Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Caminho de vitórias

A fé na Palavra de Deus e nos seus feitos nos prepara para um caminho de vitórias.

"Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias" (Hb 11.31).

Amado leitor, a Palavra de Deus que é a Sabedoria de Deus para o seu povo, "guardai-os pois, e cumpri-os, porque isso será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Este grande povo é nação sábia e entendida" (Dt 4.6). Relata-nos o Livro de Josué 2, sobre a vida de uma mulher prostituta, que ainda que estivesse no erro e pertencendo na época, a um povo pagão e idólatra, os cananeus, pelo temor dos feitos do Senhor, ela ajudou dois espias naquele momento, "inimigo daquela Cidade" chamada Jericó, que em hebreu significa "Lugar de Fragrância", também chamada cidades das palmeiras. Naquela mesma cidade, nos tempos de Elias e Eliseu, havia ali uma escola de profetas. Ali, muitos anos depois, Jesus curou o cego Bartimeu, e salvou Zaqueu, o publicano.

Na visão do homem natural, os atos daquela mulher são difíceis até de compreender porque a Bíblia deveria tratar favoravelmente sobre a vida de Raabe, ou seja, uma mulher pecadora. 

"Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão" (Mc 9.41).

O nosso Deus não vê como vêem os homens. Aquela mulher escondeu os mensageiros do Senhor, em função do temor ao Deus vivo de Israel, pelos feitos e pelas notícias que chegaram ao conhecimento: "E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós" (Js 2.9).

Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes (Js 2.10).

Será que nós, servos libertos em Cristo, estamos escondendo os mensageiros do Senhor em oração?

Será que estamos desenvolvendo um saudável temor do Deus vivo de Israel, ao ponto de tornarmos verdadeiramente parte da nação espiritual que tem uma aliança com o Senhor Jesus?

Será que estamos, pela Fé, confiando exclusivamente no poder de Deus para nossa salvação e transformação?

"Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias" (Hb 11.31).

A Palavra de Deus relata-nos que: "Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó" (Js 6.25).

Pela demonstração de fé de Raabe, ela conjuntamente com a família e seus bens foram preservados da destruição: E tudo quanto havia na cidade destruíram totalmente ao fio da espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, e até ao boi e gado miúdo, e ao jumento (Js 6.21).

Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da mulher prostituta, e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado (Js 6.22).

Então entraram os jovens espias, e tiraram a Raabe e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha; tiraram também a toda a sua parentela, e os puseram fora do arraial de Israel (Js 6.23).

Porém a cidade e tudo quanto havia nela queimaram a fogo; tão-somente a prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro, deram para o tesouro da casa do Senhor (Js 6.24). 

Vejam só! Uma mulher excluída aos olhos humanos, porém numa visão divina pós-Jericó, casou-se com Salmom "E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé" (Mt 1.5) e tornou-se tataravó do rei Davi! Tornou-se parte da linha ancestral dos reis de Israel, incluindo é claro o maior Rei das Nações, Jesus Cristo.

A vida de Raabe, pela Palavra de Deus, nos encoraja a compreender e a crer, que hoje, podem até não estarem dando absolutamente nada por mim e por você, podem não acreditarem em nós, porque olham para o nosso passado, podem desmerecer o seu futuro em função do seu presente, mas o mesmo Deus que transformou a vida de Raabe em um caminho de vitórias, pode e vai transformar a sua vida também, se você servir ao Senhor e colocar a sua fé em sua Palavra.

Encerro está simples mensagem, com uma palavra profética sobre a tua casa: "Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o Senor os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei" (Is 41.17).

"Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água" (Is 41.18).

Permita que o Senhor Deus preserve a sua vida e de seus familiares e tudo quanto tiver. Sirva ao Senhor Jesus e prepare-se para as maravilhas que Ele preparou para te honrar. 

"Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará."
São Gonçalo - RJ
Textos publicados: 5 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.