Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Complexo de Eva

A culpa é da serpente, foi o que respondeu Eva ao ser indagada por Deus, de o porquê ela desobedeceu à sua ordem, de "não comerás", suscitando a enérgica ira divina através das seguintes palavras: "Multiplicarei os sofrimentos de teu parto: darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio". E essa tem sido a resposta que damos a Deus e ao mundo sempre que erramos. A culpa é da serpente, repete os seduzidos homens.

Parece que essa indisposição em assumir os nossos erros, nasce juntamente com a fecundação do óvulo, é algo latente, quase que umbilical, pegue uma criança em flagrante delito, e a culpa vai ser do irmão que começou a briga ou da janela que apareceu na frente da bola e se quebrou milagrosamente. E assim iniciamos a nossa empreitada. Passando por essa fase inicial da vida, surge a puberdade, o espírito culpa-serpente-mirim ainda continua o mesmo, ocorrendo uma evolução negativa e crescente, fugimos sempre que o acusador nos aponta o dedo, só que com mais sofisticação, palavras e verbalizações ensaiadas e aprendidas. E logo tornamo-nos adultos.

Reconheço que não é fácil admitir os nossos erros, a verdade dói o orgulho e tudo que construímos durante uma vida toda ser destruída pela verdade, "não deveria ser assim", afirmamos. Acabamos inventando maneiras de esconder a nossa nudez; como coser folhas de figueiras, tudo serve como auto-engano da realidade não confrontada. Passamos a nos dedicar à oração, ao jejum, damos dízimos, ofertas, barganhamos uma benção aqui, pedimos perdão de um pecado que insiste em ficar ali.

E Deus grita como um Pit Bull enfurecido: "Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Por que a vossa beneficência é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa. (…) Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus mais do que holocausto. Mas eles traspassaram o concerto, como Adão" (Os 6.4,6-7). A nossa imagem no espelho pela manhã diz realmente quem somos sem maquiagem as espinhas, os cravos e as rugas se tornam a realidade do que repito somos.

É justo e engraçado tal adágio: "Jesus Cristo é igual água fria o difícil é entrar, mais depois que se entra ninguém quer sair", necessário é um balde de água fria para despertar-nos do nosso sono habitual. Qual a solução para o complexo de Eva, somente a verdade do evangelho da graça por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, para nos lavar e purificar dos nossos pecados.


E quando Deus perguntar, por que fizestes isso, erga as mãos e diga eu pequei Senhor.

Kiestionador, na fé.
Anapólis - GO
Textos publicados: 2 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.