Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Bonhoeffer – pastor, mártir, profeta, espião

Este é o título do excepcional livro de Eric Metaxas sobre a vida e obra de Dietrich Bonhoeffer lançado pela editora Mundo Cristão em 2011. O autor nasceu em Nova York em 1963, onde vive até hoje, tem vários títulos de sucesso publicados e frequenta a Igreja Episcopal Calvary/St. George. O livro, composto de 31 capítulos possui uma seção de fotos bastante interessante, é bem denso (590 páginas), porém, muito gostoso de se ler. O mesmo entrou na lista do New York Times como um "Bestseller", o que não é algo muito comum para um livro que trata de um personagem que se tornou, para muitos, um símbolo de resistência da Igreja Protestante do século XX.

Já tendo sido tema de filme no ano de 2000 e agora prestes a ser relançado pela Angel Studios, responsável por "The Chosen" e "O som da Liberdade", que anunciou que lançará o filme em 2024. Bonhoeffer foi um pastor conhecido pela resistência contra o Nazismo e por fazer parte da Igreja confessante, que se recusava a seguir a Hitler. Ele foi signatário, junto a outros pastores que se colocavam em oposição ao nazismo, da Declaração Teológica de Barmen. Tive o prazer de ler o livro de Metaxas há pouco tempo e fui bastante impactado pela obra, testemunho e coragem deste jovem pastor alemão luterano que teve a coragem e a sensibilidade de deixar uma oportunidade de ter uma vida cômoda e tranquila nos Estados Unidos, como professor de Teologia, e se juntar aos seus irmãos da igreja perseguida por Hitler num dos piores fatos da história da Humanidade. A obra, de fato, nos faz refletir e reavaliar nossa "práxis" diante de um mundo que, a cada dia, se mostra inimigo e contrário ao verdadeiro Evangelho de Cristo Jesus.

 

Conforme o título do livro nos é apresentado, DB foi, de fato, um espião que tentou junto com outros líderes cristãos, por fim aos planos diabólicos e expansionistas da Alemanha nazista usando seus próprios recursos e redes de conexão. Todavia, antes de tudo, o pastor luterano foi um pastor de ovelhas, cuidando de pessoas antes e durante a guerra. Um profeta quando pregava as Boas Novas do Reino de Deus em meio a um clima de hostilidade e ódio contra a igreja cristã e outros grupos minoritários. E principalmente, um mártir ao dar sua própria vida pela causa a favor do cristianismo e da igreja protestante como um todo. Bonhoeffer foi levado para a prisão de Tegel em Berlim, depois para o campo de concentração de Buchenwald e, por fim, para o de Flossenbürg, onde foi enforcado junto com outros conspiradores. Mesmo preso, ele continuou escrevendo. Suas cartas foram reunidas no livro Resistência e Submissão.

Enfim, um livro que vale a pena ser lido e repassado a todos, principalmente aos mais jovens para que continuem firmes na fé e no "kerigma" da mensagem de salvação que encontramos na pessoa e na obra de Cristo Jesus.

Tony Oliveira
Autor do Livro "Pingos da Graça".
Para outros textos do autor, acesse o blog: https://pingosdagraca.wordpress.com/
Brasília - DF
Textos publicados: 78 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.