Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A raridade é a essência do tesouro

“No mundo evangélico, cada tendência tem seus senões, e é importante fazer corretivos. Só que ninguém quer admitir seus equívocos. Há muito orgulho, empáfia. A primeira coisa que qualquer denominação cristã deveria fazer é reconhecer que sua doutrina tem equívocos e lacunas.

Hoje o princípio "sola scriptura" foi esquecido no meio evangélico, a leitura através de óculos doutrinários não permite que ela fale por si mesma. Ela só fala aquilo que os constrangimentos impostos pela leitura dogmática permitem que ela fale.”. Ricardo Q. Gouvea

Fundamentalmente acredito como Ricardo Gouvea. Existe uma leitura tendenciosa da Bíblia. Mas talvez o problema vá além da hermenêutica.

O evangelicalismo (não só o Fundamentalismo) comete um grande erro em achar que A verdade seja conceitual e não uma pessoa; e assim ele, o conceito verdadeiro, é o que libertará.

Algumas verdades conceituais podem até libertar, outras podem aprisionar. Liberdade perfeita só na Verdade pessoal da pessoa do Cristo.

Achando que a verdade que liberta é meramente conceitual, evangélicos se empenham em elaborar e transmitir conceitos - uma outra "loucura" da pregação.

Na modernidade pensava-se que era possível catalogar tudo, até a espiritualidade. A pós-modernidade mostrou-nos que catálogos terminam na lata de lixo.

A própria Bíblia irá testificar que Jesus veio em carne, e isso assume um significado mais que conceitual. Pois aqueles homens, como a epístola de João irá ressaltar tocaram, viram e ouviram Jesus. Eles passaram por uma experiência sensitiva com o Verbo encarnado. É o que a academia chamará de empirismo.

A própria Bíblia é quem enfatizará a necessidade do empirismo na construção da fé religiosa.

Tenho meditado intensamente sobre esse tema, pois a Bíblia é um tesouro incalculável. Mas Deus se revela de outras formas preciosas. Quando o evangelicalismo fecha a revelação divina à Bíblia – àquilo que está escrito - ele mata e anula a própria Bíblia, e leva junto o Deus encarnado.

A fé que vem pelo ouvir, diz respeito a ouvir Deus, e não necessária ou exclusivamente a um livro, uma Bíblia. A palavra de Deus é bem maior. Ouvir conceitos teóricos podem produzir conhecimento e até sabedoria, mas jamais fé, pois a fé sem obras é morta - fé precisa de prática.

Ouvir Deus, um Deus vivo que tem boca e fala, implica em experiência prática (não necessariamente de obediência), mas de fé, de credibilidade. Quando ouvimos e acreditamos, e conhecemos o Espírito que nos fala, somos libertos por esse Espírito - que é a Verdade.

"Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho."

A Boa Nova só é boa e nova pois ela é maior que um conceito. O evangelho é mais experiência viva a ser vivida e compartilhada, do que teorias faladas. Ele é um olhar, um gesto, e não uma fórmula mágica a ser decorada e repetida.
Fürth - EX
Textos publicados: 291 [ver]
Site: http://teologia-livre.blogspot.de/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.