Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Atos poderosos de Deus no Antigo e Novo Testamento - parte 2/3

Primeira parte deste artigo: http://www.ultimato.com.br/comunidade-conteudo/atos-poderosos-de-deus-no-antigo-e-novo-testamento-1

Parte 2/3:

1 – ATOS PODEROSOS DE DEUS

O Salmo mostra grandes atos e feitos poderosos de Deus. Reafirma à nossa mente que Deus é um Deus que age em causas impossíveis, e é assim que as Escrituras O revelam.
O Salmo fala de todo o poder criador de Deus, relembrando como foi feito o céu e a terra.
Também demonstra atos poderosos de Deus em causas impossíveis, descrevendo como Deus interveio a favor de uma nação, Israel, agindo com mão forte, segundo os propósitos dEle.
“O Senhor faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas” - Salmo 135:6.
Mas, vemos em primeiro lugar que Israel CLAMOU a Deus durante seu sofrimento. O livro do Êxodo mostra um quadro de pessoas oprimidas, mas que conheciam um Deus que faz o que ninguém mais faz nessa terra. Para nós, hoje, vale lembrar que nem pessoas, nem empresas, nem faculdades, nem religiões o podem.
Porém, eles precisavam se aproximar de Deus. Confessarem os seus pecados, suas escolhas erradas. E aqui você vai extrair o princípio do Antigo Testamento, mas aplicá-lo conforme o Novo Testamento, ou seja, você precisa se aproximar de Deus quando tem problemas, mas agora você o faz pelo novo e vivo caminho, que é Jesus Cristo. E foi a esse Deus de atos poderosos que o Senhor Jesus nos ligou e é Ele mesmo O Caminho.
O teólogo Batista John Landers diz o seguinte: “Uma conversa com alguém logo nos revela algo a respeito de sua personalidade. As pessoas, então, revelam suas qualidades por seus atos e suas palavras. Da mesma maneira, Deus, que também é uma pessoa, revelou-se, ao longo dos tempos, através de seus atos e suas Palavras” (a Bíblia revela Atos e Palavras de Deus). É a este Deus, com este caráter, poder e amor que estamos ligados pelo Cristo revelado no Evangelho.
Porém, há algo que não muda, e o Novo Testamento concorda com isso: Deus é Soberano, e Ele nos ajuda conforme Sua vontade. E só faz isso porque Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Então, Deus nos ajuda, mas é da maneira dEle, porque Ele quer o melhor para nós.
O melhor para Israel não era apenas ser liberto da opressão do Egito e continuar a morar lá, como estavam. Mas, era ter sua própria nação. O melhor para você não é só se ver livre dos problemas, mas ter uma mudança que lhe traga libertação e bençãos. E, então, você verá que Ele faz mais do que pedimos ou pensamos. Esta é uma verdade revelada no NT (EF 3:20), e percebemos que é exatamente o que Deus fez no AT pelos Israelitas escravos no Egito. Claro que Deus fez isso para cumprir uma promessa proferida muito antes a Abraão; mas ninguém sabia que seria naquele exato momento. E mostra que Ele cumpre promessas de um jeito inesperado. Talvez imaginassem que primeiro tudo ficaria bem, e depois eles iriam para sua própria nação. Quando um maremoto se apresentar na sua vida, podem ser promessas chegando.
Mas, alguém pode se perguntar, será que Ele tem promessas para mim? Todas as da Bíblia são suas, se você de fato creu e se converteu a Jesus. Basta estudá-las. E há promessas pessoais que Deus planta em nosso coração, pelo poder do Espírito Santo, são propósitos para nossa ação nesta geração, e Ele vai cumprindo, ao mesmo tempo em que nos ajuda em nossa história pessoal. Assim foi com Israel.
O problema é que somos egoístas. Queremos só uma solução rápida para nós, quando na verdade Deus está movendo coisas em nossa vida até para alcançarmos outras pessoas, e é possível que com todo o ocorrido estejamos mais capacitados para nosso ministério.

2 - PROCESSOS

Outro princípio que retiro deste Salmo é que tudo o que Deus fez por aquele povo teve um processo. E, durante este processo, Deus está fazendo uma obra completa em sua vida, como fez na deles, isso foi escrito para nos ensinar. Deus não estava consertando provisoriamente. Ele estava cumprindo promessas.
Durante o processo de saída, o povo teve sua aflição aumentada. PARECE QUE AS COISAS PIORARAM. Você já ouviu a expressão "quanto mais eu 'rezo', mais tentação me aparece"? Mas, lá no Egito (e aqui e agora), por trás, Deus estava trabalhando através de Moisés uma saída triunfal - e definitiva - da situação em que eles se encontravam.
Pela oração você refina essas coisas, pelo aconselhamento você confirmar e vê outras coisas também. E pode dar os passos necessários em cada etapa do processo como um todo. Sim! Como um todo, porque Deus não está trabalhando só "um projeto", mas a sua vida, em coisas que você nem imagina ainda como serão - como Deus planejou a vida na terra de Canaã (muito diferente do que no Egito).

Continua na próxima semana; parte final.
Goiânia - GO
Textos publicados: 8 [ver]
Site: http://www.leandrohdias.com

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.