Palavra do leitor
- 26 de agosto de 2012
- Visualizações: 1367
- 1 comentário(s)
- +A
- -A
- compartilhar
Conectivos da liderança (Parte 2)
3. INOVAÇÃO: Líderes são inventores. Os resultados de ter uma visão superior aos dos liderados e aventurar-se na exploração das oportunidades que enxergam os líderes, são uma explosão atômica de novas ideias que turbinará o campo de atuação desses líderes, seja ele a igreja, a empresa ou qualquer outra instituição que esteja em suas mãos.
Inovação é a palavra que melhor define esse conectivo lideracional. Gerentes seguem tradições financeiras, datas comemorativas, pesquisa de mercados e rotinas anuais de estratégias de vendas; Líderes são diferentes, inovam sempre. Quando seu pessoal está caindo na rotina o líder surpreende a todos com um programa diferente. Quebrando os tabus, alargando as fronteiras e contextualizando estratégias passadas com ações hodiernas; esse é o papel do líder.
Na liderança de uma igreja, que é diferente de qualquer outra organização secular, o líder deve ter um cuidado a mais com a inovação, visto ser (a igreja) uma comunidade de pessoas que vivem em um contexto espiritual, ligado diretamente com princípios divinos e eternos. É possível para o líder eclesiástico promover inovações, mas sem remover os marcos históricos que delimitam uma instituição religiosa – protegendo a sã doutrina.
Ser um pastor inovador não é necessariamente um implantador de inovações seculares na igreja local, e sim um contextualizador de métodos evangélicos para a mensagem do evangelho ao mundo moderno.
Os fundamentos do cristianismo nunca mudam: A Fé, a Esperança, O amor (1Co 13.13), a graça (Ef 2.8-10), a pregação do evangelho (Mc 16.15), o viver santo (Lv 20,7; 1Pe 1.16) etc. Mas, sua transmissão, apresentação e relação pode ser adaptados. Aqui entra a ação do líder inovador, não mudando os pilares do cristianismo! O líder inventor cria estratégias para contextualizar os fundamentos do cristianismo levando-os à sociedade moderna, da qual fazemos parte.
Jesus foi inovador por excelência. Em Mateus 9.16,17 encontramos a prova disso quando o próprio Jesus aplica a mensagem da graça divina distinta da Lei judaica. O vazo velho da Lei não poderia suportar a Graça salvadora trazida por Ele.
Ninguém deita remendo de pano novo em veste velha, porque semelhante remendo rompe a veste, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás, rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam. (Mt 9.16,17)
Os líderes como inventores podem criar estratégias adaptáveis aos fundamentos eternos do cristianismo não desvirtuando sua essência, mas contextualizando-os para hoje.
Essas inovações estratégicas têm que seguir uma fórmula simples: PG-MSS, Adotada por Charlie “Tremendous” Jones, norte-americano que tem percorrido o mundo como palestrante de empresas como IBM, Xerox, 3M e outras grandes multinacionais. Pense Grande – Mantenha Sempre a Simplicidade (PG-MSS) é uma fórmula que instiga todo líder a criar projetos ousados que cause impacto, tanto à sua equipe quanto a instituição. Mas adverte que esses projetos não sejam utópicos, com grandes projeções, ideias, ou mesmo, se tornem grandes “elefantes branco” (Lc 14.28); mas que Mantenha a simplicidade.
Em seu livro “A vida é fantástica” Charlie Jones narra uma história de um menino que queria vender seu cachorrinho maltrapilho em uma esquina e que foi abordado por um vendedor que lhe aplicaria tal fórmula de sucesso.
Um vendedor passava pela mesma esquina todos os dias e, depois de uma semana, ficou com pena do menino que tentava vender o seu cachorrinho. O homem percebeu que o garoto não estava Pensando Grande. Parou e disse:
– Filho, você realmente quer vender este chachorro?
O menino respondeu:
– Claro que quero.
– Bem, você nunca vai conseguir vendê-lo se não aprender a Pensar Grande. O que eu quero dizer é o seguinte: leve este chachorro para casa, dê-lhe um banho, escove-o, aumente o preço, faça as pessoas pensarem que você tem um grande produto, e vai conseguir vendê-lo.
Naquela mesma tarde, o vendedor passou novamente e lá estava o menino com o cachorrinho todo arrumado, perfumado e enfeitado com fitas ao lado de um aviso: “Cachorrinho EX-TRA-OR-DI-NÁ-RI-O à venda – 5.000 dólares”.
O vendedor engasgou-se e percebeu que havia esquecido de avisar ao menino para Manter Sempre a Simplicidade. Mais tarde parou ...
