Palavra do leitor
- 08 de março de 2020
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Audiência com Deus
"Ah, se eu soubesse onde o poderia achar! Então me chegaria ao Seu tribunal. Exporia ante ele minha causa; a minha boca encheria de argumentos." Jó 23.3-4
Embora, no sentido vertical "não há um justo sequer", nenhum inocente perante Deus, digo; Jó era justo, tanto quanto se pode ser, vivendo num corpo de carne após a queda, refém da imperfeição pelo pecado. A "justiça" de um assim se dá quando reconhece os erros que comete e, no caso dele, que viveu antes de Cristo, Advogado dos pecadores arrependidos, sacrificava em sinal de arrependimento e pedido de perdão, por si, e até mesmo pelos seus filhos.
Por isso O Eterno o adjetivou como "Sincero e reto, temente a Deus que se desviava do mal." O efeito colateral dessa justiça, ainda que imperfeita, era um relacionamento de confiança com Deus. Se, após o primeiro pecado os gritos da consciência assustaram, e Adão apressou-se a se esconder, em Jó tivemos um "justo" padecendo injustamente, desejando defender-se perante Deus.
Necessário evocar uma sentença de Salomão: "Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão." Pv 28.1
Judas após trair e ver que O Salvador nada fizera para evadir-se à morte, acusado pelo mesmo "Promotor de Justiça" que Adão, a consciência, fugiu e foi se enforcar. Ninguém o perseguia, exceto a culpa de sangue. De novo, Salomão: "O homem carregado do sangue de qualquer pessoa fugirá até à cova; ninguém o detenha." Pv 28.17
Acontece que essa fuga só é "possível" ao ímpio, cujas escolhas de vida o fazem servo do inimigo que "... cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus". 2Co 4.4
Ora, sendo o Criador, Onipotente, Onisciente e Onipresente, como e onde se esconder? "Porventura Sou Eu Deus de perto, diz o Senhor, não também de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não veja? diz o Senhor. Porventura não encho Eu os céus e a terra..." Jr 23.23-24
Por isso, depois de ter tentado ocultar alguns pecados bem feios, Davi denunciado pelo profeta Natã, finalmente, arrependido teve nova percepção sobra a Ciência Divina; "Para onde me irei do Teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua Face? Se subir ao céu, lá Tu estás; se fizer no inferno minha cama, eis que Tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, habitar nas extremidades do mar, até ali Tua mão me guiará e Tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim." Sl 139.7-11. Se deitasse com a mulher do próximo, como fez, Deus estaria vendo também.
Então, a postura de alguém que deseja uma audiência com O Santo, em vez de se esconder, embora testifique em parte de um bom relacionamento, acaba chovendo no molhado, pois, "Não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar." Hb 4.13
É que, mesmo sabendo que Deus contempla a tudo e está em todos os lugares, às vezes desejamos uma intervenção pontual sobre algo que nos aflige; numa linguagem antropocêntrica, (centrada no homem) nos leva a evocar a "vinda", ou a "presença" de quem já está, como fez Isaías, por exemplo: "OH! se fendesses os céus e descesses; os montes se escoassem de diante da Tua Face, como o fogo abrasador de fundição, fogo que faz ferver as águas, para fazeres notório Teu Nome aos teus adversários; assim as nações tremessem da Tua Presença!" Cap 64.1-2
Não poucas vezes ouvimos acusações dos que se escandalizam com pessoas de passados bem ruins frequentando igrejas. Fez isso e aquilo, e agora anda pra cima e pra baixo com Bíblia na mão querendo ser santo, dizem.
Pois bem, fez mesmo coisas más; todos nós fazemos. A diferença é que uns fingem não ver as próprias maldades, ou, cegados pelo inimigo descansam em pretensa "justiça própria" como se, não carecessem da de Cristo.
