Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Contribuição na igreja 2

Paz seja convosco. Estou completando a mensagem sobre contribuições na igreja. Nesta segunda parte quero dizer que o auxílio ao povo de Deus é muito importante.

O cristão deve estar preparado para ajudar e não envergonhar seus líderes. As contribuições devem ser dadas conforme cada um quer e não por obrigação. Quem planta pouco, colhe pouco. Quem planta muito, muito colhe. Cada um deve ofertar como resolve no seu coração, não com tristeza e nem por obrigação, mas com alegria, pois Deus ama a quem dá com alegria. Deus dá semente para semear e pão para comer. Ele dá as sementes que cada um precisa. Deus faz a semente crescer e produzir uma grande colheita, de acordo com o que cada um plantou. É uma ação interativa entre Deus e o homem. Deus é quem nos enriquece para que possamos dar com generosidade. Isto combate o espírito de avareza e cobiça no coração do homem. Dar é muito bom para o doador e ajuda a quem precisa.

Quem recebe faz muitas orações agradecendo a Deus e dá muito glória a Deus. Quem doa mostra que obedece a Jesus , é dedicado, aceita e segue a mensagem do Messias. Quem recebe ora com carinho por quem dá. Deus recebe toda a glória. Deus tem muito carinho por quem dá na sua obra. Este novo serviço de ajuda mostra como as pessoas são ricas, têm fé, têm palavra, têm conhecimento e têm vontade de ajudar. Devemos nos esforçar para ajudar mais do que os outros. Jesus é rico, mas por amor a nós se fez pobre e assim nos enriqueceu. O trabalho de contribuir deve ser sempre continuado e feito com alegria e entusiasmo.

Deus aceita o que a pessoa tem para contribuir, conforme as suas posses e de acordo com sua vontade de dar. Deus não pede o que a pessoa não tem. Jesus não condenou o dízimo, mas pregou aos fariseus que eles se esqueciam da justiça e do amor de Deus. Muitos fariseus davam do que estava sobrando, mas uma viúva pobre deu o tudo do que não tinha. Deus não olha o quanto estamos dando, mas a intenção do nosso coração. A igreja de Atos não dizimava, mas dava o seu tudo aos pés dos apóstolos.

Paulo não pregava o dizimo, mas pregava contribuições voluntárias. Entendo que isto acontecia porque a igreja de Jerusalém realizou uma assembléia e decidiu que os gentios não precisavam mais cumprir a lei cerimonial judaica. Entendo que dízimos, sábados e circuncisão não precisavam mais ser obedecidos. Paulo pregou uma nova forma de contribuir, pois dar é um mandamento. O dízimo dado por pessoas antes da lei mosaica era como contribuição voluntária, num gesto de amor e gratidão a Deus por tudo o que Ele nos dá. A lei só veio com Moisés. De Adão até Moisés não havia lei e a condenação se dava por causa do pecado de Adão.

O que devemos obedecer da lei mosaica é não comer carne de animal sufocado, nem comer coisas feitas com sangue, não comer coisas sacrificadas a ídolos e abster-se de fornicar ou outro pecado sexual.

Fiz estas colocações diante do legalismo da igreja de hoje, que insiste em pregar o dízimo na forma da lei, desconsiderando o que Paulo diz e o que a assembléia de Jerusalém determinou. Tive pastores que puniam severamente quem não dizimava, disciplinando e podendo inclusive até excluir o membro da igreja. Disciplinar é tirar o cristão do seu direito de participar da ceia do Senhor. Tive as portas da igreja fechada para mim e acreditei que tinha perdido a salvação por causa desta doutrina do dízimo.

A letra mata, mas o espírito vivifica. Devemos contribuir, mas não na lei e sim na graça de Deus. No eterno estado onde Deus reinará, não haverá propriedade privada, pois tudo é de Deus e nós usufruiremos o que Deus faz por nós. Deus é nosso Pai e nunca vi um pai cobrar imposto de um filho. Um pai pode pedir que um filho ajude os irmãos necessitados. Isto é amor e supera a lei. O conceito de paternidade de Deus vem com Jesus e não na dispensação da lei.

A igreja neopentecostal de hoje, principalmente a que tem mídia, é muito legalista e ávida por dinheiro. É uma igreja tipo Laodicéia.

“Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap 3:15-22 RA)

Agradeço a oportunidade. O reino precisa dos irmãos. Ajudem a obra na graça. Paz.
Corupá - SC
Textos publicados: 52 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.