Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A narrativa dos anos dourados

Existe um novo gênero literário entre os evangélicos, desculpe "evangeliCAIS" brasileiros, já que precisam de outro termo para se separarem do povão que jaz em profunda ignorância. Nessa narrativa os neo-pentecostais (na maioria das vezes o uso do termo neo aqui significa apenas que o narrador não sabe muita coisa de quem ele está falando apenas que não gosta deles) estragaram o movimento evangélico.

Antigamente ser crente era ser sinônimo de ser honesto, trabalhador um modelo para a sociedade, o tipo de pessoa que qualquer descrente contrataria para trabalhar na sua empresa, mas jamais convidaria para uma festa. Nas igrejas os pianos tocavam melodias em perfeita harmonia para os crentes cantarem hinos com letras doutrinariamente ortodoxas antes de sentarem para ouvir um belo sermão expositivo.

Existe uma certa verdade nessa narrativa, mas os anos dourados não eram tão dourados assim. Eram também anos em que enquanto a tortura rolava solta nos porões da ditadura, os líderes eclesiais competiam entre si para ver quem concedia mais apoio aos generais. Eram anos em que qualquer preocupação social fazia do indivíduo ou comunista, ou espírita ou os dois juntos. Qualquer expressão cultural brasileira era rejeitada, e qualquer movimento corporal fazia você correr perigo de ser condenado à parte do inferno reservada aos adúlteros e lascívios. Os protestante históricos consideravam os pentecostais hereges e até mesmo possuídos pelo demônio, e os pentecostais negavam que os históricos tivessem recebido o Espírito Santo.

Sim, existem muitos problemas hoje e escândalos, e o nosso crescimento numérico nos causa problemas. Mas ao focar nos líderes famosos, nas igrejas que estão presentes na mídia, ignoramos muito que está acontecendo. Para cada pastor que ganha um salário exorbitante, dezenas exercem empregos seculares para financiar a sua paixão ministerial. Para cada charlatão, dezenas que passam a noite em oração.

Os "evangelicais" gostam de suas citações de Calvino, Lutero, e etc... Mas foi Lutero quem disse que o cristão é ao mesmo tempo Santo e pecador, a igreja composta de santos pecadores, tanto na Era dourada que nunca foi, como na atual era corrompida.

Vendo algumas notícias, confesso ter vergonha às vezes de ser evangélico, mas partir para um saudosismo...vai ver se eu estou com aquele monte de brasileiro, neo-pentecostais incluídos, querendo ser missionário na China.
Londres - XX
Textos publicados: 3 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.