Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A visita do papa Francisco ao Brasil

Neste mês de julho o Brasil receberá a visita do papa Francisco, que foi eleito no começo deste ano. O chefe da igreja católica vai participar da "Jornada Mundial da Juventude" visitando algumas cidades brasileiras em missão política e religiosa.
Milhões de pessoas em nosso País vão vê-lo pessoalmente ou vão assistir este conclave pela televisão. O chefe da igreja católica terá um encontro com as liderança católicas e também terá um encontro com alguns políticos tendo em vista que a sua missão no Brasil é política é religiosa. As autoridades brasileiras já se preparam para receber esta importante visita.

Quando o assunto é uma visita considerada tão importante, muitas pessoas se mobilizam, o comércio se mexe e praticamente todos os órgãos públicos se preocupam com a segurança do visitante e de sua comitiva para não fazer feio durante este período. A segurança é reforçada, o governo gasta milhões de reais, e geralmente ninguém reclama nem protesta contra estes gastos, pois, afinal, trata-se de um religioso que é considerado por muitos um "ser infalível", também conhecido como "sua santidade".
Fico imaginando todo este movimento e os privilégios quase sem limites que desfrutam certas autoridades. Por outro lado, o Brasil vive um momento difícil com inflação, confusão e muitas manifestações. Isto deveria ser apenas uma visita comum, um movimento religioso, mas envolve altos gastos que certamente farão muita falta. Mas esta pode ser considerada uma opinião de quem não conhece nada do assunto. Porém, na verdade, o cidadão é quem sabe e sente o drama - e tem que aproveitar enquanto pode se expressar, criticar e reclamar de certas atitudes descabidas e arbitrárias.
O papado é uma instituição muito antiga. Data de mais de 1500 anos, e já foi alvo de muitos comentários e críticas. Durante este período ocorreram muitas perseguições aos "hereges" e também muita corrupção e imoralidade. Foi um período negro da história humana manchado de sangue com muita covardia e extrema violência e crueldade. Tudo feito em nome de Deus. Há alguns anos o falecido papa João Paulo II pediu perdão à humanidade pelos atos praticados pelos seus antecessores. Foi uma atitude digna, mas isto, evidentemente, não muda a história e não altera nada em relação aos descalabros praticados.

Meditando sobre estas coisas cheguei a conclusão que um dos maiores perigos para a humanidade é o fanatismo religioso. E hoje, muitas vezes, os governantes se imiscuem nestes assuntos e usam o dinheiro público para patrocinar eventos religiosos. Há poucos dias tentei lembrar o nome de alguns papas, mas só consegui lembrar o nome de seis: Paulo VI, João XXIII, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e o atual papa, Francisco. Isto ocorre porque os demais são pouco lembrados pela imprensa, ou talvez porque muitas pessoas fazem questão de esquece-los.

Enfim, o Brasil receberá o evento religioso "Jornada Mundial da Juventude". O papa Francisco, grande esperança dos católicos, estará em nosso país e certamente vai mexer com a cabeça e o coração de milhões de pessoas. A sua segurança será reforçada, principalmente levando em conta o momento complicado em que vivemos. Apesar dos gastos exorbitantes, espero que tudo corra bem, afinal, o povo brasileiro sempre recebeu muito bem os visitante. E desta vez, com certeza, não será diferente.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.