Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A Verdade - parte 2

Definitivamente reafirmo o que disse no artigo anterior de 11-04-2007 sobre a verdade. Ela é poderosa, poderosa demais, libertadora, desafiadora. Quando lemos os profetas, como Jeremias, por exemplo, que ousadamente entrou no templo com um jugo de madeira no pescoço orientado por Deus, para mostrar sobre a servidão de Israel em relação á Babilônia, ele foi em nome da verdade, em nome do Senhor, ainda que não era uma boa notícia.

Porém o povo na sua prepotência e engano não quis receber a profecia e não creram, ao invés de se arrependerem e buscarem o Senhor para que o quadro fosse revertido, eles tiraram o jugo do pescoço de Jeremias e o quebraram na presença de todos.

Em seguida vem a resposta da parte do Senhor através de Jeremias: "Jugo de madeira quebraste, mas jugo de ferro o Senhor colocará sobre vós." (Jeremias 28.13). A Bíblia diz: "Ai daquele que diz: O Senhor disse, sendo que tal coisa não falei." É muito séria a questão da verdade, amar não é "não mostrar os defeitos", amar é amar de verdade, apesar dos defeitos, e fazer tudo para ajudar a consertar os erros, bem-aventurado o homem que fizer com que uma pessoa desvie de um mal caminho. Uma ferida quando identificada, ela deve ser tratada, espremida, apertada, amolecida com óleo, tem que sair a maldade, tem que limpar, logo após, coloca-se com muito carinho o remédio, o bálsamo para sarar, para cicatrizar. Obviamente, o espremer da ferida, deve ser feito na hora certa, no momento adequado, com a pessoa adequada, porque se a pessoa ainda não está preparada, pode ser pior, mas cedo ou tarde deve ser feito. 

Mas, agora, fingir que está tudo bem, quando não vai bem, dizer que há paz onde não há, é complicado. Profetizar não é mentir, é lançar palavras de mudança, de libertação, de cura, de amor e até de juízo, diante do quadro que se encontra naquele momento, reconhecendo isso sem temor da profecia, mas com temor de Deus, palavras que trazem consigo juízo e redenção, mostrando o erro e a solução, o caos e a esperança. Tive uma experiência, recentemente, estávamos com um problema no escritório onde trabalho, uma questão com o nosso gerente, algumas atitudes erradas por parte dele. Aí seguramos para falar, para que ele não entendesse como falta de submissão, rebeldia ou algo assim, pois ele é uma autoridade. Porém estávamos meio chateados, e não aguentávamos mais ele percebendo nosso semblante, perguntou se estava acontecendo algo que ele não sabia, e que deveríamos falar com ele a verdade, e não ficar chateado. Aí tomei a palavra e disse pra ele que íamos dizer a verdade, mas perguntei se ele estava preparado para ela, ele disse que sim, que podíamos mandar bala. Nas primeiras duas frases, que falei, ele transfornou o rosto, ficou irritado, e não concordou muito, aí eu disse: "Tá vendo, eu nem comecei a falar e já deu problema." Deus interferiu e continuamos mais um pouco, aí ele foi se acalmando, mas visivelmente inquieto. 

A atração pela ilusão e pela mentira está na natureza humana, por causa do pecado, os filmes de super-heróis que o digam, Super-homem, Homem-aranha, X-man, O quarteto fantástico são campeões de bilheteria. Muitos desses filmes são bons e atraentes, e conseguem até nos passar de alguma maneira certas lições, lições que estão claramente na Palavra de Deus, ainda que alguns dos seus produtores não saibam (outros sabem). Mas há essa necessidade de algo maior, pro ser humano, algo poderoso, algo invencível e imortal, ainda que seja através de uma mentira, de uma ilusão. Porém são simplesmente subterfúgios, mudando a direção do foco, pois existe um super-herói sim, existe um que é imortal, um que é invencível, Jesus Cristo nosso Senhor, a grande diferença é que ele á a pura verdade. 

Mas muitos não querem o Senhor, porque além dele ser tudo o que esperamos de alguém indescritível, ele também é a verdade, a história com Jesus não acaba apenas vencendo os vilões... Ela é eterna. Depois de vencer os vilões exteriores, ele nos ensina e nos dá força a vencer os piores vilões, os interiores, as mágoas, as raivas, as invejas, os orgulhos, as vaidades, as prepotências, os enganos,a auto-suficiência, a incredulidade, etc... E isso tudo com a poderosa verdade, nos mostrando os erros e defeitos, mas mostrando o remédio, a solução, dizem que a verdade dói, concordo, mas faço um complemento, ela dói, mas depois vem a cura, porque a verdade sempre é saudável. Não é que a verdade dói tanto, ela dói, mas o problema é que prolongam demais a mentira. Eu prefiro uma dura verdade a uma doce e meiga mentira. Falta verdade em muitas igrejas, falta verdade nas famílias, nas empresas, nos países, entre as pessoas, falta verdade. 

Existem pessoas que pensam que por serem de Deus, podem usar de artimanhas e mentiras para justificar seus erros e suas fraquezas, pensando que Deus irá entendê-las, ele pode até entender, mas jamais concordará. O melhor é falar a verdade com Deus, expor os problemas, reconhecer, humildemente e valentemente ao mesmo tempo. Ahhh! Verdade, doce verdade, libertadora, maravilhosa, convicta, impactante, poderosa, muitas vezes incoerente, muitas vezes inconvencional, eu te amo verdade!
São José Da Lapa - MG
Textos publicados: 34 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.