Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Conectivos da liderança (parte 1)

Sobe o prisma da dimensão ministerial, a liderança é a forma eficaz – também instrumental – para desenvolver e fortalecer relacionamentos entre membros de uma instituição, no caso aqui: a igreja local! Como uma espécie de “tendões” que liga o convívio da membresia entre si, a liderança desempenha um papel “biológico” nos diversos campos estruturais do corpo de Cristo.

Na égide dessa convicção tal ligamento só é possível pelos “conectivos” desenvolvidos pelo líder. Por si só, esses “conectivos” são indispensáveis para fazer da liderança um sistema “biologicamente” ativo, vibrante, emotivo e cheio de vida; totalmente diferente do gerenciamento sólido e calculista que a gélida administração secular requer.
Quero esboçar pelo menos, seis conectivos lideracionais que transcendem a administração institucional e interligam à ação de um líder, são eles:

1. ZOOM: Líderes usam um mecanismo chamado “zoom”. Os gerentes têm sua visão estabelecida nas vendas; eles enxergam o contexto situacional da empresa, limitando-se às metas. Ao invés dos líderes, que veem à longo prazo. Enquanto vivem sua liderança aqui e agora já estão traçando metas que transcendem as expectativas atuais. O líder deve ver o que os liderados levam anos para perceber; ele faz previsão e investe no futuro, embora isso possa parecer risco eminente.

A ferramenta de “zoom” em um programa de computador, especialmente num editor de textos, abre um leque de oportunidades de visualização para o documento. Esta ferramenta especifica os níveis de apresentação do trabalho, não importa a quantidade de páginas que tal documento contém. Elas serão apresentadas uma a uma, de três em três ou mais de uma só. O “zoom” não apenas minimiza o documento, mas também o maximiza, dando condições para que possamos ver com mais clareza o que estamos fazendo. Com esta ferramenta é possível imaginarmos como o trabalho vai ficar antes mesmo de termos terminado e dar uma visão geral, tanto macro como micro num contexto amplo de todo o trabalho.

O líder usando essa ferramenta tem condições de visualizar sua equipe em um todo, e um componente individualmente. A capacidade de conhecer seus liderados individualmente vai fortalecer o vínculo emocional da liderança. O olhar maximizador do líder, além de ver novas possibilidades de sucesso para serem exploradas, capacita-o para conhecer toda sua equipe. O líder que usa essa ferramenta não há limites que o impeça de crescer, de criar algo novo e enxergar a mais insignificante oportunidade e transformá-la, no futuro, em um grande projeto.

2. AMPLITUDE: Líderes Exploram os contextos para alargar fronteiras. Os gerentes limitam-se apenas em um contexto imediato. Ou seja, eles levam em consideração apenas a sua loja, como seu único cenário de atuação. Para eles existem apenas, sua equipe, suas obrigações corriqueiras e metas pré-estabelecidas para cumpri-las. Seus olhares estão naquilo que eles alcançam, mas nunca no que se pode criar a partir de um contexto maior. Na exegese é imprescindível conhecer, além do contexto imediato, o contexto amplo para entender o que uma mensagem Bíblica significa. Enquanto o contexto imediato é considerado alguns versículos antes e depois da leitura em questão. O contexto maior é formado de capítulos e até de um livro completo.

Os líderes não só explora os “elementos” mais próximos como os usam para fazerem deles os seus contextos maiores. O líder leva em consideração sua equipe atual, suas habilidades, embora forem pequenas, e motiva para que façam algo ainda maior, mesmo que pareça impossível. Os líderes exploram suas limitações e encontram capacidade para fazerem o impensado. O contexto amplo só é possível pela constituição dos contextos pequenos. Eis ai a razão porque o líder sabe que é possível alargar as fronteiras de sua equipe e instituição.

Enquanto o item anterior é o zoom que líderes usam para enxergar em amplitude, esse item é a execução do que eles veem. O líder sempre deve surpreender sua equipe com algo novo, mas para que isso ocorra é preciso o líder ter essa visão “zoom” para alarga oportunidades que proporcione renovações e o mais necessário para isso é que o líder seja inventor por natureza, próximo conectivo de um líder que o diferencia de gerente.

... [continua]
Barroquinha - CE
Textos publicados: 20 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.