Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Algo a mais

Que tenhamos uma semana de poder, sinais e prodígios. Mas esperem; tem algo a mais que precisamos.

Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, (2 Tessalonicenses 2.9).

Esse versículo é um alerta informativo de Paulo aos cristãos de Tessalônica; onde diz que no final dos tempos, antes da volta de Cristo, surgiria um intensificação da ação de satanás para enganar as pessoas.
Algo que chama atenção neste versículo são 4 palavras da ação de satanás (Eficácia, poder, sinais e prodígios):

1-Eficácia em grego é Energeiam, se repete 8 vezes no Novo testamento (Ef 1.19 descreve o poder/energeian de Deus que ressuscitou Jesus; Ef 3.7 descreve o poder de Deus que mudou/converteu Paulo; Ef 4.16 descreve o poder de Cristo e dos membros do corpo para edificar o corpo em amor; Fl 3.21 descreve o poder de Cristo de sujeitar todas as coisas e nos dar um corpo glorificado no céu; Cl 1.29 descreve o poder de Cristo que fazia Paulo pregar e trabalhar pela conversão de outras pessoas; Cl 2.12 descreve o poder de Deus que ressuscitará os cristãos; 2 Ts 2.11 descreve o poder de Deus que está acima de tudo e de satanás; 2 Ts 2.9 descreve o poder de satanás para enganar as pessoas.
Como pode ser notado a mesma palavra é usada para indicar o poder de Deus mas também o poder enganador; essa palavra (Energian) pode ser traduzida por energia, ação, eficácia, atividade sobre humana ou sobrenatural. Sendo assim, cuidado porque nem todo sobrenatural vem de Deus.
Atualmente vemos muitos homens exaltarem o sobrenatural em muitas denominações que se dizem evangélicas como se esse fosse o pilar mais importante do cristianismo.
2-Poder em grego é Dinamus, se repete 120 vezes no Novo Testamento; em muitos casos se referiando a poder dos cristãos para curar, pregar, e fazer a obra de Deus de forma geral. Porém em alguns casos a palavra grega também se refere a poder da besta (em Apocalipse); poder do inimigo de nossas almas. Pode ser traduzida por obras maravilhosas e sinais também.
3-Sinais em grego é Semeion; pode ser traduzido por sinal, milagres e se repete também várias vezes no Novo Testamento.
4-Prodígios em grego é Terasin; pode ser traduzido por maravilhas, é algo que causa uma reação no especatador e se repete também várias vezes no Novo Testamento.

Não devemos ir em busca de qualquer sobrenatural ou de qualquer um que faz o sobrenatural. Jesus e os discípulos não eram conhecidos como homens de Deus por fazer coisas sobrenaturais somente; esse não é o pilar do cristianismo bíblico, e sim apenas uma característica.
Em 2 Ts 2.8-15 encontramos a informação que o diabo também faz o sobrenatural, porém tem uma coisa que não pode ser imitada por ele.
A VERDADE, JUSTIÇA E SANTIDADE! (Isso sim são três pilares do cristianismo; mais importantes que sinais e prodígios).

Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;
então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.
Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira,
e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.
É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira,
a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.
Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,
para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. (2 Ts 2.7-15).

O alerta de Paulo aos Tessaloniscenses é contra o sobrenatural enganador de satanás; bem parecido com o alerta aos Coríntios:

A verdade de Cristo está em mim; por isso, não me será tirada esta glória nas regiões da Acaia.
Por que razão? É porque não vos amo? Deus o sabe.
Mas o que faço e farei é para cortar ocasião àqueles que a buscam com o intuito de serem considerados iguais a nós, naquilo em que se gloriam.
Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo.
E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.
Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras. (2 Co 11.10-15).

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14.6).

Marcos servo de Cristo.
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 104 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.