Palavra do leitor
- 03 de agosto de 2009
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A síndrome do pecado oculto
2 Samuel 11.26-27 e 12.1-15
O que é o pecado?
Começaremos nossa definição de pecado através da melhor ferramenta que temos: as Escrituras. A teologia do pecado no Antigo Testamento não enfatiza uma pecaminosidade global; mas sim, o pecado cometido por cada indivíduo , conforme o texto que lemos. Isto é óbvio, pois assim como a salvação é individual, o pecado também o é. No Antigo Testamento há 85 ocorrências da palavra: (awen), se referindo ao pecado. Em Isaias 10.1 e no Salmo 7.14, awen é o sofrimento causado pelo pecado; no Salmo 140.10, awen são palavras enganosas; em Jó 36.21, awen é a aflição causada pelo pecado; em Isaías 66.3, Awen é um rótulo para a idolatria. Na maioria das vezes que a palavra awen aparece na Bíblia, quase sempre se refere ao "mal", "iniquidade" ou "maldade". A palavra awen também é usada no Salmo 51.2, quando Davi confessa seu pecado ao Senhor.
Os teólogos e estudiosos da Bíblica dão pouca ou nenhuma atenção a esta palavra nas Escrituras, para definir o que seja pecado. Todavia, o estudo desta palavra deveria mais enfatizado. No Novo Testamento, a palavra mais usada para definir pecado é hamartia, que ocorre 173 vezes, e cujo sentido principal é “um pecado humano dirigido contra Deus-Uma ofensa a Deus”- Um ato individual, assim como no AT.
O pecado, portanto, pode ser definido como uma palavra, um pensamento, um ato, um desejo ou uma omissão, contrários ao plano de felicidade que Deus tem para o homem.
O texto de 2 Samuel 11.26-27 e 12.1-15 é um dos textos mais impressionantes da Bíblia: O pecado de Davi revelado pelo Profeta Natã. O local é o palácio do rei Davi, e o profeta que o aborda, é um vidente profissional, acostumado às regalias de uma vida confortável na corte. Aparentemente, o profeta Natã não teria motivos para se arriscar, para se comprometer – afinal de contas, quem desagradava ao rei, corria o risco de perder a vida. Mas ele parecia não temer tal circunstância. O texto diz que Natã é enviado pelo Senhor a Davi, para entregar-lhe uma mensagem, uma parábola. A parábola diz respeito a dois homens. O primeiro era rico e possuía muitas ovelhas e gado, o segundo possuía apenas uma cordeirinha domesticada. O homem rico recebeu um peregrino em sua casa, mas não quis alimentá-lo com a sua riqueza, e preferiu lançar mão da cordeirinha do homem pobre.
Antes que a história fosse concluída por Natã, Davi se precipita e o interrompe, sentenciando o homem rico a morte, e obrigando-o a restituir pela cordeirinha tomada, quatro vezes mais. Natã, com autoridade de um profeta profissional, mas acima de tudo, de um profeta de Deus, declara ao rei: “Tu és o homem”. Davi era rei de Israel, livre das mãos de Saul, de quem recebeu como herança riquezas, mulheres, e tudo o que ele quisesse, mas todo este poder não foi suficiente: Davi precisava de mais. Davi precisava do que não era seu, e com isto quebrou o sucessivamente o décimo, o sexto e o sétimo mandamentos; e pior, não confessou seus crimes e nem se arrependeu deles.
O Pecado oculto de Davi foi sua ruína; e é por causa deste pecado que meditaremos sobre o tema: A Síndrome do Pecado Oculto.
1. O Pecado Oculto Cega
Nos versículos 5 e 6 do texto lido, Davi sentencia o homem rico da parábola a morte e a pagar 4 vezes mais pela cordeirinha apanhada.
De que forma o pecado cega? O pecado cega através do moralismo. O moralismo é Manifestação por meio de palavras ou atos que demonstra exagerada preocupação com questões de moral e tendência para a intolerância e preconceito em relação aos outros. Davi foi moralista ao sentenciar o homem rico da parábola de Natã.