Os errados que, de alguma forma buscam uma "audiência com Deus" nisso estão certos. "O que encobre suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." Pv 28.13
Os que vendo de fora os julgam por isso usam mal sua capacidade de julgar. Têm uma série de maus passos em si mesmos esperando por um bom julgamento, que nunca acontece; quando acontecer, talvez se aproximem também do Santo em busca de perdão. Pois, "... cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." Rm 14.12
Embora, no sentido vertical "não há um justo sequer", nenhum inocente perante Deus, digo; Jó era justo, tanto quanto se pode ser, vivendo num corpo de carne após a queda, refém da imperfeição pelo pecado. A "justiça" de um assim se dá quando reconhece os erros que comete e, no caso dele, que viveu antes de Cristo, Advogado dos pecadores arrependidos, sacrificava em sinal de arrependimento e pedido de perdão, por si, e até mesmo pelos seus filhos.
Por isso O Eterno o adjetivou como "Sincero e reto, temente a Deus que se desviava do mal." O efeito colateral dessa justiça, ainda que imperfeita, era um relacionamento de confiança com Deus. Se, após o primeiro pecado os gritos da consciência assustaram, e Adão apressou-se a se esconder, em Jó tivemos um "justo" padecendo injustamente, desejando defender-se perante Deus.
Necessário evocar uma sentença de Salomão: "Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão." Pv 28.1
Judas após trair e ver que O Salvador nada fizera para evadir-se à morte, acusado pelo mesmo "Promotor de Justiça" que Adão, a consciência, fugiu e foi se enforcar. Ninguém o perseguia, exceto a culpa de sangue. De novo, Salomão: "O homem carregado do sangue de qualquer pessoa fugirá até à cova; ninguém o detenha." Pv 28.17
Acontece que essa fuga só é "possível" ao ímpio, cujas escolhas de vida o fazem servo do inimigo que "... cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus". 2Co 4.4
Ora, sendo o Criador, Onipotente, Onisciente e Onipresente, como e onde se esconder? "Porventura Sou Eu Deus de perto, diz o Senhor, não também de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que Eu não veja? diz o Senhor. Porventura não encho Eu os céus e a terra..." Jr 23.23-24
Por isso, depois de ter tentado ocultar alguns pecados bem feios, Davi denunciado pelo profeta Natã, finalmente, arrependido teve nova percepção sobra a Ciência Divina; "Para onde me irei do Teu Espírito, ou para onde fugirei da Tua Face? Se subir ao céu, lá Tu estás; se fizer no inferno minha cama, eis que Tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, habitar nas extremidades do mar, até ali Tua mão me guiará e Tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim." Sl 139.7-11. Se deitasse com a mulher do próximo, como fez, Deus estaria vendo também.
Então, a postura de alguém que deseja uma audiência com O Santo, em vez de se esconder, embora testifique em parte de um bom relacionamento, acaba chovendo no molhado, pois, "Não há criatura alguma encoberta diante Dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar." Hb 4.13
É que, mesmo sabendo que Deus contempla a tudo e está em todos os lugares, às vezes desejamos uma intervenção pontual sobre algo que nos aflige; numa linguagem antropocêntrica, (centrada no homem) nos leva a evocar a "vinda", ou a "presença" de quem já está, como fez Isaías, por exemplo: "OH! se fendesses os céus e descesses; os montes se escoassem de diante da Tua Face, como o fogo abrasador de fundição, fogo que faz ferver as águas, para fazeres notório Teu Nome aos teus adversários; assim as nações tremessem da Tua Presença!" Cap 64.1-2
Não poucas vezes ouvimos acusações dos que se escandalizam com pessoas de passados bem ruins frequentando igrejas. Fez isso e aquilo, e agora anda pra cima e pra baixo com Bíblia na mão querendo ser santo, dizem.
Pois bem, fez mesmo coisas más; todos nós fazemos. A diferença é que uns fingem não ver as próprias maldades, ou, cegados pelo inimigo descansam em pretensa "justiça própria" como se, não carecessem da de Cristo.
Os errados que, de alguma forma buscam uma "audiência com Deus" nisso estão certos. "O que encobre suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." Pv 28.13
Os que vendo de fora os julgam por isso usam mal sua capacidade de julgar. Têm uma série de maus passos em si mesmos esperando por um bom julgamento, que nunca acontece; quando acontecer, talvez se aproximem também do Santo em busca de perdão. Pois, "... cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." Rm 14.12
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