Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Como definir o que é inspiração?

Certamente não há uma definição completa e correta para explicar este sentimento que brota nas horas mais inesperadas e nos envolve de uma forma tão forte que não entendemos por mais que nos esforcemos.

A inspiração continua sendo um segredo, algo talvez do subconsciente ou do consciente ou, quem sabe, do nosso inconsciente.Sabe-se apenas que é uma força ainda desconhecida que aparece de repente na rua, no elevador, na condução ou até mesmo quando estamos dormindo. Não dá para defini-la usando simplesmente as palavras, pois ela é mais do que palavras: é puro sentimento.

É preciso ter inspiração para caminhar e para realizar algo por mais simples que seja. É comum ouvirmos alguém dizer: "hoje estou sem nenhuma inspiração". E quantas vezes ficamos assim! E então procuramos inspiração por aí, mas voltamos, depois, muitas vezes piores do que quando saimos. Isto acontece porque não somos nós que devemos ir atrás da inspiração, mas, sim, é ela quem deve nos procurar.
Precisamos da inspiração para escrever e até mesmo para ler e para entender o que está escrito. Precisamos dela para conversar, para discutir, dialogar, ensinar e aprender. Têm dias que estamos vazios de inspiração e cheios de revolta e de mau humor. Nestes dias, é bom ninguém se aproximar muito de nós sob pena de receber uma resposta áspera ou mesmo uma agressão. Depois nos desculpamos, mas nem sempre somos desculpados ou perdoados.

Em geral, quando os escritores estão sem inspiração para produzir algo novo e inédito, recorrem a textos antigos e muitas vezes se surpreendem e surpreendem também os seus leitores. Um dia assisti a uma entrevistas com o conhecido escritor Luiz Fernando Veríssimo na qual ele falava sobre isto. Nestas ocasiões, ele costuma reaproveitar algum texto, ou escrever sobre a falta de assunto, mas para escrever, seja lá o que for, é preciso ter assunto e inspiração.

É possível escrever ou fazer alguma coisa sem inspiração? Creio que na maioria das vezes não só é possível como é normal agirmos assim. Isto acontece, mas geralmente sai tudo errado, ou pelo menos não sai como gastaríamos que saisse. O bolo não fica gostoso e o café fica forte ou muito fraco. Sem inspiração não há poesia, não há emoção, não há aquele algo mais que este sentimento se incumbe de realizar.
Mas quando temos inspiração tudo flui de forma leve e espontânea. Tudo corre como um rio calmo e silente, tudo se faz contente e agrada a toda gente. Não é preciso se esforçar, transpirar, se cansar e ás vezes até se irritar; a inspiração se encarrega de transformar as coisas e dar a elas um "fino acabamento" e em tudo propiciar alegria e satisfação a todos. E assim vemos e sentimos o toque leve do vento roçando os nossos cabelos, e vemos mais luz e mais brilho no olhar e no sorriso de todos.

Como definir o que é inspiração? Isto não é possível, pois é algo sobrenatural que Deus graciosamente nos concede nos momentos em que ele sabe o quanto e como dela precisamos. Se pudéesemos definir a inspiração, ela deixaria de ser algo tão maravilhoso e tão especial e muitos, talvez, poderiam tentar compra-la com o vil metal. Mas, sabemos que ela é algo que brota do nosso coração e nos acalma, vem do fundo da nossa alma num momento de emoção e calma. Para viver bem é preciso ter inspiração.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.