Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

De onde vem as tuas esmolas?

"Talvez dês esmolas. Mas, de onde as tiras, senão das tuas rapinas, das lágrimas, dos suspiros? Se o pobre soubesse de onde vem o teu óbulo, ele o recusaria porque teria a impressão de morder a carne de seus irmãos e sugar o sangue de seu próximo. Ele diria essas palavras corajosas: não sacies a minha sede com lágrimas dos meus irmãos. Não dês ao pobre o pão endurecido com os soluços de meus companheiros de miséria.

Devolve ao teu semelhante aquilo que reclamaste e eu te serei muito grato. De que vale consolar um pobre, se tu fazes outros cem?" (Gregório de Nissa)

De onde vem o dinheiro que graça templos épicos? Que movimenta o show dos megaeventos destituídos de sentido, com um cristo exposto como a profundidade de um oceano vazio? Que incendeia a loucura da corrida do ouro aos pés de barro com mãos sujas de sangue?

Que dessacraliza o sagrado, subjugando-o á temáticas que interpretam a floresta a partir de um graveto, rasgando o todo em tudo? Que alimenta mas não sacia, pois saciar-te é libertar-te de mim?

E Amós, gente simples que foi, que como Cristo, também não frequentava o teto dos grandes edifícios eclesiásticos, aprendeu a profundidade da justiça divina ao se deparar com estranhos ruminantes de Basã, que se entendiam racionais, porém, em espírito soberbo negligenciavam o entendimento, exploravam os humildes para enriquecer pescoços e adornar com brincos de ouro focinhos de porcos.

A prata e o ouro em sua ferrugem darão testemunho contra vós.

O clamor daqueles de onde a esmola se originou, chegou até o ouvido do Senhor dos exércitos, e Ele, em sua glória e amor, estabelecerá seu Reino sobre tudo e em todos, não mais em partes, mas agora face a face, de onde a justiça é frutificada em Paz e comunhão.
Curitiba - PR
Textos publicados: 10 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.