Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A Máscara da Liderança Cristã Pós-Moderna

O ano foi aproximadamente 586 A. C., o reino era o de Judá, o rei era Zedequias, terceiro filho do piedoso Josias, décimo primeiro rei de Judá e o profeta era Jeremias. Judá estava acuado, pois os babilônios os haviam sitiados. Zedequias o rei, confiava aos seus súditos as decisões da corte; enquanto ele, o rei, tentava sem sucesso acalmar o povo. Mas o que havia na corte? Força política para livrar o povo das mãos de Nabucidosor? Não! A corte estava recheada de ciúmes, invejas, contendas, ódio, bajulação, corrupção e o desejo de matar Jeremias, o profeta. Um deles falou: ‘este homem tem que morrer’, ele está desencorajando povo!

Nesse ínterim, surge a ideias de se livrarem do homem de Deus jogando-o em uma cisterna suja e imunda. Com Jeremias fora do jogo, teriam a oportunidade de continuar enganando o povo com falsos discursos. O rei sem força política, de governo inseguro, permite a decisão tomada na corte, pois tudo ali, funcionava por concessões, somente Jeremias tentava pela verdade garantir ao povo segurança, proteção e vida. Quer construir inimigos? Diga a verdade, e a verdade vai fazer você sofrer. Exatamente que ocorreu com o profeta, falava a verdade e o povo queriam o matá-lo.

Mas Deus, jamais é pego de surpresa. Ele tinha subsídio, para livrar o seu servo. Ebede Meleque. Um estrangeiro, etíope, servo do rei. Ficou informado do ocorrido com o profeta, procurou ajuda-lo, indo a rei em busca de ajuda para um justo que estava em aperto. E conseguiu! Pare, ouça, ‘Alguém precisa de ajuda’! O que podes fazer de bom? Ou vais permitir que o grito do salmista continue ecoando pelos quatro cantos da terra? Olho para os lado e não vejo ninguém que me ajude.Não há ninguém para me proteger, não há ninguém que cuide de mim.Ó SENHOR, eu grito pedindo a tua ajuda.Ó Deus, tu és o meu protetor,és tudo o que desejo nesta vida.Escuta o meu grito pedindo socorro,pois estou caindo no desespero.Salva-me dos meus inimigos. Estamos dispostos a ajudar alguém? Estamos dispostos permiti o fluir do amor de Deus em favor dos aflitos? Certa vez, Jesus foi questionado a respeito do maior mandamento e a questão de nosso próximo; Ele respostou dizendo que o maior mandamento, é amar a Deus sobre todas às coisas. O segundo, o próximo como a si mesmo. E quanto o meu próximo, ele contou uma história a respeito de um viajante. Certo homem descia de Jerusalém (é tão perigoso quando se desce de Jerusalém). As estradas daqueles dias oferecia poucas seguranças (hoje também). O moço caiu nas mão de criminosos. Foi brutalmente espancado, espoliado, seu corpo ensangüentado, machucado e as feridas cobertas pela poeira, ficou estendido naquela estrada deserta; não havia socorro naquele lugar estranho. Mas subitamente desce pelo mesmo caminho um sacerdote, (um homem do balcão da crendice popular, líder espiritual), só que ele não demonstrou nem um tipo de compaixão pelo próximo, nem olhou, passou de longe, não tinha remédio. Desce pelo mesmo lugar um levita, (o ministrante de louvor); esse também não tinha nada para oferecer e passa por longe. Este episódio contado por Jesus é uma radiografia das lideranças cristã de hoje. Jesus conclui dizendo que passava um samaritano (ele não descia, passava). Com certeza foi movido de íntima compaixão, acudiu o pobre moribundo, tratou suas feridas, colocou-o em sua montaria e o conduziu a um lugar seguro. Que exemplo de compaixão! A mesma que comoveu um estrangeiro a cuidar de alguém injustiçado. O que temos feito? Lindos discursos hermeneuticamente homileticamente bem elaborados? Levantar grandes ofertas com o pretexto de fazer missão? Pouco a pouco o nome de Deus vai sumindo da mente do povo, Hoje, o certo, é inculcar nas pessoas a boa imagem do pastor, dos megas eventos, os grandes cantores, aliás, esses só cantam para engordar suas contas bancárias. Essa é nova onda de enganar, surrupiar os desavisados, fazer tudo para manter os crentes no analfabetismo espiritual, só ensinam o que na verdade vira lucro pra essa liderança cristã perversa que se instalou no Brasil. Usam o nome de Deus pra tirar vantagens. Mas compaixão e misericórdia, nada meu chapa; é só papo furado, e máscara da hipocrisia.

Mas ainda tem alguma coisa boa nessa lixeira. Os lixólogos falam que muitas coisas boas podem ser encontradas nos lixões. Que os Ebede Meleques que vivem no anonimato, se levantem para socorrer aos que precisam de ajuda. O MUNDO GRITA POR MISERICÓRDIA. HÁ ALGUM EBEDE MELEQUE OU UM BOM SAMARITANO POR AI? OUÇAM-ME! ESCUTEM-ME!
São José De Ribamar - MA
Textos publicados: 80 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.