Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A igreja é o corpo com que Deus anda na Terra – II

Primeiro foi Israel, depois em Cristo, e agora através da igreja. Deus anda na terra.
De forma coerente com os propósitos de Deus a igreja existe. Se não podemos definir quais os propósitos eternos de Deus, podemos ao menos identificar, na igreja, a tríade orientadora de seu curso natural que interagem entre si: Ela, simultaneamente, edifica o homem, proclama o evangelho e glorifica a Deus.

A Bíblia é a carta da igreja; é a sua ata de fundação; e uma ata bem feita, trazendo explicitamente seu fundador, Jesus Cristo e a razão da igreja existir.

A universalidade da bíblia dá à Igreja a propriedade aferidora da convivência em seu contexto. Em sua dinâmica a identidade da vida cristã é autenticada. Isso é possível pela via do relacionamento que Deus propõe no AT (Decálogo) com desdobramento intenso na vida da igreja refletindo diretamente na relação – Deus, o homem e o outro. Isso é igreja. Igreja não sou eu; somos nós existindo neste padrão. É isso que legitima a igreja: coerência com a sua ata (bíblia), a Palavra. É por esta razão que é comparada a um corpo sendo Cristo “a cabeça”, por conseguinte, o corpo que Deus anda na terra.

Sendo assim, qualquer juízo de valor que façamos da igreja não pode ser generalizado. Por maior que seja a indignação do juiz é preciso considerar, se não... Se inconsciente, será advindo da ausência de discernimento; conhecimento de seu ideal, do proposto pela qual Deus a nomeou (Jesus Cristo é Deus). Se consciente, será fruto de uma contraposição insana, insensata e irresponsável.

O amor de Cristo por sua igreja no leva a refletir... Permanecer se envolvendo, comprometer-se, prosseguir, sofrer, guardar, pregar, viver... Nada menos que isso, “em tempo e fora de tempo” (acredito mesmo que às vezes estamos nesse “fora de tempo”)
Se a igreja é mesmo o corpo com que Deus anda na terra, então é compreensível a dor.

A bíblia diz que Cristo ama sua igreja.

Ah, estava esquecendo: A igreja é uma instituição sim, e bem organizada tal qual é o seu Deus, o Deus da Bíblia.
Campo Gande - MS
Textos publicados: 60 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.