Palavra do leitor
- 04 de janeiro de 2014
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Artigo publicado em resposta a fala-falaz x EFEITO-EFICAZ...
A lógica de Deus, em meio às ilógicas.
Davi foi ungido-a-rei, há cerca de um ano, mas está enfrentando cousas ilógicas, e terá que ficar mais ou menos 4 anos esperando. Mas, ele, no seu 6º, dos 25 Salmos, mostra a lógica de Deus, que supera a ilógica dos homens.
1- “Abertura”:
§ Nesse ano de 1029, Davi corre perigo e foge, e Jônatas, filho do rei em queda que não quer deixar o trono, aconselha ao poeta a não se arriscar (1 Sm 19.1-3). Nisso, surge o Salmo em tela. E, logo, depois vê-se o comportamento dúbio de Saul em relação a Davi (1 Sm 19.9-11).
§ Guthrie, no Nuevo Comentario Bíblico, coloca o versículo 1a como a abertura, mais exatamente que “[...] O salmo se abre com uma afirmação de fé” (página 347 / coluna 2).
§ Sobretudo, “[...] A visão do Deus entronizado é um grande fator estabilizador da vida” (coluna 1). Mais que abertura do Salmo, tal deve ser a abertura do servo de Deus. – Devemos nos posicionar, assim.
2- “Apertura”:
§ Vimos que a abertura foi em meio à apertura... mas-MAIS, devemos verificar que Guthrie entende que do versículo 1b ao 3 é o argumento da oposição. E digo que a posição e oposição não se casam, às vezes, mas, caçam-se. A abertura do servo de Deus leva o não-servo a reagir. Mas, veremos que a reação desse ao servo de Deus, leve este a reagir à reação.
§ No vers. 1b, Davi reage à reação dos não-servos de Deus, que lhe perguntam; dissemos, noutras palavras, que o servo de Deus não fica parado, mas, reage à reação dos outros. No v. 2, Davi explica o que os não-servos de Deus falam com ele. No 3, o rei ainda sem trono continua explicando o que os não-servos lhe falam perguntando.
§ Na reação do que não segue e não serve a Deus, que pode, num primeiro momento, parecer um aperto, isso aperta, alerta e acerta o seguidor-servidor de Deus. – Devemos ter essa reação em meio às reações. E deve ser reação da reação, não só no tempo, mas, no valor.
3- “Acertura”:
§ Isso, como vimos, alerta, aperta e acerta o servo de Deus. Guthrie vê dos versículos 4 a 6 a replica da fé.
§ No v. 4a e b, o salmista fala onde Deus está e o que Ele tem. No v. 4c, Davi fala que Deus está atento às obras dos homens. No 5a, mostra que Deus põe à prova todas essas obras. No 5b, vê-se o que vem para quem ama a violência. No v. 6, mostra-se a conseqüência para o não-servo de Deus. E o v. 7 mostra o que o Senhor é e faz, e, que os Seus servos contemplarão isso.
§ Ainda Guthrie tem o último versículo como o “veredicto da afirmação original” (p. 347 / coluna 1). Davi acerta-se, mais e mais, com Deus, e desafia aos outros homens para que o façam. Segundo o enciclopedista Dr. Champlin, no seu comentário versículo por versículo, nesse Salmo 11 “o tema principal é o clamor pedindo justiça contra os opressores” (volume 4, p. 2090). Daí, a Bíblia de Estudos de Genebra mostra que o cálice de bênção de Deus (Sl 23.5), como o de ira, deverá ser sorvido, até as escórias. – será a parte do seu cálice! – sua cota/porção na distribuição!!! Jamieson, no Comentário Bíblico Exegético, lembra que o cálice “é figura comum do favor de Deus, como também de sua ira”, citando, além do Sl 23.5, o 16.5, e, Mt 20.22,23. (página 444 / coluna 2). Pena que o tempo não nos permite ver esses cálices e esses batismos (estes sendo para o servo!...), mas a suma de tudo é que Deus é Soberano, Ele manda e desmanda!!! A abertura e a apertura levam ao que estamos chamando “acertura”, pois Deus nos alerta e aperta, e, sobretudo, acerta-nos. – Devemos buscar crescer nessa convicção.
Vimos que a lógica, mais que abertura, e argumento da oposição e réplica da fé, e o “veredicto da afirmação original”, é o servo de Deus mostrando posição, reação e convicção. Que, neste mundo de ilógicas, busquemos, pratiquemos e publiquemos essa Lógica.
