Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A vocação dos loucos

Quem é você, ou qual a tua importância no mundo? Qual o valor que te dão? Baseado em que te classificam? Você tem cultura, diplomas e conhecimento? Você tem riquezas e patrimônio? Isto te faz superior, e é nisso que está o teu valor? E o que Deus pensa disso tudo? Qual o critério do valor de um homem diante do Criador? O que Ele espera de você?

O apóstolo Paulo, depois de receber notícias de vários problemas da igreja em Coríntios, os instrui e os admoesta severamente a entender os verdadeiros valores da vocação do crente. Lá havia partidarismo, pecados estarrecedores, falta de sabedoria em vários assuntos e uma displicência dos líderes quanto ao pecado. Na sua longa carta, ele trata problema por problema, um a um. Apesar dessa igreja ter pessoas intelectuais, ricas e poderosas, a confusão e o pecado a dominavam.

Logo no primeiro capítulo — v. 26 – 29 —, encabeçando os tópicos principais de sua mensagem, Paulo instrui quanto a qualificação que Deus faz quando chama alguém para si: não são os sábios do mundo, nem os fortes, poderosos e nem nobres, mas os vocacionados são os loucos, os pobres, os humildes, os fracos, os desprezados e os que não são. E o objetivo disso é explícito: para envergonhar e reduzir a nada os que pensam que são alguma coisa diante do Deus Eterno; para que ninguém se glorie na presença dEle.

Costumeiramente, temos que voltar ao início da caminhada, relembrar quem nós éramos sem a presença e o conhecimento do Altíssimo. Éramos inimigos de Deus, pecadores, filhos do Diabo, amantes da ira e destinados ao inferno. O Espírito Santo, na sua graça, nos abriu os olhos e nos deu uma oportunidade e nos resgatou do império das trevas. Fomos chamados na pobreza de alma, tirados da lama, classificados como escória do mundo. Com a grande maioria de nós foi assim. Entende-se também que existem pobres arrogantes, e ricos e poderosos que sejam humildes, mas não foram muitos os grandes que se chegaram à luz. Não é por sabedoria, por obras ou por poder que se achega a Deus, mas por um espírito humilde e quebrantado.

Vangloriar-se por sua fama, riqueza, cultura e poder, poderia o apóstolo Paulo fazê-lo, mas ele mesmo diz em Filipenses 3:7: Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Jesus, testificando sua mensagem, entre outras coisas, fala que o evangelho é chegado aos pobres. — Lucas 7:22. E: Bem-aventurados os pobres de espírito, ... os mansos, ...os que choram, ... os perseguidos, ... — Mateus 5. Você tem alguma riqueza deste mundo que possa ser entregue aos pés de Cristo?

Deus chama os loucos. Esta é a vocação do Reino: tornar-se louco, para, na loucura do evangelho, ganhar a Cristo. Paulo diz: a sabedoria de Deus é loucura para os homens. ... Para o mundo, somos loucos. "Loucos" em Cristo e por Cristo. Deus nos chama!
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 89 [ver]
Site: http://albanisioribeiro.blogspot.com.br/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.