realidade, Deus tem todo o poder nas mãos. Habita o mais alto céu e assim governa toda a criação. Absolutamente nada sai do seu controle. Somente Ele pode juntar essas duas realidades aparentemente inconciliáveis.

Ora, o que isso tem a ver com o dia dos pais? Infelizmente, pra muitos a lembrança dos pais é associada a abandono, omissão e distância. Existe uma figura paterna no papel, mas não na realidade. Existe um pai nosso, mas ele parece mais distante que o próprio céu. Nesse sentido, de que valeria chamar de nosso algo que não está entre nós? Bom, primeiramente é preciso lembrar que pais terrenos não são pais que estão nos céus. Não são perfeitos como Deus e muito menos têm o controle de tudo nas mãos. Assim como todo ser humano criado, esses pais são sujeitos a tentações e erros. E a triste realidade é que muitos acabam constantemente cedendo as tentações e dando lugar ao pecado, abrindo espaço para omissão e indiferença. Se essa foi ou tem sido a sua experiência, querido ouvinte, saiba que Deus se entristece com essa situação. Não foi esse o planejado no início. Diante desse cenário em sua vida, Deus anseia que as más recordações sejam substituídas por lembranças de esperança; deseja que as marcas da distância não distanciem o seu coração de outras pessoas. Ele espera que o perdão esteja bem latente em seu coração, porque do contrário, você não apenas terá dificuldade em seguir a vida, como também terá dificuldades em se deixar envolver pela paternidade divina. Não é uma missão fácil, mas também não é solitária. Peça ajuda ao Pai nosso, que está nos céus. Ele é contigo para te capacitar a fazer o que soa difícil ou até mesmo impossível.

Mas, talvez, seu caso seja o extremo oposto. Você tem ou teve um pai presente e exemplar, alguém que apesar de não ser celestial e ainda sofrer as influências desse mundo pecaminoso, tem sido ou foi fiel no ofício que lhe fora confiado de cuidar da família. Seja grato a ele e demonstre honra. Veja nele um exemplo que aponta para o Pai nosso que está nos céus. Lembre-se que para além dos presentes e belas mensagens, a principal forma de honrarmos nossos pais é pedindo ao Senhor para cuidar de cada um deles. A sabedoria bíblica nos ensina que Deus criou os nosso pais e, por isso, sabe perfeitamente como cuidar da sua criação. Logo, amarmos ao Pai nosso é a melhor maneira de aprendermos a amar corretamente os nossos pais.

Bom, Eu não sei qual lembrança essa data traz ao seu coração. Espero que seja qual for ela, o Espírito Santo te encha de esperança e te conduza para uma experiência cada vez mais profunda na paternidade que Deus nos oferece, seja ela terrena ou celestial.
Contagem - MG
Textos publicados: 37 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.