Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Benefícios da oração

"Então Davi tornou a consultar o Senhor, e o Senhor lhe respondeu" (I Sm 23.4 - Primeira parte). Leia I Sm 23:1-14.

Deus promete - por palavra de Jesus: "pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis, batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo que pede, recebe; o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á". 

Como este contato e oportunidade se fazem? Por meio da oração. A oração é elemento essencial à vida do crente. Por meio dela pedidos são alcançados, perguntas são respondidas, e oportunidades abrem-se diante de nós. Vida de pouca oração, portanto, penaliza o cristão com o crescimento das privações, perdas e impedimentos, com o dia-a-dia marcado por frustrações, desorientação e fraqueza espirituais.

No texto acima citado, vemos um exemplo muito claro dos benefícios da oração, especialmente em situações de riscos e perigos. Vejamos alguns:

Encontro de respostas (2)

A oração permite o diálogo com Deus no qual podemos claramente declarar-lhe nossa limitação para a compreensão do que devemos fazer em determinadas situações na vida. Neste texto há o registro de pelo menos 4 consultas feitas por Davi a Deus. Na verdade, não deve haver qualquer situação de nosso viver que não seja colocada diante do Senhor.

A oração permite consultarmos ao Senhor e vermos qual é Sua resposta para tudo que devemos fazer. Certa vez eu disse que "quando não temos respostas, Deus as têm". Eu estava errado, pois na verdade só Deus tem as respostas. Em última instância, só dele vêm as respostas.

Vencer o medo (4)

Nem sempre saber qual caminho devemos seguir livra nossos corações de apreensões, principalmente porque nem todo caminho a seguir será suave e tranqüilo. Muitos deles exigirão de nós custos e lutas, talvez mesmo até perigos. É natural que em situações como essas as vezes nossos corações vacilem em fazer o que se deve fazer. Somos fracos, e freqüentemente vemo-nos assaltados por inseguranças e temores.

Consultando o coração de Deus por meio das orações, medos são dissipados pela grata certeza de que nossas vidas estão nas mãos do Deus Todo-poderoso, que controla e conduz tudo de forma soberana, e de que tudo o que nos diz respeito é precioso ao seu coração e olhos – Ele vela por nós. Não nos enviará o Senhor por caminhos que nos destruam ou nos dizimem. Mesmo que apertos venhamos a passar, a garantia de sua presença, consolo, socorro e orientação sempre reanimar-nos-á e, revigorados, caminharemos para o alcance daquilo que Ele tem proposto para nós. "No Senhor faremos proezas".

Alcançar preservação (10-12)

A oração amplia nossa visão e percepção das circunstâncias por permitir-nos olhar para elas sob o olhar de Deus. Consultar freqüentemente a Deus ajuda-nos a ver o que se passa nos corações humanos – inclusive os nossos –, como movimentam-se as circunstâncias que nos cercam e que caminhos podemos seguir para sermos preservados dos perigos. Assim, ela nos ajuda pelo crescimento da nossa percepção espiritual e nos facilita a tomada das atitudes mais prudentes a serem desenvolvidas em quaisquer situações alcançando, assim, a melhor preservação em cada uma delas. Em situações de perigo e desorientação, consultar ao Senhor por meio da oração é encontrar respostas, vencer o medo e alcançar preservação.
Suzano - SP
Textos publicados: 3 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.