Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Celebrando o re-Natal

Todo mundo sabe o real significado de Natal. Creio que estamos fartos em falar que o sentido do Natal não é trocar presentes, nem enfeitar casas, muito menos esperar por um velhinho que desce pela chaminé - ainda mais porque quase não há casas com chaminé hoje em dia - e ouvir que o real significado do Natal é Jesus que veio ao mundo salvar a humanidade. Mas por que estamos fartos - se é que estamos - de ouvir tão grande boa-nova de salvação? Ou uma pergunta um pouco diferente, mas dentro desse sentido: por que lembrar desse glorioso momento - e mudar nossas atitudes em prol do espírito natalino - somente no fim de ano? Vou levantar uma hipótese do que acredito sobre isso.

A palavra Natal significa nascimento. Por isso se fala em taxa de natalidade para referência de quantos bebês nascem, brasileiro nato para os que cumprem critérios da Constituição Federal de 1988 em vigor neste país, teste pré-natal para acompanhar grávidas em gestação de um feto, e outros termos referentes a nascimento usam a raiz de Natal. E celebramos essa data em especial devido ao natal de Jesus. Porém o Mestre veio propor um outro Natal, diferente do que celebramos. Diferente de nossas reuniões religiosas de fim de ano para lembra um Deus que passamos o ano inteiro esquecendo ou se lembrando de suas palavras mas sem o famoso espírito natalino. Se o leitor não se encaixa no quadro acima, glória a Deus pelo seu exemplo, porque de fato entendeu o real sentido do Natal.

Jesus com seu Natal veio dar ao homem a oportunidade de um re-natal e isso está explícito em João 3:3: "Jesus declarou: 'Digo-lhe [a Nicodemos] a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo." Jesus não veio ao mundo só para tirar o homem dos vícios das drogas. Ele não veio ao mundo só para instituir um feriado de comemoração ao seu "aniversário" como se fosse possível contar os anos de um Deus chamado Pai da Eterniade. Jesus veio ao mundo, nasceu em carne, para restaurar a Aliança do homem com Deus. E essa restauração, essa reconciliação com Deus torna o homem um re-nato (aos Renatos de nome, um significado e tanto e fica um novo convite para que não seja Renato só de nome), renascido. Jesus continuando sua conversa com Nicodemos explica: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo." Jesus veio proporcionar o novo nascimento. Se a alma renascida do Espírito abandonar os vícios, a religiosidade, a imoralidade não é causa, mas consequência da obra divina no homem. Como se dá esse renascimento? Jesus não deixa em palavras somente tal explicação, mas também com seus atos e atos de renúncia e morte.

Continua aqui.
BrasÍlia - DF
Textos publicados: 2 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta