Palavra do leitor
- 30 de junho de 2011
- Visualizações: 1505
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
As diferentes faces e razões do voto
Existem vários tipos de votos ainda em vigência no Brasil. Existe o voto consciente, o voto de cabresto, o voto de protesto, o voto do coração, o voto da convicção, o voto da chantagem, o voto da persuasão, o voto da indução, o voto nulo, o voto em branco e outros. Todos têm os mesmos valores para o votante e são igualmente obrigatórios em nossa democracia tupiniquim.
O voto, às vezes é um meio de conseguir alguns bens que de outra forma seria dificil ou até impossível adquirir. Esse é o voto-mercadoria, vendável e inconsequente. É talvez o voto mais comum, pois muitos vendem o seu voto. E é também o mais deplorável. Quem tem mais dinheiro leva vantagem nesse negócio de ocasião. Ele é tão abjeto que não vale a pena alongar o comentário.
O voto de cabresto também é comum hoje em dia. É aquele em que o eleitor é induzido e forçado a votar em determinado candidato - e foi muito explorado nos filmes do genial Mazzaropi. O eleitor é praticamnte laçado, levado e fiscalizado sob ameaças e chantagens. É uma atitude ainda muito comum, principalmente nos Estados do Nordeste. O voto de protesto, como o próprio nome diz, é aquele em que o eleitor protesta escrevendo palavrões ou palavras de órdem na cédula, anulando assim o seu voto. Com a ascensão da urna eletrônica, este voto ficou impossibilitado.
Há também o voto do coração em que o eleitor vota em alguém pela amizade ou consideração, sem levar em conta a capacidade do candidato. É o voto dado a um parente ou amigo usando apenas o coração e nunca a razão. Aqui se inclui também o voto dado ao candidato-galã que chama a atenção pela sua beleza física, seus olhos azuis... Esse tipo de voto já elegeu até um presidente - e que presidente!
O voto-persuasão é o voto do tipo "água mole em pedra dura" em que o eleitor é vencido pelo cansaço. A propaganda com suas promessas, em geral mentirosas, é o combustível desse tipo de voto. "Vou votar nele, o povo só fala nele, ele está sempre na televisão, no rádio, nas placas, nas faixas, nos muros, dizem que ele é bom..." E quantos são persuadidos a votar com base nas promessas de ocasião! Têm candidatos que gastam milhões esperando vencer o eleitor pelo cansaço - e geralmente conseguem.
Temos também o voto nulo e o voto em branco, que não merecem comentário. Por fim, temos o voto consciente. Esté o voto do conhecimento e da convicção. O eleitor pensa, lê, analisa, se interroga, questiona, comenta e procura conhecer melhor os candidatos. O voto consciente é dado a alguém levando-se em conta vários aspectos de sua vida presente e pregressa, e sempre exclui aqueles que só fazem promessas ou estão metidos em escândalos. Infelizmente, a grande maioria vota sem analisar os candidatos. Na hora de votar é sempre bom usar a consciência e a razão para fazer a melhor opção.
O voto, às vezes é um meio de conseguir alguns bens que de outra forma seria dificil ou até impossível adquirir. Esse é o voto-mercadoria, vendável e inconsequente. É talvez o voto mais comum, pois muitos vendem o seu voto. E é também o mais deplorável. Quem tem mais dinheiro leva vantagem nesse negócio de ocasião. Ele é tão abjeto que não vale a pena alongar o comentário.
O voto de cabresto também é comum hoje em dia. É aquele em que o eleitor é induzido e forçado a votar em determinado candidato - e foi muito explorado nos filmes do genial Mazzaropi. O eleitor é praticamnte laçado, levado e fiscalizado sob ameaças e chantagens. É uma atitude ainda muito comum, principalmente nos Estados do Nordeste. O voto de protesto, como o próprio nome diz, é aquele em que o eleitor protesta escrevendo palavrões ou palavras de órdem na cédula, anulando assim o seu voto. Com a ascensão da urna eletrônica, este voto ficou impossibilitado.
Há também o voto do coração em que o eleitor vota em alguém pela amizade ou consideração, sem levar em conta a capacidade do candidato. É o voto dado a um parente ou amigo usando apenas o coração e nunca a razão. Aqui se inclui também o voto dado ao candidato-galã que chama a atenção pela sua beleza física, seus olhos azuis... Esse tipo de voto já elegeu até um presidente - e que presidente!
O voto-persuasão é o voto do tipo "água mole em pedra dura" em que o eleitor é vencido pelo cansaço. A propaganda com suas promessas, em geral mentirosas, é o combustível desse tipo de voto. "Vou votar nele, o povo só fala nele, ele está sempre na televisão, no rádio, nas placas, nas faixas, nos muros, dizem que ele é bom..." E quantos são persuadidos a votar com base nas promessas de ocasião! Têm candidatos que gastam milhões esperando vencer o eleitor pelo cansaço - e geralmente conseguem.
Temos também o voto nulo e o voto em branco, que não merecem comentário. Por fim, temos o voto consciente. Esté o voto do conhecimento e da convicção. O eleitor pensa, lê, analisa, se interroga, questiona, comenta e procura conhecer melhor os candidatos. O voto consciente é dado a alguém levando-se em conta vários aspectos de sua vida presente e pregressa, e sempre exclui aqueles que só fazem promessas ou estão metidos em escândalos. Infelizmente, a grande maioria vota sem analisar os candidatos. Na hora de votar é sempre bom usar a consciência e a razão para fazer a melhor opção.
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.
- 30 de junho de 2011
- Visualizações: 1505
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Revista Ultimato
- +lidos
- +comentados
- O cristão morre?
- A democracia [geográfica] da dor!
- Só a Fé, sim (só a Escolha, não)
- Mergulhados na cultura, mas batizados na santidade (parte 2)
- Não nos iludamos, animal é animal!
- O soldado rendido
- Amor, compaixão, perdas, respeito!
- Até aqui ele não me deixou
- O verdadeiro "salto da fé"!
- A marca de Deus 777 e a marca da besta 666