Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Cada um no seu quadrado!

Segundo o dicionário Wikipédia, a "Dança do Quadrado se trata de uma brincadeira em forma de dança surgida no ano de 2007 e que, no ano seguinte, tornou-se um grande fenômeno da Internet, alcançando posteriormente diversas outras mídias."

Na encenação musical, cada participante, dentro do seu quadrado, é impedido inclusive de pisar na linha divisória que o separa do(s) outro(s) quadrado(s).

Desta bobagem musical conseguimos extrair uma lição proveitosa: o respeito que devemos ter pela vida do nosso semelhante! E o uso da língua pode se tornar um dos piores instrumentos para a destruição do nosso próximo.

Esta reflexão certamente será útil para quem deseja viver dias melhores/felizes.

"Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano" (1 Pedro 3:10).

Os maiores problemas que enfrentei em minha vida resultaram de palavras irresponsáveis ou aquelas usadas no tempo ou nos lugares errados.

“O que, passando, se põe em questão alheia, é como aquele que pega um cão pelas orelhas” (Provérbios 26:17)

“Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal” (Tiago 3:8).

Há quem pense ser o dono da verdade, e que sente a necessidade de expor todas as suas idéias sobre os outros ou fatos da vida cotidiana, como que tendo uma “opinião formada sobre tudo”, fazendo-nos lembrar de parte da música Metamorfose Ambulante, escrita e interpretada pelo já falecido cantor Raul Seixas.

Aprendo com Jesus, que às vezes era bastante econômico com o uso das palavras. O silêncio muitas vezes é a prova da verdadeira sabedoria e a confirmação da segurança do cristão no Pai celestial.

Na pedagogia de vida divina de Jesus, o silêncio fez parte da sua trajetória terrena: “E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos. E Pilatos lhe perguntou: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes. E os principais dos sacerdotes o acusavam de muitas coisas; porém ele nada respondia. E Pilatos o interrogou outra vez, dizendo: Nada respondes? Vê quantas coisas testificam contra ti. Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se maravilhava” (Marcos 15:1-5).

“Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus” (Mateus 26:63).

Com isto, não quero sugerir que andemos por aí em jejum vocal, até porque, como cristãos, não devemos nos calar inclusive diante do engano religioso que tenta até confundir a cabeça de muitos servos de Deus.

Estou resoluto a defender a causa do Evangelho, e certamente denunciar as heresias ensinadas, mas não atacar pessoas em questões de sua vida privada.

Após criar o homem (este tendo uma boca e uma língua) ... “viu Deus tudo quanto tinha feito e eis era muito bom” (Gênesis 1:31a). Depois do pecado original, fico a imaginar se o homem tivesse sido criado com mais de uma boca e mais de uma língua. Imagino que eu já teria posto a Amazônia em chamas!

“Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia”. (Tiago 3:5).

“A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno” (Tiago 3:6).

Para meditação dos irmãos, recomendo a leitura de outras citações bíblicas contidas no livro de Provérbios: “E te deixaste enredar pelas próprias palavras; e te prendeste nas palavras da tua boca” (Pv 6:2) ... “O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento” (Pv 11:9) ... “O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más” (Pv 15:28) ... “Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites” (Pv 18:6) ... “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias” (Pv 21:23) ... “Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido” (Pv 20:3).

Em 2009, buscarei maior orientação divina em Sua Palavra e na oração para vencer os pecados decorrentes da língua solta e tentarei olhar apenas para o “meu quadrado”. Mesmo que o “quadrado” do outro esteja bagunçado, orarei para que Deus coloque-o em ordem, da mesma forma que o meu está precisando de uma reforma.

“Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã”. (Tiago 1:26).

Com a graça de Deus, buscarei passar a olhar apenas para a sujeira da minha própria vida (além de orar mais), ao invés de ficar perdendo tempo ao tentar colocar o cotonete embebido em óleo para limpar o umbigo (supostamente) sujo dos outros. Posto isto, "Ado! A-Ado! Cada um no seu quadrado!"
Recife - PE
Textos publicados: 392 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.