(Tripas/tri-Paz - 383).
1- “Abertura”:
§ Nesse ano de 1029, Davi corre perigo e foge, e Jônatas, filho do rei em queda que não quer deixar o trono, aconselha ao poeta a não se arriscar (1 Sm 19.1-3). Nisso, surge o Salmo em tela. E, logo, depois vê-se o comportamento dúbio de Saul em relação a Davi (1 Sm 19.9-11).
§ Guthrie, no Nuevo Comentario Bíblico, coloca o versículo 1a como a abertura, mais exatamente que “[...] O salmo se abre com uma afirmação de fé” (página 347 / coluna 2).
§ Sobretudo, “[...] A visão do Deus entronizado é um grande fator estabilizador da vida” (coluna 1). Mais que abertura do Salmo, tal deve ser a abertura do servo de Deus. – Devemos nos posicionar, assim.
2- “Apertura”:
§ Vimos que a abertura foi em meio à apertura... mas-MAIS, devemos verificar que Guthrie entende que do versículo 1b ao 3 é o argumento da oposição. E digo que a posição e oposição não se casam, às vezes, mas, caçam-se. A abertura do servo de Deus leva o não-servo a reagir. Mas, veremos que a reação desse ao servo de Deus, leve este a reagir à reação.
§ No vers. 1b, Davi reage à reação dos não-servos de Deus, que lhe perguntam; dissemos, noutras palavras, que o servo de Deus não fica parado, mas, reage à reação dos outros. No v. 2, Davi explica o que os não-servos de Deus falam com ele. No 3, o rei ainda sem trono continua explicando o que os não-servos lhe falam perguntando.
§ Na reação do que não segue e não serve a Deus, que pode, num primeiro momento, parecer um aperto, isso aperta, alerta e acerta o seguidor-servidor de Deus. – Devemos ter essa reação em meio às reações. E deve ser reação da reação, não só no tempo, mas, no valor.
3- “Acertura”:
§ Isso, como vimos, alerta, aperta e acerta o servo de Deus. Guthrie vê dos versículos 4 a 6 a replica da fé.
§ No v. 4a e b, o salmista fala onde Deus está e o que Ele tem. No v. 4c, Davi fala que Deus está atento às obras dos homens. No 5a, mostra que Deus põe à prova todas essas obras. No 5b, vê-se o que vem para quem ama a violência. No v. 6, mostra-se a conseqüência para o não-servo de Deus. E o v. 7 mostra o que o Senhor é e faz, e, que os Seus servos contemplarão isso.
§ Ainda Guthrie tem o último versículo como o “veredicto da afirmação original” (p. 347 / coluna 1). Davi acerta-se, mais e mais, com Deus, e desafia aos outros homens para que o façam. Segundo o enciclopedista Dr. Champlin, no seu comentário versículo por versículo, nesse Salmo 11 “o tema principal é o clamor pedindo justiça contra os opressores” (volume 4, p. 2090). Daí, a Bíblia de Estudos de Genebra mostra que o cálice de bênção de Deus (Sl 23.5), como o de ira, deverá ser sorvido, até as escórias. – será a parte do seu cálice! – sua cota/porção na distribuição!!! Jamieson, no Comentário Bíblico Exegético, lembra que o cálice “é figura comum do favor de Deus, como também de sua ira”, citando, além do Sl 23.5, o 16.5, e, Mt 20.22,23. (página 444 / coluna 2). Pena que o tempo não nos permite ver esses cálices e esses batismos (estes sendo para o servo!...), mas a suma de tudo é que Deus é Soberano, Ele manda e desmanda!!! A abertura e a apertura levam ao que estamos chamando “acertura”, pois Deus nos alerta e aperta, e, sobretudo, acerta-nos. – Devemos buscar crescer nessa convicção.
Vimos que a lógica, mais que abertura, e argumento da oposição e réplica da fé, e o “veredicto da afirmação original”, é o servo de Deus mostrando posição, reação e convicção. Que, neste mundo de ilógicas, busquemos, pratiquemos e publiquemos essa Lógica.
(Tripas/tri-Paz - 383).
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- A lógica de Deus parece ilógica?, por Celso de Medeiros Costa em 15/02/2014 às 03:09:17
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