Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A harpa eólica

Texto de Marcos 10.35-45

O período de término de ano proporciona-me reduzir as marchas da vida cotidiana e degustar novidades da literatura. A mais recente se refere a obra Calvinismo para uma era Secular, de Abraham Kuyper, com uma abordagem fecunda para uma sólida ponderação sobre a cosmovisão cristã, a partir de uma perspectiva reformada calvinista. Anota-se, pude extrair dessa obra, o exemplo de como viver uma realidade, segundo a soberania de Deus, em Jesus Cristo, como se fossemos uma harpa eólica.

Presumidamente, o autor se vale da analogia de um instrumento musical, a qual era posto num local apropriado e com o advento do vento, pudesse ser alcançado um efeito musical. Nessa linha de raciocínio, qual o nosso papel, como cristãos, senão manter as cordas da harpa em condições de ao soprar do Espírito de Deus, possamos ser um meio para o propagar de uma melodia de reconciliação, de renovação, de restauração e de derrubada de todas as formas de opressões sobre o ser humano? Ora, estamos ao apagar da luzes de 2022, as cortinas já são mexidas para o encerrar de um ciclo de muitos dissabores e inquietações.

De observar, particularmente, durante estes derradeiros quatro anos, até chegar, aqui, percebo estarmos num estado, como se estivéssemos nos desfazendo, dentro dos preceitos da fé cristã, da verdade, do conhecimento sério e sincero. Cada vez mais, como partícipes da igreja do Deus-ser humano Jesus Cristo, somos confrontados com a toxicidade e os malefícios das ideologias presentes na pós-modernidade, com a ênfase sobre as impressões e não a realidade como ela é. Em meio a todas as essas constatações, o vento da esperança ativa e não passiva, criativa e não alienadora, participativa e não indiferente quer prosseguir a soprar e influenciar, a impactar e inspirar todas as dimensões da vida humana. Isto implica a compreensão de cada centímetro, de cada partícula, de cada fagulha, de cada entrelinha (seja na família, na sala de aula, no comércio, na política, na economia, na arte, na dança, na sexualidade, no entretenimento, no cinema, na literatura, na música, na ciência, na sua vida, na minha vida, na nossa vida, nas raças, nas etnias, nos povos e por ai vai) serem abraçados e alcançados para um propósito de renovação, transformação, restauração e reconciliação não somente, tanto do todo quanto de cada parte.

Salienta-se, não se manter nas fronteiras da minha vida, do meu querer, dos meus interesses, da minha salvação, porque se estende, vai além, transcende e reconhece todas as dimensões diante do Deus Ser Humano Jesus Cristo. Destarte, a harpa eólica (a alusão de como Cristo tem vivido em nós) passa e perpassa pela Soberania voltada a reintegrar todas as manifestações por onde a vida ocorre. Em outras palavras, há a inclusão de todos os espectros, os aspectos, os fenômenos da vida política, econômica, científica, familiar e etc. Grosso modo, a cosmovisão dentro de um vetor reformado calvinista se dirige a um englobar de todas as faces e subfaces, de todas as ramificações e subramificações da vida humana, como escopo da Soberania e da Tutela do Deus Ser Humano Jesus Cristo. Sem sombra de dúvida, como isso se torna condição inegociável, quando olhamos para um período de esvaziamento, de desfazimento, de fatiamento, de despedaçamento, de uma perda hemorrágica dessa interconexão e interligação feita sobre a Cruz do Ressurrecto.

Dou mais uma pinçada, a harpa eólica em movimento, mediante o fluir copioso do Espírito de Deus, pode ser cotejado ou comparado ao fermento na massa do pão, fermenta tudo. Se declaro e se declaramos que cremos em Deus, Pai, Todo – Poderoso, Criador do céu e da terra, respondo haver a Soberania e a Tutela do Deus Ser Humano Jesus Cristo sobre todas as questões da vida e sua importância em tudo. É bem verdade, para viver os atributos dessa glorificação a Deus, em todas as esferas, as dimensões, os espaços não podemos prescindir da bíblia como regra e regramento de uma fé vivificadora, energizante, inconformada e comprometida. Ao fazer isso, a igreja exerce o Senhorio de Cristo em todas páginas da história humana, prelude a veracidade do retorno Daquele que Tudo Precede e testifica a amplitude, a profundidade, a intensidade e criatividade desse amor, dessa soberania e dessa tutela por cada vida humana.

Por isso, somos semelhantes a harpa eólica e que depende do Espírito Vivificador do Deus Ser Humano Jesus Cristo e, por conseguinte, gerar sentido, destino e motivo. Pontua-se, a importância por cada centímetro, por cada quadrado, por cada espaço, por cada linha (e como tenho dito, cada cristão deve viver essa realidade). Se assim não o for, limitar-nos-emos aos discursos, com prazo de validade, de um humanismo sem condição de libertar holisticamente o ser humano. Ademais, podemos nos lançar para ser uma harpa eólica, impelida pelo Espírito Vivificador e que sopre, em cada um de nós, a salvação em todas as esferas da vida humana.
São Paulo - SP
Textos publicados: 374 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.