Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Descendência da Serpente

23. Disse Lameque às suas mulheres: "Ada e Zilá, ouçam-me; mulheres de Lameque, escutem minhas palavras: Eu matei um homem porque me feriu, e um menino, porque me machucou. 24. Se Caim é vingado sete vezes, Lameque o será setenta e sete". (Genesis 4:23-24)

Baseado em Genesis 4:17-24, temos a descrição da propagação da espécie humana. Moisés relata o que aconteceu com os filhos de Adão e Eva, fora do jardim. A minha principal reflexão nesse texto foi sobre viver fora do jardim. Adão sofreu na pele as dificuldades de viver fora do jardim, nos também vivemos fora do jardim, estamos nesse mesmo mundo, não é nada fácil.

No capitulo de Genesis 2 mostra que Deus havia preparado um lugar especial, um lugar abençoado, nesse lugar tinha fartura, paz e comunhão com Deus. Quando chega aqui nesse capítulo 4 muda completamente o ambiente.

Moises vai destacar Caim e a sua descendência. O objetivo de narrar essa história é mostrar o que aconteceu na humanidade, logo após a queda do homem e a sua expulsão do jardim. No capítulo 4 vai registrar uma distorção, uma bagunça moral e espiritual. Vamos ver claramente que na descendência de Caim, o pecado já está em todo lugar, o pecado invadiu, tomou conta do homem. Práticas como poligamia, vingança e morte. Tudo isso na descendência de Caim. Como vai dizer o comentarista: "Caim representa a descendência da serpente."

Caim começa uma civilização e uma cultura. Moisés traz os filhos que Caim teve até a sétima geração, chegando até Lameque. Lameque é um personagem interessante, porque infelizmente ele vai conseguir ser pior que Caim. A obra de Lameque revela a verdadeira situação desse povo. O ato de Lameque mostra o estado moral e espiritual daquelas pessoas. Lameque vai se orgulhar por ter matado um homem por nada. Lameque se vangloria de ter matado um homem, exatamente como Caim. Moisés mostra a brutalidade e a crueldade de Lameque diante das suas esposas.

Lameque matou por pura vingança. A ação de Lameque foi desproporcional. Ele matou esse rapaz que tinha apenas machucado ele. Lameque faz aqui uma celebração da violência, vai ficar conhecido como o cântico da espada. É o segundo assassinato que a Bíblia cita. Podemos ver claramente a impiedade e a depravação de Lameque. Primeiro, ele introduziu a poligamia, casando-se com duas mulheres e quebrando o padrão divino. Segundo ele mata um rapaz e se vangloria disso. E terceiro, ele quer tomar arrogantemente o lugar de Deus, se quem matasse Caim sofreria sete vezes mais, quem matasse Lameque sofreria setenta e sete vezes o castigo, pelas mãos do próprio Lameque. Ele se coloca no lugar de Deus, ele quer imitar a Deus.

Lameque não só se parece com Caim, mas ele é muito pior. Enquanto Caim caiu no pecado, Lameque exultou nele. A descendência de Caim se desvia de Deus e se corrompe. Uma geração de apóstatas, um povo imoral que afundou no pecado. Nessa passagem vemos a doutrina do pecado original, da sua transmissão e imputação a toda a raça humana. E a corrupção vai crescendo tanto, que Deus terá que mandar o Dilúvio, porque a raça humana se perdeu totalmente. Do jardim para o Dilúvio foi rápido! Como o pecado se alastra e corrompe a humanidade.

A aplicação para todos nós que vivemos fora do jardim, é que violência e morte são motivos de celebração. A imoralidade e o ódio são vistos claramente nas pessoas. É o homem pensa que pode ocupar o lugar de Deus. É tudo isso a tendência é só ir piorando.
Mais Graças a Deus, veio o descendente da mulher. Jesus é o descendente que veio para esmagar a cabeça da serpente. Ele morreu, mas ressuscitou, é ele vai voltar e nos levar de volta para o jardim, um novo céu e uma nova terra. Gloria a Deus.
Mineiros - GO
Textos publicados: 13 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.