Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Academia teológica e a escola bíblica (escolinha do mingau)

Em nossa realidade é difícil conjugar correlacionando academia teológica com a escola bíblica e isso é refletido em grande prejuízo à fé bíblica. Essa relação deveria ser harmônica, pois pela lógica aquela deveria ser provedora desta. Mas não é. No máximo o que temos é uma crítica pejorativa, na mesma ordem supraposta.

Considero que as academias nas suas diversas áreas existem num excelente propósito: disseminar (na grande massa) aquilo que se pesquisou (laboratório) em benefício da vida
Sinceramente, quais benefícios as academias teológicas têm nos provido? Atualmente, é característico das academias teológicas trazerem em seu escopo estabelecer o diálogo interdisciplinar. Essa tem sido a ocupação da teologia: ACHAR UM LUGAR ENTRE AS DISCIPLINAS.

Enquanto isso, as igrejas são deixadas às traças pelas novas “teologias”, (prosperidade, triunfalismo, positivismo, e os seus produtos). A operacionalidade é a mesma: Constroem-se à noite nos laboratórios clandestinos e depois é disseminado na grande massa social, enquanto a teologia acadêmica que deveria se comprometer... dorme indolente.

Agora vamos para a escolinha do mingau EB (Escola bíblica) A primeira proposta aparece na asseveração de Paulo: “Porque Cristo enviou-me para evangelizar não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo não se faça vã. Por que a palavra da cruz é loucura para os que perecem...”. Na EB o esforço é, justamente, esse ENSINAR CRISTO através da CRUZ.
.
Todas as igrejas que mantêm a EB (clássica) são igrejas sérias e comprometidas com o ensino. Aliás, o surgimento da EB foi solução para um problema social que acontecia na Inglaterra, deixando-nos um legado para as igrejas.

É lamentável quando os pensadores (sábios e entendidos) ao invés de se unirem ao ensino ficam nas trincheiras atacando aqueles que tentam externar sua fé, achando que são “os donos da cocada preta”... Isso é covardia, é negação da fé! Qual é a motivação para isso? Já atingiu os patamares superiores; eis a proposta bíblica: ENSINEM A OUTROS.

Talvez digam - as escolas Bíblicas não estão no preparadas para o pensar acadêmico. - Eis o desafio: Vá e revolucionem-nas. Para viver o que se pensa é preciso arrostar o custo e as conseqüências, se não for assim o teu “pensar” torna-se ineficaz e serás cobrado sobre esse “talento” que te foi confiado.

As igrejas (sérias) terão o prazer em recebê-los. Se algumas portas não se abrirem... Outras, com certeza, abrir-se-vos-á ( Jesus). Isso será muito mais produtivo do que ostentar um intelecto radical e estéril que não presta nenhum serviço a Deus ficando somente a serviço da contemplação estática e egocêntrica; insensível quanto ao propósito de Divino.

O ensino bíblico genuíno nas igrejas, sobretudo na linha pentecostal, constitui verdadeiro desafio cristão.
Campo Gande - MS
Textos publicados: 60 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.