Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Crente, vigie contra a avareza!

Deduzo que um dos personagens da teledramaturgia brasileira mais lembrados pelo público (de pessoas atualmente da faixa dos seus 50 anos ou mais) é o de Nonô Correia, interpretado pelo ator Ary Fontoura na novela global "Amor com Amor se Paga", exibida originalmente em 1984.

Atitude de avareza era uma prática constante nas cenas em que ele interagia com outros personagens, num tom cômico. Nonô Correia vivia com a máxima economia, mesmo tendo bastante dinheiro mas vivendo como se fosse pobre, trancando até a geladeira da casa com correntes e cadeados.

Impossível lembrar daquele personagem e esquecer o que a Palavra de Deus diz sobre este pecado.

Um dos maiores indicadores de enfermidade espiritual está presente na prática da avareza.

A avareza é o ato de acumular oriundo da falsa segurança no auto-sustento e suprimento apartados (inconscientemente ?!?!) da realidade essencial de que tudo provém de Deus ! A avareza é uma forma de manifestação idolátrica: Colossenses 3:5 "Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria".

A avareza encarcera a alma. É um sentimento escravizante.

Eis esta contundente declaração de Jesus acerca da avareza:

"Lucas 12:13 E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança. 14 Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? 15 E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. 16 E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; 17 E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. 18 E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; 19 E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 20 Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus".

Aos cristãos, assim sinalizam as Escrituras na forma que o povo de Deus deve lidar com a questão das contingências e do compartilhar das posses materiais: 2 Coríntios 8:11 Agora, porém, completai também o já começado, para que, assim como houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento, segundo o que tendes. 12 Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem. 13 Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão, 14 Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade; 15 Como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco, não teve de menos".

Foi também o Apóstolo Paulo que já advertira sobre os graves riscos que a cobiça e/ou avareza poderiam trazer (e que têm trazido) ao seio da cristandade. Este saudoso servo de Deus buscava suscitar o desejo por comunhão onde não faltassem a piedade e o contentamento entre os crentes e na relação destes com as posses materiais: 1 Timóteo 6:7 "Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. 8 Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. 9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. 11 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão".
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.