Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A mulher não foi feita para brigar

É um sentimento de tristeza, impotência e decepção. Pelo menos esta é a impressão que tenho quando vejo duas ou mais mulheres se engalfinhando seja num bar, numa rua, numa praça ou na porta de alguma escola.

Drummond escreveu certa vez: "Moça bonita foi feita para namorar. /Soldado barbudo foi feito para brigar. /Só eu não brigo. /Só eu não namoro". Mulheres brigando é uma cena triste, patética e inesquecível.

Sou do tempo em que ser romântico era uma coisa muito natural. O homem procurava agradar a mulher com mimos, carinhos, flores e algumas frases feitas, geralmente nada originais. Década de 70, e lá se foram mais de 30 anos! Bom observador que sempre fui, analisava as mulheres discretamente e via nelas algo tão sublime que até me perdia nos gestos e nas palavras procurando uma forma melhor de agradá-las.

Daí surgiu a necessidade de escrever poemas para agradar as mulheres. Percebi então que elas têm um "fraco" por poesia. Embora nem sempre conseguisse agradar as mulheres tão exigentes da época, até pelo meu excesso de timidêz, continuei escrevendo por décadas, inspirado e bafejado por minhas musas que sempre me apareciam diariamente e principalmente em sonhos.

Já naqueles tempos as mulheres brigavam. E como acontece até hoje, geralmente por nada ou por causa de alguma fofoca espalhada na vizinhança. Brigas, "barracos", são ingredientes que nunca combinam com a beleza, a expressão e a leveza das mulheres. Aliás, eu nunca entendi porque o ser humano briga. Nós temos o poder da palavra, a possibilidade do entendimento, a sensibilidade aguçada e a capacidade de conhecer, compreender e aceitar as diferenças. Resumindo: conversando podemos sempre nos entender e chegar a um acordo sem a necessidade de brigas, altercações e violência.

Sempre quando penso numa mulher me vem à mente uma cena de carinho, um verso uma flor... Eu sei que não é bem assim no dia a dia, na correria, mas eu gosto de sonhar com esse cenário delicado, suave e perfumado. Vinicius de Moraes certamente foi o poeta que mais escreveu sobre e para as mulheres. Também é dele o famoso verso: "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Com esse verso, Vinicius acabou criando uma polêmica que existe até hoje. Foi, digamos, um momento de fraqueza na vida do "poetinha" que tanto cantou em prosa e versos a mulher amada, com seus lindos sonetos e seus poemas arrebatadores.

Por tudo que foi exposto acima, repito: a mulher não foi feita para brigar. A mulher foi para amar e ser amada, beijar e ser beijada. Certamente muita gente, democraticamente, discorda de mim, mas convenhamos, duas ou mais mulheres brigando é uma cena tão triste e deplorável que a gente geralmente nunca esquece. Afinal, como escreveu Drummond: "Moça bonita foi feita para namorar. /Soldado barbudo foi feito para brigar. /Só eu não brigo. /Só eu não namoro". (Carlos Drummond de Andrade). Mulheres brigando, se descabelando é uma cena triste, patética e inesquecível.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.