Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Compaixão de Deus e a ira de Jonas

Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade? Jonas 4:11

No período helenístico e em outros períodos histórico e bíblicos posteriores nos oferecem através de leituras de livros em torno da bíblia que Ninus, é o possível fundador de Nínive. A Nínive histórica é mencionada por/em torno do século 18 a. C. Estes Ninivitas por sua vez são conhecidos como guerreiros cruéis e possuidores de um centro de adoração a Ishtar (é uma antiga deusa mesopotâmica associada ao amor, ao erotismo, a fecundidade e a fertilidade. Sendo alvo de culto em todas as cidades sumérias, era especialmente devotada em Ur, que por sinal estudamos ontem para mensagem da noite), cujo seu (culto foi responsável pela antiga importância da cidade. A estátua da deusa foi enviada ao Egito no século 14 a.C., por ordens do rei de Mitani. A cidade de Nínive foi vassala do reino de Mitani até meados do século 14 a.C., quando os reis assírios de Assur a capturaram.

Quando a bíblia fala de compaixão com ímpio (Nínive) torna-se inegável que Deus a tenha, pois enviou seu filho para morrer em nosso lugar. Isso todos nós somos alvos da compaixão e devemos exercer compaixão com todos sem exceção que não conhecem Deus, como os de Nínive.

Agora quanto ao juízo, a bíblia também é muita clara. Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto. Salmos 89:14. Haverá um juízo, e um dia que não haverá compaixão, nem amor, somente a base do trono. Quem não tem Cristo será alvo de juízo. Quem se rebela contra Cristo não será tratado com compaixão, ainda que eu queira. Devemos saber separar bem. Jonas ficou irado pela conversão de pessoas ímpias, más, que não adoravam a Deus.

Samuel um profeta compassivo com os erros de Saul, foi reprendido por Deus e por sua justiça. Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado... Deus retirou de Saul sua compaixão e Saul tornou-se como um ímpio, e foi até consultar uma feiticeira, sendo ele um Hebreu da tribo de Benjamim. Um crente que retorna por sua rebeldia a consultar espíritos malignos.

Quanto as afirmações do Senhor nas parábolas, ele se dirigia aos Israelitas que rejeitaram a Cristo, (veio para os seus mais os seus não O receberam. João 1.11) e antes disso, primeiro ao próprio Deus que desejava instrui-los. Quando o profeta Samuel disse a Deus que tinha sido rejeitado, Deus disse a Samuel: O SENHOR Deus então lhe respondeu em seguida: "Atende, pois, a tudo o que este povo te pede, (porquanto não é a ti que eles rejeitam), mas sim a minha própria pessoa, porque não desejam mais que Eu reine sobre eles!! Samuel 8.7. O contexto das parábolas são fixos aos judeus. E nos servem de instrução contra religiosidade. (Religiosidade é ensinar e não praticar o que ensina)

Há dois contextos ai. Ímpios e crentes hebreus. Com ímpios compaixão. Com crentes rebeldes. Misericórdia / correção e ira são os escritos bíblicos. Trazer o Céu para o inferno nunca foi a pregação bíblica. E nem levar o inferno para o céu muito menos.

E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, (porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. Hebreus 12:16-17).

Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Hebreus 12:6-8

Existe dois caminhos, não depende de quem quer, e sim de quem Deus escolhe.

Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú". E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. Pois a Escritura diz ao faraó: "Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra". Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer. Romanos 9:13-18

Mas o que tens a dizer se Deus suportou com muita longanimidade os vasos da ira, preparados para a destruição, porque desejava manifestar a sua ira e tornar conhecido seu poder. Rm 9.22

Temos que ter um cuidado muito grande em se falar dos atributos de Deus. Não conferir a Deus nossa maneira de ver seus atributos. Basta ler e explicar o que está escrito. Sem acrescer nossas emoções e sentimentos a Deus.


Pr. Adélcio Ferreira - IBPMG
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCvnT-QDIDq61qBYowPRn9Iw

São Lourenço - MG
Textos publicados: 110 [ver]
Site: http://www.igrejabatistadaprovisao.com.br/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.