O pecado cega através do falso senso de imunidade: Davi subestimou o seu pecado, talvez, pela sua autoridade como ungido de Deus, como rei de Israel. Quando pecamos contra Deus e não confessamos os nossos pecados, nos tornamos cegos pelo moralismo e pelo falso senso de imunidade. Este é um dos grandes sintomas do pecado oculto.
2. O Pecado Oculto Provoca a Ira de Deus
Nos versículos 9-12, percebemos que a ira de Deus se ascendeu contra Davi: O Senhor chamou Davi de ganancioso, por querer mais do que tudo aquilo que ele já tinha; o Senhor prometeu que enviaria a violência sobre a casa de Davi para sempre; o adultério da própria casa de Davi o envergonharia; e os pecados da casa de Davi seriam expostos a todo o povo de Israel. Sim meus irmãos! Deus se ira!
O mesmo Deus que é amor também é fogo consumidor para com aqueles que o desobedecem e ocultam seus pecados.
3. O Pecado Oculto é Vencido pela Confissão, mas deixa Sérias Consequências: vv. 13-15.
Após a confissão de Davi, o profeta anuncia-lhe o perdão de Deus: “Não morrerás”. Ali, o pecado é vencido; mas o preço pelo seu erro foi alto: O texto de 2 Samuel 12.15-19; diz que Davi perdera seu primeiro filho, fruto de seu pecado com Batseba, mesmo diante de suas orações e jejuns.Se o pecado oculto não deixasse consequências, poderíamos pecar deliberadamente, sem o temor de pagarmos o preço pelos nossos erros. Isto conduziria a humanidade ao caos.
É preciso haver o temor (fobos), para que haja obediência.
Por que será que em apenas um mês do estabelecimento da Lei Seca, os acidentes de trânsito foram reduzidos notavelmente? O que faz com que um aluno se prepare com tanto afinco para um teste final na escola, ou na faculdade?
Com certeza é o temor das consequências.
Quem teme fica paralisado...E isto não é de todo mal!
Diante do pecado, ou corremos como José da mulher de Potifar; ou ficamos paralisados pelo temor de pecar contra um Deus que é zeloso. Deus tenha piedade de nós!
O que é o pecado?
Começaremos nossa definição de pecado através da melhor ferramenta que temos: as Escrituras. A teologia do pecado no Antigo Testamento não enfatiza uma pecaminosidade global; mas sim, o pecado cometido por cada indivíduo , conforme o texto que lemos. Isto é óbvio, pois assim como a salvação é individual, o pecado também o é. No Antigo Testamento há 85 ocorrências da palavra: (awen), se referindo ao pecado. Em Isaias 10.1 e no Salmo 7.14, awen é o sofrimento causado pelo pecado; no Salmo 140.10, awen são palavras enganosas; em Jó 36.21, awen é a aflição causada pelo pecado; em Isaías 66.3, Awen é um rótulo para a idolatria. Na maioria das vezes que a palavra awen aparece na Bíblia, quase sempre se refere ao "mal", "iniquidade" ou "maldade". A palavra awen também é usada no Salmo 51.2, quando Davi confessa seu pecado ao Senhor.
Os teólogos e estudiosos da Bíblica dão pouca ou nenhuma atenção a esta palavra nas Escrituras, para definir o que seja pecado. Todavia, o estudo desta palavra deveria mais enfatizado. No Novo Testamento, a palavra mais usada para definir pecado é hamartia, que ocorre 173 vezes, e cujo sentido principal é “um pecado humano dirigido contra Deus-Uma ofensa a Deus”- Um ato individual, assim como no AT.
O pecado, portanto, pode ser definido como uma palavra, um pensamento, um ato, um desejo ou uma omissão, contrários ao plano de felicidade que Deus tem para o homem.
