Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Afinal de contas, de quem é a Missão?

Leia Marcos 16.15; Atos 1.8 e Romanos 10.13-15

Diante desses textos que são claros quanto à responsabilidade da igreja na evangelização, podem ser elaboradas inúmeras perguntas para a interpretação e compreensão dos versos, a fim de que a igreja compreenda ainda mais profundamente sobre essa tarefa e possa cumpri-la com mais dedicação e também com excelência. Porém, gostaria de formular apenas uma, a fim de estudarmos algo que é indispensável para os que desejam obedecer ao Senhor da Seara.

Afinal de contas, de quem é a Missão?

Minha intenção aqui não é a de levantar questões sobre as qualidades de um missionário, sobre seu preparo, sua vida, ou até mesmo a urgência da obra missionária, embora eu reconheça a importância desses assuntos como indispensáveis no estudo do assunto sobre Missões. Antes, meu propósito é o de levantarmos questões sobre, de quem de fato é a Missão, e assim descobriremos pontos importantes acerca da grande tarefa da igreja em evangelizar as nações.

O primeiro passo rumo ao desenvolvimento desse assunto é então apontarmos sobre de “quem é a Missão”, e assim prosseguirmos em nosso objetivo. Para isso precisamos abordar algumas questões, vejamos: “A Missão existe em si mesmo ou ela surgiu à partir de algum momento da história, em conseqüência de algum acontecimento”?

Para respondermos essa pergunta, é importante entender que, o propósito original de Deus para o homem está registrado em Gênesis 1.26, que diz: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança, conforme a nossa semelhança...” Com isso entendemos que o objetivo na formação do homem foi o de manifestar o caráter e a semelhança do próprio Deus, ou seja, antes da Queda o ser humano não tinha a necessidade de salvação, haja vista que a salvação é para quem está em posição de perdido, logo se entende que, o plano da salvação é apresentado após o homem ter desobedecido a Deus e o pecado atingir a raça humana.

Baseado no texto de Romanos 10.15 onde está escrito que aquele que obedece ao Senhor cumprindo o Ide, anuncia Boas Novas, e que as mesmas são de salvação, é possível compreender que a Missão surge à partir da necessidade de salvação e também a de anunciar sobre a mesma, ou seja, a Missão nasce no próprio Deus, que se interessou em abrir ao homem a oportunidade de escapar da condenação eterna.

Entendemos então que a Missão se originou em Deus à partir da necessidade do homem se salvar e que a Missão tem o propósito de comunicar ao homem seu estado de pecado e a porta de escape que Deus providenciou para ele. E isso fica claro quando se observa que o primeiro a exercer essa Missão foi o próprio Deus, segundo o que está escrito em Gênesis 3.15, quando Deus comunica o estado atual do ser humano e aponta para o escape que Ele mesmo estava providenciando, sendo Deus então, o primeiro missionário.

Com isso, aprendemos que não é a Missão que está para a igreja, mas a Igreja está para a Missão, pois essa última nasceu antes da primeira, e isso significa que, se nós (igreja do Senhor) não executarmos essa Missão deixamos de existir nos planos eternos de Deus, pois fomos constituídos para esse fim.

A Missão é do próprio Deus, Ele foi o primeiro missionário, sendo assim, devemos aprender com Ele, se queremos agradá-Lo no que estamos fazendo e ainda faremos. A primeira lição que devemos aprender com o Dono da Missão é: “Qual a mensagem que deve ser pregada”?

Para a resposta é necessário analisar qual foi a mensagem que o próprio Deus pregou para Adão e Eva no jardim do Éden, e a mensagem foi: o estado real do homem após o pecado; sua necessidade de salvação e Cristo como único meio de salvação. Em outras palavras, a mensagem deve estar fundamentada em Cristo e totalmente envolvida na verdade.

A Missão é de Deus e está fundamentada em Cristo, isso é o que vimos até aqui. Mas algo que é importante destacar é que, além dessas verdades expostas acima, está o fato de que, essa Missão que é de Deus e está fundamentada em Cristo, essa Missão foi entregue à Igreja, o que para a mesma deve ser tido como um grande privilégio concedido pelo Dono da Missão.

A igreja é a responsável pela execução da Missão que pertence a Deus, o que significa que a mesma será cumprida, pois nada do que Deus faz pode ser impedido (Jó 42.2; Isaías 43.13).

A Missão é de Deus, está fundamentada em Cristo, foi entregue à Igreja, e além disso, devemos entender que, essa mesma Missão é atualizada na Igreja por meio da ação direta do Espírito Santo, que capacita a Igreja a executar essa obra gloriosa.

A Missão sendo de Deus, se entende também que seu alcance é o mundo todo, pois essa é a visão de Deus, além do fato de que a execução dessa Missão não se limita apenas na salvação da alma, mas o ser humano em sua totalidade, pois esta é a vontade de Deus.

Deus continue a nos despertar para a execução dessa Missão, que por foi nos confiada, e estando fundamentada em Cristo, e sendo o Espírito Santo quem a realiza em nós, ela não será frustrada.
Paraíba Do Sul - RJ
Textos publicados: 2 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.