Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Cuidado com a fumaça que mata!

A fumaça, além de causar um terrível mal estar, às vezes vem carregada de componentes cancerígenos ou causadores de outras doenças que nos incomodam e nos prejudicam.

A poluição ambiental é a causadora de muitos males, principalmente no aparelho respiratório. A fumaça dos escapamentos dos automóveis, a fumaça das chaminés das fábricas, a fumaça do cigarro e tantas outras constituem um sério problema com o qual convivemos diariamente. Todos almejam respirar um ar puro, mas hoje isto é praticamente impossível.

Nossa saúde está altamente prejudicada, não só pela fumaça que respiramos, mas também por alguns alimentos que ingerimos os quais nos prejudicam sobremaneira. Enfim, o ser humano tem sido vítima de algumas "armadilhas" que ele próprio fabricou.

Somos agentes e nos guiamos, porém nem sempre trilhamos caminhos seguros e saudáveis. Temos inclinações e desejos que precisam ser saciados e nos achamos quase sempre invulneráveis e invencíveis. Lamentavelmente, muitas vezes nos enganamos!

A fumaça tóxica, contaminada, química e mortal está no ar. Às vezes somos obrigados a inalar; não temos opção e sofremos o dano. Outras vezes o fazemos por escolha própria, por prazer ou por ignorância. Muitas pessoas queimam incenso, em geral por motivos religiosos, entretanto penso que a maioria não sabe que aquela fumaça contém elementos cancerígenos. "Um estudo publicado na última edição da revista científica New Scientist mostrou que a fumaça do incenso contém elementos cancerígenos. Isto significa que queimar varetas aromáticas é perigoso à saúde. Segundo pesquisadores da Universidade de Cheng Kung, de Taiwan, o nível de um componente químico que causa câncer de pulmão é 40 vezes mais alto num templo com pouca ventilação do que em locais onde se fuma cigarro". (Revista Tudo, Edição nº 28, de 10 de agosto de 2001).

Queimar incenso parece uma coisa simples e até saudável, porém, segundo o relato transcrito acima, é altamente prejudicial à saúde.

Devemos ter muito cuidado com a fumaça que respiramos. Devemos, sempre que for possível, manter distância regulamentar das pessoas que estão fumando e procurar locais onde ainda se pode respirar um ar menos poluido. Ah! já ia me esquecendo: queimar incenso, nem pensar! Afinal, devemos fazer a nossa parte que é, sobretudo, o nosso dever.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.