Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Ciência paranormal

Marcelo Leite, na sua coluna semanal no caderno Mais (Folha de São Paulo, 12 de abril), mistura em um mesmo balaio os céticos sobre o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e os criacionistas, sob o título "Ciência paranormal".

Segundo o Aulete Digital, paranormal é o fora da normalidade, excluído da explicação científica ou lógica, sobrenatural. Portanto, o texto versa sobre aquilo que está fora do "estado da arte do conhecimento, (do) conjunto variável de explicações sobre o mundo natural apoiado em observações e aceito pela comunidade mundial de pesquisadores". Seguindo a atual filosofia da ciência, didaticamente exposta por Rubem Alves, a ciência é um conjunto do explicações que vigora até que elas não consigam mais explicar todas as dúvidas, sendo sucedidas por outro modelo.

O que ambos compartilham, segundo Marcelo Leite?
1. "Promovem qualquer artigo obscuro a resultado discordante que vai derrubar a ciência normal"
2. "Alegam censura e repressão quando sua 'ciência' não é reconhecida"
3. "Apresentam como prova de refutação as lacunas e incertezas inerentes ao conhecimento científico"

Finalizando, em um estilo agressivo, fora do seu habitual, "os céticos e os criacionistas não param de pé sem uma conspiração repressora de governos,imprensa leiga e periódicos científicos para calar os que bebem a Verdade de fontes a que só eles, os escolhidos, têm acesso".

Para a maioria dos cristãos envolvida no debate evolução/criação é difícil não vestir a carapuça oferecida pelo texto. Criacionistas históricos e antigos, como a ABPC, não criam um modelo novo, mas procuram desmontar a teoria da evolução (notem que disse "teoria", e não "fato") através de suas falhas (até onde eu saiba, reconhecidas amplamente) e de fraudes ocasionais (será que nenhum criacionista se envolveu com fraude? algumas afirmativas teológicas não poderiam ser semelhantes?). Quando se usa o argumento "vontade de Deus" para explicar fatos de forma completa e definitiva o discordante é excluído da discussão, sua opinião ignorada e ele marginalizado.

Tal comportamento não seria uma das pedras de tropeço que somos severamente admoestados a não colocar aos pequeninos? (Mt 18.1-14)
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 83 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.