Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A mulher, ontem e hoje

Sou do tempo em que as mulheres usavam saias ou vestidos, e não calças compridas como vemos hoje.

Naquele tempo, além da questão da aparência, dificilmente também se via uma mulher fumando, bebendo ou falando palavrões.

Elas eram mais discretas, poucas usavam brincos ou pinturas, e até falavam menos do que os homens.

O comportamente, tanto dos homens quanto das mulheres, era muito diferente do que se vê hoje. As mulheres se faziam respeitar mais e por isto eram muito mais respeitadas.

Elas não bebiam bebida alcoólica e raramente fraquentavam bares. Se por acaso uma mulher precisasse entrar em um bar, os homens faziam silêncio, respeitando a presença feminina naquele local até então considerado impróprio para mulheres.

A mulher representava não só a beleza e o recato, como também era reverenciada por onde passava.

Até as músicas retratavam uma mulher quase divina, musa inspiradora de tantos poetas...

Naquele tempo, a mulher se vestia com mais pudor, simplicidade e decência, e isto a elevava como a mais sublime das criaturas. Hoje, prefiro nem comentar este detalhe.

Na verdade, a mulher era mais respeitada, porque se dava mais ao respeito e se valorizava mais. Hoje o desrespeito é igualmente de ambos os lados, ou seja, tanto do homem quanto da mulher.

Não sei por que tudo mudou tanto. Talvez seja pela evolução, o avanço da tecnologia, a chegada da televisão com os seus programas e suas novelas tão liberais, a internet e tantas outras invenções. Quanta mudança!

Hoje, eu me pergunto: será que naquele tempo era melhor, igual ou pior do que hoje? Eu, pessoalmente prefiro a mulher mais dinâmica, mais prendada e mais atualizada como vemos hoje, mas, por outro lado, lamento muito a falta de respeito que existe hoje em todas as camadas sociais.

Sou do século passado (nasci na década de 50) e de lá para cá as mudanças foram brutais. Apesar de todas essas mudanças ocorridas, a mulher continua sendo a mais sublime de todas as criaturas de Deus.

É uma pena que a mulher, em geral, não se dê o valor e o respeito que, a meu ver, ela merece. É necessário e até urgente refletirmos sobre isto.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.