Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A glória deste novo templo será maior do que a do antigo

Tinha o profeta Ageu ideia do que estava escrevendo, não estaria vendo apenas as circunstâncias do momento e possivelmente, de um futuro não muito longo? Poderia ele compreender naquele instante a proporção e a dimensão da profecia, e que ela viajaria anos subsequentes e chegaria ao Terceiro Milênio da nossa era? Comenta-se muito e varias são a interpretação dada ao assunto. Mas que casa e glória são essa? É provável que a minha linha de raciocínio mexa com a cabeça de muita gente. Não quero ser dogmático e nem espiritualizar o assunto, mas será posível vê-lo por outro ângulo?

Segundo as Escrituras, o único local de adoração ordenado por Deus a ser construído, foi o Tabernáculo. Todo de madeira especial coberta de metais especiais, ouro, prata etc. Era desmontável, portanto, móvel. Moisés foi orientado sobre toda a sua construção e os seus móveis: Altar do Sacrifício (onde eram imolados os animais), a pia de bronze para água (onde o sacerdote se banhava após a realização dos sacrifícios), o Átrio que formavam os elementos externos, e outros móveis interno (que na simbologia bíblica, tem seus significados). Após o desaparecimento do Tabernáculo, surgiu a necessidade de um lugar de adoração.

Coube ao rei Davi, viver esta necessidade (Sl 132. 3 - 7), mas Deus falou: [...] Você construirá uma casa para eu morar? (2 Sam 7:5). Na verdade foi Salomão que construiu o templo e o dedicou ao Senhor (2 Cr 7.).Após o Tabernáculo foram erigidos três templos:
O primeiro templo foi construído por Salomão, no monte Moriá. A Sheknah de Jeová encheu aquela casa no dia de sua dedicação ao Senhor. Mas sabemos, que este lugar de adoração a Deus sofreu saques, profanações até ser destruído: Foi saqueado por Sisaque, [...] ‘Sisaque, rei do Egito, atacou Jerusalém’; levou as peças de metais mais importante(1Rs 14:25, 26). Os estragos provocado por Sisaque, foram reparados por Joás (2 Rs 12. 5.); e purificado por Ezequias (2 Cr 29. 3 – 35). Novamente foi profanado, agora por Manasses (2Rs 21.4); mas o seu neto o piedoso rei Josias, o restaurou e, anos mais tarde, os babilônios o reduziram às cinzas, em 587 (2 Rs 25.).

O segundo templo foi construído por Zorobabel, com o auxilio dos profetas Zacarias e Ageu, pelo decreto de Ciro e Dario. Uma grande parte dos primitivos vasos do templo foi restaurado, mas não havia ali a Arca, entende-se que ela tenha desaparecido com destruição do primeiro templo. O lugar Santo dos santos ficou vazio de tudo que era visível, ocupado apenas pela presença do Deus invisível. Entendo que a glória da segunda casa não era esse templo, pois durou aproximadamente 500 anos, sendo conquistado no ano 67 a.C. pelos romanos. Não entendo o porquê de alguns, se referirem a este templo, como tendo uma glória maior, até porque a palavra glória não aparece no texto.

O terceiro Templo foi construído por Herodes o Grande, este foi mais grandioso que o que foi construído por Salomão e Zorobabel. Foi esse templo que Jesus Cristo conheceu, foi consagrado e ensinou. Mas no ano 70 A.D. foi reduzido a cinzas pelo general Tito. Atualmente a Mesquita de Omar ocupa este lugar. Ezequiel fala de um majestoso templo, seria ele que profeta se referia?

A nossa indagação é: que segundo templo é este que o profeta se referiu? Deus sempre quis habitar com a criatura que Ele mesmo construiu o (primeiro templo), Adão. Mas Adão pecou, desabou, perdeu a glória o brilho! O pecado é o elemento deformador na criatura humana. Cristo, porem, é o segundo Adão, a própria Glória e restaurador da imagem de Deus. Deus não habita em templo feito por mãos; são gasto hoje milhões de dólares nos megas, suntuosos, ricos em beleza, majestosos e confortáveis templos; construídos de pedras, tijolos, areia, ferro, cimento, madeira só para dá status aos líderes denominacionais e engordar o ego, está escrito: ‘não ficará pedra sobre [...]. Cristo restaurou a casa que foi arruinada pelo pecado, fazendo nela a sua habitação. Somos, portanto, o segundo templo transformados e reedificados por Cristo para a morada de Deus em espírito (1 Co 3.).

No principio da minha fé cristã, fazia muitas especulações a respeito da morada de Deus. Comecei um diálogo com certos personagens bíblico a respeito do endereço de Deus. Perguntei a Adão: - Pai Adão pode dizer-me o endereço de Deus? – Todos os dias Ele vem a mim, converso com Ele, mas na verdade não sei o seu endereço – respondeu ele. Então fui até Noé e perguntei: - e você pai Noé, sabe me dizer o endereço de Deus? – Nas reuniões que esteve comigo, falamos muitas coisas, e me ordenou a construir um grande barco, mas nada falou sobre o seu endereço – disse Noé. Ai viajei até a Abraão – Pai Abraão podes dizer-me o endereço de Deus? – Ele sempre está presente nos sacrifícios que dedico a ele, mas nunca falou sobre o seu endereço – respondeu o patriarca. Perguntei a outros grandes personagens, mas não obtive nem uma resposta. Então resolvi consultar ao grande teólogo, Paulo. – Dr. Paulo, podes indicar o endereço de...
São José De Ribamar - MA
Textos publicados: 80 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.