Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Deus "Sonhador"

"O homem sonha e faz planos, mas Deus sempre realiza a Sua vontade", Pv 19;21 Bíblia Viva.

Há algum tempo o cristianismo foi atingido por uma avalanche denominada "Sonhos de Deus". O fenômeno resulta da evocação do que caracteriza uma tentação no coração humano, a obsessão, do ter, do poder e prazer, que revelam anseios da alma decadente, insaciável, idólatra.

Esta anomalia é mencionada como: "concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida, as quais, não procedem do Pai, mas do mundo" 1 Jo 2;16. Este é inimigo de Deus, Tg 4;4. Isso caracteriza sofrência mundana!

Ademais, sonhos são incompatíveis com o Eterno, visto que não dorme, sabe, e pode todas as coisas, Sl 121;4. Aliás, sonhos pertencem aos seres criados e caídos, e muitos não se realizam. Devido ao conflito entre o desejado, e o abismo que o separa da realização há frustração, revolta, desânimo, aflição de alma etc., o que seria incompatível com O Todo Poderoso.

O Senhor não precisa "sonhar" basta ordenar e tudo se faz, Sl 33,9. O sonho sempre remete ao futuro, o que não se aplica a Deus, pois Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente, Hb 13;8. Deus não tem passado, tampouco futuro, visto ser Eterno. O Senhor nunca foi tampouco será; O Verbo se conjuga sempre no tempo presente; "De eternidade à eternidade Tu {És} Deus", Sl 90;2. Em todos os tempos Ele É..!

Mesmo que o termo "sonho" possa ter sentido diverso na amplitude linguística, se aplicado a Deus, Ele cai para o padrão antropológico. Sonhos têm parentesco com imaginação, ideais, fantasia, desejo, devaneios, ficção, quimera etc., e tem como contraste a realidade, a verdade, o fato, as coisas que são, o imutável. Ademais, não há relato que Jesus tivesse sonho noturno, ou da categoria acima, afinal, Ele é Deus, Is 9;6.

Portanto, é mais coerente contrapor aos "sonhos" de Deus, a realização de Sua Soberana Vontade! Porém, quando fala através do sonho, o propósito é "abrir os ouvidos e selar Sua instrução, para apartar o homem do seu desígnio, e livrá-lo da soberba; para guardar sua alma da cova e sua vida de passar pela espada", Jó 33;14-18. Segundo esta palavra trata-se de alerta para livramento pessoal. Não é este o enfoque da histeria que afeta o Cristianismo.

Os sonhos dados a Faraó Gn 41, a Nabucodonosor Dn 2;1-45, Abimeleque Gn 20;3, aos Midianitas Jz 7;13-23, e outros preanuciaram juízo. Quanto ao sonho de José, Deus comunicou previamente sua vontade, devido à necessidade de salvar, e preservar Israel, Gn 45;5, e para quebrar a soberba do tirano do Egito. "Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: Para em ti mostrar meu poder, e para que meu nome seja anunciado em toda a terra" Rm 9;16.

No contexto convém observar o texto que segue, copiado de um estudo sobre o tema: "Jesus veio ao mundo com uma missão. Ele tinha um {grande sonho}, que era reconciliar o ser humano com o Pai. Ele veio para morrer na cruz em nosso lugar e ressuscitar, vencendo tudo por nós".

Ora, se é "missão", logo não é sonho! O missionário está a serviço, cumpre uma ordem, um encargo; o que na verdade foi pesadelo tal, que o fez suar "gotas de sangue", Lc 22;44. Nesta agonia o Senhor orou: "Pai se possível afasta de mim esse cálice", Mt 26;39. A obra da cruz não foi descrita como "sonho" divino, mas como o preço da redenção, imposto pela transgressão humana.

Quando o ser humano pecou, não deixou opção para Deus senão negar a Si mesmo, despir-se de Sua Glória, fazer-Se semelhante aos homens, e morrer por eles, o que é descrito como maldição Gl 2;12-14, foi o preço da redenção.

O Senhor não foi para a Cruz porque tinha um sonho, mas por causa do pecado; O Eterno jamais sonhou ir para a Cruz, mas a utopia humana de "ser como Deus" Gn 3;5, O pregou no madeiro, para cumprir a justiça, por amor e misericórdia. A mais dura realidade!

Chama atenção que na histeria dos "sonhos de Deus", ninguém deseja o sonho do padeiro mor, Gn 40;16-20, mas sempre recorrem a José do Egito, pois almejam sua fama, poder e triunfalismo; uma camuflagem com a cara de Mamom. É o sonho daquele que disse: "tudo te darei se prostrado me adorares", MT 4;8-9.

Pelo visto, os "sonhos de Deus" tem conotação de realização pessoal, fama e glória mundana. Quão diferente era a concepção do verdadeiro cristão: "Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro" Fp 1;21. Essa era a realização do "sonho" do servo, alinhado à Vontade do Senhor. O discípulo, não precisa sonhar, pois se contenta com o que tem; a vida eterna, que é a realidade de Deus.

Resta que não se encontra em toda a Bíblia qualquer alusão a um Deus sonhador, todavia fala de um {peso} no coração por haver criado o ser humano. "Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso pesou-lhe em seu coração", Gn 6;6.

Por fim, a teo-logia, do sonhos de Deus certamente tem fundamento Extra bíblico, em outro Jesus, 2 Co 11;4. O único que "sonhou" subir acima das estrelas {Is 14;13}, se tornou deus deste século 2 C;4;4, e continua vendendo
Caxias Do Sul - RS
Textos publicados: 56 [ver]
Site: http://luminar7.blogspot.com
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.