Palavra do leitor
- 05 de março de 2009
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Depreciação total do homem
"Deus e religião são invenções do homem para que a sociedade mantenha-se sob controle e as pessoas não saiam por aí matando umas às outras." Disse-me certa vez, na adolescência, um amigo meu, em nossas divagações madrugada adentro em meio a tragadas de cigarro barato e doses de caipirinha e cuba livre.
Hoje fico a pensar que tal "invenção humana" não foi lá muito eficaz: a sociedade não está nada sob controle e as pessoas continuam se matando umas às outras.
Nesse contexto a igreja desenvolveu um termo curinga. Quando a canastra teológica do “poder e bondades divinas” não fecha bem com as cartas da realidade humana postas sobre a mesa, lança-se mão do curinga, avivamento: “Precisamos de um novo avivamento!”.
Conheci um pastor que possuía em sua cadernetinha de sermões um esboço sobre avivamento, copiado de Charles Finney. Já perdi a conta de quantas vezes o vi pregar esse sermão na mesma ou em diferentes igrejas. No fundo era um curinga que ele possuía quando estava sem inspiração. O resultado é que povo sempre dormia ouvindo aquelas palavras repetidas e vazias.
O mal está por aí e não há como negá-lo e em certa medida nem há mesmo como evitá-lo. A diferença talvez seja que antigamente havia mais esperança. Paul Tournier compara muito bem as épocas quanto diz: “Os ‘livre-pensadores’ do início do século eram otimistas. Eles podiam rejeitar a Deus com um sorriso, porque eles tinham confiança no homem e pouca consciência de sua culpa. Hoje em dia, os ateus têm um sentido agudo de pecado, e são mais pessimistas sobre o homem que os calvinistas!”
Ateístas estão corretos em afirmar que o código moral fornecidos pelas religiões não é nem evidência da existência de Deus e nem prova da utilidade daquelas. Aliás, essa é a lição do Éden: o conhecimento do bem e do mal não é o que nos leva à Vida, ele pode até nos tornar mais parecidos com Deus, transformando-nos em juízes cheios de conhecimento, mas ao mesmo tempo, nos afasta radicalmente do Deus de amor e graça.
Fala-se de total depravação do ser humano e da “natureza humana” como se fosse algo essencialmente maligno e nos esquecemos que Deus se fez homem! Ele mesmo nos lembrou que a própria escritura nos chama de deuses! O salmista exclama estupefato: “Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste” (Sl 8:4,5). O mesmo espanto é visto nos lábios de Jó (7:17).
Então o bem está espalhado igualmente pela face da terra e me fez recordar outro grande amigo da infância e adolescência que um dia ao ver meu zelo evangélico de “novo convertido” me alertou: “Roger, no coração do bom homem há também um bom tesouro”.
Hoje fico a pensar que tal "invenção humana" não foi lá muito eficaz: a sociedade não está nada sob controle e as pessoas continuam se matando umas às outras.
Nesse contexto a igreja desenvolveu um termo curinga. Quando a canastra teológica do “poder e bondades divinas” não fecha bem com as cartas da realidade humana postas sobre a mesa, lança-se mão do curinga, avivamento: “Precisamos de um novo avivamento!”.
Conheci um pastor que possuía em sua cadernetinha de sermões um esboço sobre avivamento, copiado de Charles Finney. Já perdi a conta de quantas vezes o vi pregar esse sermão na mesma ou em diferentes igrejas. No fundo era um curinga que ele possuía quando estava sem inspiração. O resultado é que povo sempre dormia ouvindo aquelas palavras repetidas e vazias.
O mal está por aí e não há como negá-lo e em certa medida nem há mesmo como evitá-lo. A diferença talvez seja que antigamente havia mais esperança. Paul Tournier compara muito bem as épocas quanto diz: “Os ‘livre-pensadores’ do início do século eram otimistas. Eles podiam rejeitar a Deus com um sorriso, porque eles tinham confiança no homem e pouca consciência de sua culpa. Hoje em dia, os ateus têm um sentido agudo de pecado, e são mais pessimistas sobre o homem que os calvinistas!”
Ateístas estão corretos em afirmar que o código moral fornecidos pelas religiões não é nem evidência da existência de Deus e nem prova da utilidade daquelas. Aliás, essa é a lição do Éden: o conhecimento do bem e do mal não é o que nos leva à Vida, ele pode até nos tornar mais parecidos com Deus, transformando-nos em juízes cheios de conhecimento, mas ao mesmo tempo, nos afasta radicalmente do Deus de amor e graça.
Fala-se de total depravação do ser humano e da “natureza humana” como se fosse algo essencialmente maligno e nos esquecemos que Deus se fez homem! Ele mesmo nos lembrou que a própria escritura nos chama de deuses! O salmista exclama estupefato: “Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste” (Sl 8:4,5). O mesmo espanto é visto nos lábios de Jó (7:17).
Então o bem está espalhado igualmente pela face da terra e me fez recordar outro grande amigo da infância e adolescência que um dia ao ver meu zelo evangélico de “novo convertido” me alertou: “Roger, no coração do bom homem há também um bom tesouro”.
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