... CONTINUA
Inovação é a palavra que melhor define esse conectivo lideracional. Gerentes seguem tradições financeiras, datas comemorativas, pesquisa de mercados e rotinas anuais de estratégias de vendas; Líderes são diferentes, inovam sempre. Quando seu pessoal está caindo na rotina o líder surpreende a todos com um programa diferente. Quebrando os tabus, alargando as fronteiras e contextualizando estratégias passadas com ações hodiernas; esse é o papel do líder.
Na liderança de uma igreja, que é diferente de qualquer outra organização secular, o líder deve ter um cuidado a mais com a inovação, visto ser (a igreja) uma comunidade de pessoas que vivem em um contexto espiritual, ligado diretamente com princípios divinos e eternos. É possível para o líder eclesiástico promover inovações, mas sem remover os marcos históricos que delimitam uma instituição religiosa – protegendo a sã doutrina.
Ser um pastor inovador não é necessariamente um implantador de inovações seculares na igreja local, e sim um contextualizador de métodos evangélicos para a mensagem do evangelho ao mundo moderno.
Os fundamentos do cristianismo nunca mudam: A Fé, a Esperança, O amor (1Co 13.13), a graça (Ef 2.8-10), a pregação do evangelho (Mc 16.15), o viver santo (Lv 20,7; 1Pe 1.16) etc. Mas, sua transmissão, apresentação e relação pode ser adaptados. Aqui entra a ação do líder inovador, não mudando os pilares do cristianismo! O líder inventor cria estratégias para contextualizar os fundamentos do cristianismo levando-os à sociedade moderna, da qual fazemos parte.
Jesus foi inovador por excelência. Em Mateus 9.16,17 encontramos a prova disso quando o próprio Jesus aplica a mensagem da graça divina distinta da Lei judaica. O vazo velho da Lei não poderia suportar a Graça salvadora trazida por Ele.
Ninguém deita remendo de pano novo em veste velha, porque semelhante remendo rompe a veste, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás, rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam. (Mt 9.16,17)
Os líderes como inventores podem criar estratégias adaptáveis aos fundamentos eternos do cristianismo não desvirtuando sua essência, mas contextualizando-os para hoje.
Essas inovações estratégicas têm que seguir uma fórmula simples: PG-MSS, Adotada por Charlie “Tremendous” Jones, norte-americano que tem percorrido o mundo como palestrante de empresas como IBM, Xerox, 3M e outras grandes multinacionais. Pense Grande – Mantenha Sempre a Simplicidade (PG-MSS) é uma fórmula que instiga todo líder a criar projetos ousados que cause impacto, tanto à sua equipe quanto a instituição. Mas adverte que esses projetos não sejam utópicos, com grandes projeções, ideias, ou mesmo, se tornem grandes “elefantes branco” (Lc 14.28); mas que Mantenha a simplicidade.
Em seu livro “A vida é fantástica” Charlie Jones narra uma história de um menino que queria vender seu cachorrinho maltrapilho em uma esquina e que foi abordado por um vendedor que lhe aplicaria tal fórmula de sucesso.
Um vendedor passava pela mesma esquina todos os dias e, depois de uma semana, ficou com pena do menino que tentava vender o seu cachorrinho. O homem percebeu que o garoto não estava Pensando Grande. Parou e disse:
– Filho, você realmente quer vender este chachorro?
O menino respondeu:
– Claro que quero.
– Bem, você nunca vai conseguir vendê-lo se não aprender a Pensar Grande. O que eu quero dizer é o seguinte: leve este chachorro para casa, dê-lhe um banho, escove-o, aumente o preço, faça as pessoas pensarem que você tem um grande produto, e vai conseguir vendê-lo.
Naquela mesma tarde, o vendedor passou novamente e lá estava o menino com o cachorrinho todo arrumado, perfumado e enfeitado com fitas ao lado de um aviso: “Cachorrinho EX-TRA-OR-DI-NÁ-RI-O à venda – 5.000 dólares”.
O vendedor engasgou-se e percebeu que havia esquecido de avisar ao menino para Manter Sempre a Simplicidade. Mais tarde parou ...
... CONTINUA
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.
- 26 de agosto de 2012
- Visualizações: 1367
- 1 comentário(s)
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Revista Ultimato
- +lidos
- +comentados
- A democracia [geográfica] da dor!
- O cristão morre?
- Só a Fé, sim (só a Escolha, não)
- Mergulhados na cultura, mas batizados na santidade (parte 2)
- Não nos iludamos, animal é animal!
- Amor, compaixão, perdas, respeito!
- Até aqui ele não me deixou
- O soldado rendido
- O verdadeiro "salto da fé"!
- E quando a profecia te deixa confuso?