Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A Lei da Liberdade

"Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser
julgados pela lei da liberdade." — Tiago 2: 12.

Em Gênesis, quando fala que Deus criou o homem "à sua imagem e semelhança", eu entendo que uma das principais características quanto a isso seja a liberdade, vinda do seu poder de consciência e independência de escolher e tomar decisões. Algo fantástico, mas, por outro lado, temeroso e de grande responsabilidade. Você é grato pela sua liberdade de escolha, seu livre arbítrio? Você tem consciência que em cada palavra, ação ou pensamento há uma consequência, um retorno, tanto nesta vida, imediato, quanto no grande juízo, na eternidade? Como você tem usado a Lei da Liberdade?

Tiago, em sua epístola, entre outras coisas, levanta um parecer sobre coadunarmos nossos atos de acordo com nossa fala, nossa fé, para não sermos hipócritas: "Falai de tal maneira e de tal maneira procedei..." E é neste contexto que se fala do julgamento pela Lei da Liberdade. A priori sua fala diz respeito aos irmãos. Nós, cristãos, apesar de termos Cristo como Senhor, vivemos em liberdade de vida, de escolhas, não somos robôs. Mas é o preço da maturidade: liberdade gera responsabilidade; e quem tem responsabilidade tem prestação de contas. Todos, um dia, vamos prestar contas individualmente de nossas palavras, atos e pensamentos.

Paulo, em Romanos 1, fala que os homens são indesculpáveis porque a glória de Deus se revela desde a fundação do mundo pelas coisas que foram criadas. A natureza revela o Criador. Deus dá todas as condições e sustentação para que vivamos em plena consciência para tomarmos a decisão de agradá-lo e fazer o que é correto. Pelo menos buscar socorro nele. Não só a natureza, mas Palavra revelada, Israel, Jesus Cristo, o próprio Filho de Deus encarnado, sua principal revelação, sua igreja e tantos outros sinais nos são um alerta que Ele existe e é galardoador dos que o buscam, mas que também é um justo e severo juiz de todos. Você está atento a isto? Como responde a tudo isso? Não há meio termo, "ficar em cima do muro". Nossas atitudes falam se o amamos ou se o rejeitamos.

Na Lei da Liberdade, Satanás praticou o primeiro pecado, o da soberba e foi banido. Ele também influenciou Adão e Eva para o início do mal na terra. Mas, também na sua liberdade, Abraão resolveu obedecer e deu início a uma grande nação, que foi testemunho para o mundo, Israel. Jesus, o maior exemplo de liberdade e obediência, foi fiel até o fim, e fim de cruz. Também pela livre escolha, muitos discípulos deram suas vidas em testemunho da verdade. Até hoje, homens e mulheres, velhos e jovens, de todas as nações, escolhem o caminho de Cristo, mesmo com dano, mas serão recompensados com a vida eterna e a glória da presença do Pai.

É costumeiro ouvir que quando o patrão se ausenta os empregados ficam soltos e coisas estranhas acontecem. Pelos olhos do dono não estarem presentes, há mais liberdade (poder) e os funcionários mostram suas faces. Deus, neste presente tempo está "ausente", por um propósito maior.

"O poder revela" é uma máxima verdadeira e relevante. Dê poder a alguém e este se revelará, será conhecido o seu interior. Há poder na Lei da Liberdade, e há necessidade de ela existir, senão seríamos meros animais irracionais. Por isso, tenha temor e tremor diante desta verdade. Saiba usar sua liberdade. Quanto maior a liberdade, maior a responsabilidade. Muitos querem liberdade, mas rejeitam a responsabilidade que a pressupõe. Esses são aqueles que costumeiramente tentam transferir responsabilidade. O bom caráter não teme juízo nem o prejuízo.

"Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado." — Mateus 12: 36.
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 89 [ver]
Site: http://albanisioribeiro.blogspot.com.br/

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.