Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Como identificar uma igreja evangélica

Um igreja genuinamente evangélica é aquela que prega o santo evangelho. Não "um evangelho", mas o EVANGELHO DE CRISTO que na linguagem do apóstolo Paulo é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. (Romanos 1.16).

Podemos então facilmente identicar uma igreja realmente evangélica? Sabemos que existem muitas igrejas que apesar de terem uma aparência exterior - e até serem reconhecidas por algumas igrejas como sendo cristãs evangélicas - na verdade não pregam e nem vivem o Evangelho.

Como podemos então identifica-las? Por serem muitas, e às vezes tão semelhantes, muitas vezes fica dificil identifica-las. Mas com muita oração, discernimento, estudo e, sobretudo, com a ajuda do Espírito Santo podemos identifica-las e evita-las, pois se trata dos fariseus modernos que nada tem a ver com a verdadeira igreja de Deus.

Essa identificação é extremamente importante, pois muitos irmãos por confundirem as coisas acabaram sendo enganados e hoje estão longe da graça de Deus. Negaram a fé, voltaram ao Egito, se submetram ao jugo da lei, se rebatizaram, seguem uma doutrina falsa e perderam a alegria da salvação. Jesus alertou certa vez: "Acautelai-vos dos falsos profetas que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores" (Mateus 7.15).

Muitos, ainda hoje, são enganados por esses lobos travestidos de ovelhas que às vezes vão de casa em casa vendendo a sua literatura venenosa e pregando abertamente as mais terríveis heresias. Paulo, apóstolo, adverte: "Mas ainda que nós, ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema (amaldiçoado). Assim como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho, que vá além daquele que recebestes, seja anátema". (Gálatas 1. 8 e 9).

O verdadeiro evangelho consiste em apresentar Cristo Jesus como único e suficiente Salvador. Jeus, apenas Jesus tem o direito, a prerrogativa e a competência de salvar. "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (Atos 4.12).

Muitos, infelizmente, não pregam o evangelho de Jesus, mas se dizem crentes e cristãos. São falsos pregadores que pregam falsas doutrinas, embora tendo aparência de piedade, negam a eficácia da Palavra de Deus. Eles estão espalhados por todo o País com sua elegância, sua mensagem decorada e sutil, seu jeito educado, seu crachá de identificação a destilar veneno qual serpente venenosa. Isto nos faz lembrar a velha serpente, "mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito" a qual enganou a mulher com mentiras, truques e insinuações e por fim arrastou toda a humanidade para o pecado. (Gênesis 3).

Mas o crente fiel saberá como trata-los e não se intimidará diante de suas mentiras e ameaças. O crente usará a espada do Espírito que é a Palavra de Deus. "Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo". (I Corintios 15.57). Uma igreja evangélica prega o santo evangelho. Não prega a mensagem de algum profeta, não prega um outro batismo, uma "nova visão", não prega que é a única igreja verdadeira, não prega o sábado, ou a guarda desse dia como essencial à nossa salvação. Enfim, ela prega o evangelho puro, genuino e verdadeiro. (Marcos 16.15).

Meus irmãos, vamos ficar unidos. Vamos ficar firmes com Jesus que é mais seguro e infinitamente melhor. Somos evangélicos - e o nosso Deus não é Deus de confusão como bem escreveu Paulo em I Corintios 14.33). Ora vem Senhor Jesus!
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.