O texto de 2 Samuel 11.26-27 e 12.1-15 é um dos textos mais impressionantes da Bíblia: O pecado de Davi revelado pelo Profeta Natã. O local é o palácio do rei Davi, e o profeta que o aborda, é um vidente profissional, acostumado às regalias de uma vida confortável na corte. Aparentemente, o profeta Natã não teria motivos para se arriscar, para se comprometer – afinal de contas, quem desagradava ao rei, corria o risco de perder a vida. Mas ele parecia não temer tal circunstância. O texto diz que Natã é enviado pelo Senhor a Davi, para entregar-lhe uma mensagem, uma parábola. A parábola diz respeito a dois homens. O primeiro era rico e possuía muitas ovelhas e gado, o segundo possuía apenas uma cordeirinha domesticada. O homem rico recebeu um peregrino em sua casa, mas não quis alimentá-lo com a sua riqueza, e preferiu lançar mão da cordeirinha do homem pobre.
Antes que a história fosse concluída por Natã, Davi se precipita e o interrompe, sentenciando o homem rico a morte, e obrigando-o a restituir pela cordeirinha tomada, quatro vezes mais. Natã, com autoridade de um profeta profissional, mas acima de tudo, de um profeta de Deus, declara ao rei: “Tu és o homem”. Davi era rei de Israel, livre das mãos de Saul, de quem recebeu como herança riquezas, mulheres, e tudo o que ele quisesse, mas todo este poder não foi suficiente: Davi precisava de mais. Davi precisava do que não era seu, e com isto quebrou o sucessivamente o décimo, o sexto e o sétimo mandamentos; e pior, não confessou seus crimes e nem se arrependeu deles.
O Pecado oculto de Davi foi sua ruína; e é por causa deste pecado que meditaremos sobre o tema: A Síndrome do Pecado Oculto.
1. O Pecado Oculto Cega
Nos versículos 5 e 6 do texto lido, Davi sentencia o homem rico da parábola a morte e a pagar 4 vezes mais pela cordeirinha apanhada.
De que forma o pecado cega? O pecado cega através do moralismo. O moralismo é Manifestação por meio de palavras ou atos que demonstra exagerada preocupação com questões de moral e tendência para a intolerância e preconceito em relação aos outros. Davi foi moralista ao sentenciar o homem rico da parábola de Natã.
O pecado cega através do falso senso de imunidade: Davi subestimou o seu pecado, talvez, pela sua autoridade como ungido de Deus, como rei de Israel. Quando pecamos contra Deus e não confessamos os nossos pecados, nos tornamos cegos pelo moralismo e pelo falso senso de imunidade. Este é um dos grandes sintomas do pecado oculto.
2. O Pecado Oculto Provoca a Ira de Deus
Nos versículos 9-12, percebemos que a ira de Deus se ascendeu contra Davi: O Senhor chamou Davi de ganancioso, por querer mais do que tudo aquilo que ele já tinha; o Senhor prometeu que enviaria a violência sobre a casa de Davi para sempre; o adultério da própria casa de Davi o envergonharia; e os pecados da casa de Davi seriam expostos a todo o povo de Israel. Sim meus irmãos! Deus se ira!
O mesmo Deus que é amor também é fogo consumidor para com aqueles que o desobedecem e ocultam seus pecados.
3. O Pecado Oculto é Vencido pela Confissão, mas deixa Sérias Consequências: vv. 13-15.
Após a confissão de Davi, o profeta anuncia-lhe o perdão de Deus: “Não morrerás”. Ali, o pecado é vencido; mas o preço pelo seu erro foi alto: O texto de 2 Samuel 12.15-19; diz que Davi perdera seu primeiro filho, fruto de seu pecado com Batseba, mesmo diante de suas orações e jejuns.Se o pecado oculto não deixasse consequências, poderíamos pecar deliberadamente, sem o temor de pagarmos o preço pelos nossos erros. Isto conduziria a humanidade ao caos.
É preciso haver o temor (fobos), para que haja obediência.
Por que será que em apenas um mês do estabelecimento da Lei Seca, os acidentes de trânsito foram reduzidos notavelmente? O que faz com que um aluno se prepare com tanto afinco para um teste final na escola, ou na faculdade?
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