Palavra do leitor
- 11 de outubro de 2008
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Confiança é o cimento do mundo
"Num momento de dificuldade, depender de uma pessoa que não merece confiança é como mastigar com um dente estragado, andar com um pé aleijado." (Pv 25.19)
Imagine que você estivesse com uma insuportável dor de dente e um amigo lhe dissesse que tinha um parente dentista que poderia atendê-lo naquele instante. É muito provável que você pediria o endereço daquele “abençoado” e sairia correndo para o consultório dele. Acrescente, agora, o fato de que você recebeu, um pouco antes de se dirigir ao carro, a informação de que aquele profissional tinha acabado de concluir o curso e você é um dos primeiros clientes. O que você faria?
A confiança é função de duas qualidades: caráter e competência. Caráter inclui integridade (fazer o que prega), ter a motivação correta e intenções justas em relação às pessoas. Já competência envolve conhecimentos, habilidades, antecedentes e realizações. Ao receber a informação da existência de um dentista que poderia atendê-lo, sua reação foi de alegria por entender que seu amigo certamente teria a boa intenção de ajudá-lo. Porém, ao saber que o profissional está em início de carreira, a confiança foi perdida diante da suposta falta de competência de alguém que o teria como primeiro cliente.
Observe a crise atual no sistema financeiro mundial. Visando aumentar a liquidez em seus países, os bancos centrais das nações mais ricas baixaram as taxas de juros. Contrariando as teorias econômicas vigentes, os mercados não reagiram positivamente. Ao contrário, as bolsas de valores continuaram caindo, agravando ainda mais a crise. Motivo? Falta de confiança entre as instituições financeiras e os investidores em toda parte do globo.
Por mais otimista que sejamos, a verdade é que não sabemos quando a atual crise financeira mundial irá terminar e quais serãos as consequências em nossas vidas. Mas, até lá, precisamos fazer a nossa parte e contar com Aquele lá de cima para nos tornarmos cada vez mais confiáveis, investindo no aperfeiçoamento do nosso caráter e desenvolvendo nossas competências.
www.ajudadoalto.com.br
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A confiança é função de duas qualidades: caráter e competência. Caráter inclui integridade (fazer o que prega), ter a motivação correta e intenções justas em relação às pessoas. Já competência envolve conhecimentos, habilidades, antecedentes e realizações. Ao receber a informação da existência de um dentista que poderia atendê-lo, sua reação foi de alegria por entender que seu amigo certamente teria a boa intenção de ajudá-lo. Porém, ao saber que o profissional está em início de carreira, a confiança foi perdida diante da suposta falta de competência de alguém que o teria como primeiro cliente.
Observe a crise atual no sistema financeiro mundial. Visando aumentar a liquidez em seus países, os bancos centrais das nações mais ricas baixaram as taxas de juros. Contrariando as teorias econômicas vigentes, os mercados não reagiram positivamente. Ao contrário, as bolsas de valores continuaram caindo, agravando ainda mais a crise. Motivo? Falta de confiança entre as instituições financeiras e os investidores em toda parte do globo.
Por mais otimista que sejamos, a verdade é que não sabemos quando a atual crise financeira mundial irá terminar e quais serãos as consequências em nossas vidas. Mas, até lá, precisamos fazer a nossa parte e contar com Aquele lá de cima para nos tornarmos cada vez mais confiáveis, investindo no aperfeiçoamento do nosso caráter e desenvolvendo nossas competências.
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