Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Agrade Ele ou agrade-se dele?

"Agrade-se do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração".

Desejar é como ter sede e fome. Somos impulsionados a viver por meios de nossos desejos.

Obviamente nem todos desejos são saudáveis. Existem desejos pecaminosos. O desejo muito exagerado é em si problemático, ele é chamado de cobiça e precisa ser contido, tratado, levado à cruz. Por isso não é raro as pessoas pensarem que Deus é um estraga prazeres. "O gostoso é o proibido" e "como Deus é mestre em proibir, para ter o gostoso tenho que sempre estar desobedecendo a Deus". Podemos aqui relacionar isso à área sexual, mas poderia se relacionar a tudo. Até mesmo a roubar peras como confessou Santo Agostinho.

Claro que o pecado oferece prazer. O problema é que é um prazer destrutivo e mortífero. No fim é algo infernal, nada bom, que só traz desgraça em todas as direções. Gera mais escassez. Culpa. Condenação. Pessoas sádicas ou masoquistas podem se alimentar desses prazeres. Existe todo tipo de coisa. Mas são escravas, acorrentadas à sua própria animosidade.

Existem também desejos inocentes, aparentemente inofensivos, que, contudo, podem também ser problemáticos, pois não estão submissos à vontade de Deus.

Existem muitos desejos em nossos corações e muitos deles são em si bons. E se estão na medida correta, são apenas desejos ou aspirações pelo suprimento de necessidades básicas, por segurança, social, filiação e autorrealização.

O interessante é que Deus tem prazer em suprir nossos desejos. Você está lembrado? "O Senhor é meu pastor e nada me faltará!" E mais ainda, Ele supre nossas necessidades sempre abundantemente e nunca com migalhas, escassez, pão duragem ou avareza. Deus é por princípio generosíssimo. Você está lembrado? "O meu cálice transborda!"

"Mas já estou agradando a Deus e nada acontece..." Olhe de novo o que o salmista diz. E Ele diz, não para agradarmos a Deus, mas para nos agradarmos dele. É Ele quem nos agrada! E isso, não satisfazendo nossos caprichos, mas Ele próprio é o nosso agrado.

"Mas isso parece injusto..." "Eu pensei que Ele iria satisfazer meus desejos... minhas necessidades de outras coisas..." "Então tenho que querer Deus, e Ele vai se dar a mim, e vou continuar carecendo das coisas que desejava?" – Se pensamos assim, ou ainda não conhecemos a Deus de fato, ou não conhecemos as coisas que desejamos.

O fato é que só Deus pode satisfazer verdadeiramente e plenamente nossa alma, nossos corações. Carecemos desesperadamente de sua presença, de seu aconchego, proteção. Desde nossas necessidades mais básicas, de alimento até as mais nobres de autorrealização, todas são supridas através dele e por meio dele, só. Em uma palavra, Ele é o pão vivo que desceu do céu.

Se já provamos do Senhor, sabemos que Ele é bom! Ele nos deu o seu filho Jesus. O recebemos e estamos satisfeitos nele. E desejamos mais, pois sabemos que sempre tem mais de si para oferecer.

Ao sofrer e morrer na cruz em propiciação por nossos pecados e pelos pecados de todo mundo, Ele escancara os portais da salvação para qualquer um. Até aquele indivíduo que está mais enjaulado em suas paixões pode encontrar em Cristo o alívio desejado e suprimento bom e verdadeiro para o seu espírito. Deus não faz acepção de pessoas, mas dá gratuitamente a todo aquele que clama por seu nome.

Se estamos nos agradando dele, Ele irá satisfazer tudo o mais que deseja o nosso coração, seja lá o que for. Seja um prato de comida, ou a salvação da alma de um amigo. Seja um objeto qualquer ou um dado conhecimento teórico. Seja uma nova experiência de vida ou uma simples rotina cheia de significado. Porque dele, por Ele e para Ele são todas as coisas.

Resta só acrescentar que é por meio da fé que recebemos e que esse processo resulta em ações de graças, agradecimento, a Deus, nosso Amado Pai, que por nós tudo faz. Nós o agradamos quando estamos sinceramente, em espírito e em verdade, nos agradando dele.

A Ele glórias para todo o sempre. Amém.
Fürth - EX
Textos publicados: 291 [ver]
Site: http://teologia-livre.blogspot.de/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.